quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Diamante de Sangue

Num mês onde realizamos um culto de missões, nada como ver na prática como é a vida num país que carece de obra missionária, Serra Leoa. O islamismo é predominante em 60% da população, o cristianismo abrange 30% e 10% professam religiões indígenas africanas.

A constituição de Serra Leoa provê liberdade religiosa e o governo generalizadamente defende este direito e não tolera o abuso do mesmo. Ao contrário de muitos países africanos, a mistura étnica e religiosa raramente causa conflitos tribais ou religiosos. Se você quer ser um missionário(a), Serra Leoa é uma boa pedida...

Para termos uma idéia, em 2007 Serra Leoa apresentou o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - 0,336 - e a maior taxa de mortalidade infantil do mundo (161 por mil crianças nascidas vivas).

A história de Diamante de Sangue se passa no final da década de 90 mostrando a guerra civil que assolou o país, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Logo vemos uma tropa da FUR invadindo uma aldeia da etnia Mende, e o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é capturado e separado de sua família, que consegue fugir. Sentimos a violência desses rebeldes em cenas de tirar o fôlego. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é forçado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates e o esconde em um pedaço de pano e o enterra.

Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon seja preso. Ao chegar na cadeia, tem contato com Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos às grandes corporações. Danny ouve o líder da FUR acusar Solomon de ter escondido um diamante e se interessa pela história.
Vivemos num mundo onde as pessoas amam o dinheiro, e fazem de tudo para possuir riquezas, esquecendo das palavras de Jesus em Mateus 6: 19 e 20 (Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.). Quando Danny paga um suborno para sair da prisão, paga também um montante para libertar Solomon. Lá fora, Danny propõe um trato: que ele lhe mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny e não quer fazer nenhum acordo, porém, acaba aceitando, afinal sua maior riqueza é sua família.

Jennifer Connelly como a jornalista Maddy Bowen traz beleza feminina ao filme, ela está em Serra Leoa para escrever uma matéria sobre a violência que envolve a mineração de diamantes e, ao conhecer Danny, acaba se envolvendo na história, passando a ser crucial para o destino dos personagens principais.

O roteiro do filme é primoroso e possui frases fortes, ditas sempre na hora certa. O elenco é competente e está sensacional, conseguindo retratar o sentimento dos personagens com veracidade.

A bíblia fala em Provérbios 1:19 (Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.) O roteiro do filme confirma esta verdade... Paulo escreveu em I Timóteo 3:9 para conservarmos o mistério da fé com a consciência limpa. E não há nada melhor do que não ter peso na consciência. Refletimos ao longo dos 138 minutos de filme sobre dor, ganância, alegria, alívio, e o peso na consciência. É impossível não ficar com um nó na garganta em certos momentos do filme.

4 comentários:

  1. Não vi o filme, mas sei q é legal!
    Me empresta depois né, Ro???
    rsrsrs²

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vi o filme e achei bastante informativo sobre a situação da exploração de diamantes e a guerrilha em Serra Leoa. O mais triste foi constatar que a situação era suportada e incentivada por empresas em países desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  3. sem duvida é uns dos melhores filmes que ja assisti recomendo para todos .
    muito informativo

    recomendo para ainda quem nãi viu ,assistir

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar