quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Crash - No Limite

Dia 26 de janeiro, às 18:00h o Cine Renovo Jovem apresenta o filme: Crash - No Limite. Tema: Preconceito

O roubo de um carro de luxo provoca o encontro de pessoas das mais variadas classes sociais e origens étnicas em Los Angeles, demonstrando o preconceito que existe em nossa sociedade. Este é o segundo filme dirigido por Paul Haggis, que havia sido indicado ao Oscar em 2004 pelo roteiro de "Menina de Ouro", Haggis reuniu um elenco de peso Com Sandra Bullock, Don Cheadle, Thandie Newton, Ryan Phillippe, Matt Dillon e Brendan Fraser. O filme foi vencedor de 3 Oscars em 2006 (Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição).

Jean Cabot (Sandra Bullock) é rica e mimada, esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha

O Preconceito nada mais é do que um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, etc. Em outras palavras, agir com preconceito é fazer acepção de pessoas.

Em nossa estada terrena vivemos situações das mais diversas possíveis. E a todo instante temos que estar atento, pois teremos que tomar alguma decisão que pode mudar o rumo da nossa vida. No entanto, sempre tomamos nossas decisões com base em nossas convicções, conhecimento prévio e acabamos caindo no laço do preconceito.

O Apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas diz: “não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” No filme vemos pessoas comuns, como eu e você e suas decisões muitas vezes baseadas em seus preconceitos, e o que acontece é que muitas vezes somos vítimas dos nossos próprios conceitos. Sendo assim como podemos confiar em nosso irmão se tememos a nós mesmos?

Os personagens do filme nos enganam, pois à primeira vista fazemos acepção de pessoas boas e ruins e no final do filmes vemos o quanto nos enganamos no pré-julgamento dos personagens do filme. O ser humano é extremamente contraditório. Não podemos julgar ninguém e Jesus falou claramente: “Não julgueis, para que não sejais julgados”

Os próprios apóstolos de Jesus Cristo fizeram acepção de pessoas, e Tiago quando percebeu que este comportamento não estava de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, escreveu em sua carta no capítulo 2 dizendo “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais? Porventura, não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redargüidos pela lei como transgressores.”

Que possamos refletir vendo este filme e mudar nossa atitude para com o próximo, afinal Jesus nos ensinou a amar o próximo como a si mesmo, e se assim não fizermos, pecamos contra o Pai. Muitos paralíticos, coxos, cegos, leprosos foram discriminados por todos, mas amados e curados pelo filho de Deus. Que possamos demonstrar o amor de Jesus a todos, sem preconceito.

Um comentário:

  1. esse filme é muito irado só que existe muito preconceito,q é a realidade dos nossos dias!
    Que a paz do Senhor esteja com todos1

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar