terça-feira, 14 de abril de 2009

AULA 10: Rebelião x Obediência


Rebelião é o ato que acontece quando desobedecemos as normas que foram constituídas.

O pecado de rebeldia teve origem no céu, o que fez Deus? Expulsou o rebelde de sua casa.

Tomemos muito cuidado com este pecado, pois Deus não suporta rebeldia. Isaías 30:1 diz “Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado!”


A Bíblia diz em 1 Samuel 15:23 – “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”


- Contristando o Espírito Santo – Isaías 63:10 diz “Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.”


O Espírito Santo agente consolador se entristece muito quando se depara com esta atitude no meio do povo de Deus. Veja só, o povo não estava satisfeito e começaram a murmurar. Não é assim que acontece muitas vezes conosco, murmuramos dos hinos, da oração, da manifestação de Deus, falamos do pastor, formamos grupinhos; Será que o Espírito Santo gosta disto? Não, o Espírito Santo se entristece com os atos de rebeldia.


- Ocultando a rebeldia – Oséias 7:14 diz “Não clamam a mim de coração, mas dão uivos nas suas camas; para o trigo e para o vinho se ajuntam, mas contra mim se rebelam.”


Muitos têm sido hipócritas só para ocultarem este pecado, vejam só o que este texto nos diz. Deus está falando de um povo que é mal agradecido. Todo aquele povo fazia o que bem entendia, mentiam, enganavam, e o pior, tinham violência em suas línguas . Muitos têm ocultado este pecado pensando assim que Deus não vê nada. Quando clamam a Deus escondem sua rebeldia dentro de seus corações. Vamos olhar sempre para Jesus, pois ele tem muito para nos oferecer.


- A rebeldia causa humilhação – Salmos 107:11,12 diz “por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo, de modo que lhes abateu com trabalhos o coração — caíram, e não houve quem os socorresse.”


Este texto nos fala de um povo ingrato, que tiveram todo tipo de bondade vinda da parte do Senhor. Pois bem o que fizeram, começaram a murmurar por todos os cantos. O que Deus fez, deixou eles tropeçarem, este tropeço causou-lhe muita humilhação. Cuidado crente, todo rebelde um dia será humilhado.


- Evitando a rebeldia – Deuteronômio 28:1-13; e 1 Samuel 12:14 diz “Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o SENHOR, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será.”


O que fazer quando estou preste a rebeldia. Paremos e refletimos e oramos ao Senhor, que certamente evitaremos este pecado que tem usado muitos na casa de Deus . Deus sempre vai agir em prol daqueles que fogem da rebeldia. Vamos juntos fugir do pecado da rebeldia.


Nos dias atuais, o que mais tem acontecido nas igrejas é o pecado da rebeldia. Parece até que Deus gosta do rebelde. Amados na casa do Senhor é o Espírito Santo quem nos convence. Note bem, a rebeldia pode nos excluir da casa de Deus. Tomemos cuidados pois a rebeldia é de procedência maligna. Deus rejeita todos os rebeldes. Salmo 5:10 diz “Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios planos. Rejeita-os por causa de suas muitas transgressões, pois se rebelaram contra ti.”


A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.


Obedecer a requisitos e proibições realiza-se por meio de conseqüentes ações apropriadas ou omissões. Obedecer implica, em diverso grau, a subordinação da vontade a uma autoridade, o acatamento de uma instrução, o cumprimento de um pedido o a abstenção de algo que é proibido.


A figura da autoridade que merece obediência pode ser: uma pessoa, uma comunidade, uma idéia convincente, uma doutrina, uma ideologia e, em grau superior, a própria consciência e, para os crentes, Deus.


O melhor que podemos fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A Bíblia diz em Deuteronômio 30:15-16 “Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.”


Deuteronômio 10:12-13 “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?”


Que têm que ver umas com as outras a lei, a graça e a obediência? A Bíblia diz em Romanos 5:20 “Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.”


A obediência pode livrar-nos de doenças. A Bíblia diz em Êxodo 15:26 “dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.”


A obediência é a chave para uma vida de sucesso. A Bíblia diz em Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”


Seremos avaliados em termos da nossa obediência aos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:19 “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”


A obediência é um dos resultados de amar a Deus. A Bíblia diz em João 14:15, 23 “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”


O Espírito Santo só será dado àqueles que obedecem a Deus. A Bíblia diz em Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”


Jesus obedeceu ao Seu Pai dando-nos um exemplo de como devemos obedecer ao Senhor. A Bíblia diz em Hebreus 5:8-9 “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.”


Deus aconselha-nos que obedeçamos às leis do nosso país. A Bíblia diz em Romanos 13:1-2 “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”


Em certas ocasiões a obediência a Deus pode requerir a desobediência aos poderes terrestres. A Bíblia diz em Atos 5:29 “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”


Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais. A Bíblia diz em Efésios 6:1-3 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”


Fontes: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=3468

http://pt.wikipedia.org/wiki/Obediência

http://www.jesusvoltara.com.br/info/obediencia.htm

2 comentários:

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar