sexta-feira, 29 de maio de 2009

AULA 16: Resiliência

Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que se verga até um certo limite sem se quebrar e depois retorna com força, lançando o atleta para o alto.

Resiliência Cristã - A forma de acabar com as crises existenciais

Constantemente encontramos pessoas estressadas, amarguradas, aborrecidas e esgotadas devido às pressões dos tempos modernos.

Razões diversas podem ser apontadas como, por exemplo, a Sociedade de Consumo, o trânsito congestionado as exigências da competição no Mercado de Trabalho, a poluição atmosférica, o achatamento salarial e tantas outras. São pessoas infelizes que infelicitam os outros.
Um dos maiores motivos da infelicidade ao nosso redor está na falta de entendimento das determinações e ordens do Senhor Jesus Cristo para toda a humanidade e em particular para os seus servos. Os discípulos de Jesus precisam entender compreender e acatar as ordens do Senhor para poderem encontrar a felicidade.

Quando nós nos preocupamos mais com o que devemos receber, do que com o que devemos pagar; com o que os outros nos devem dar do que com o que devemos dar aos outros nos tornamos amargurados e amarguramos a vida dos outros e entristecemos o Espírito Santo do Senhor que habita em nós.

O crente cheio de hiper-sensibilidade, (o que poderia ser traduzido por “não me toques” e a síndrome do “ninguém me ama ninguém me quer”), que se sente infeliz por qualquer coisa, acha que todos o estão perseguindo, ou que está sempre sendo preterida, precisando ser constantemente elogiado, colocado em evidência, que se sente sempre ameaçado, inferiorizado é por que está vivendo uma crise de identidade e precisa mudar sua postura, sua maneira de ver e sentir a vida cristã.

Um termo que está sendo usado pela psicologia moderna é RESILIÊNCIA, termo oriunda da física que significa a capacidade de certos materiais resistirem aos choques, e aplicado à psicologia, é a atitude e a postura das pessoas em resistirem às pressões e às crises, superando as dificuldades, as adversidades e os problemas.

Como aprendemos nos Salmos:

SALMO 9.1 EU te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 2 Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

SALMO 18.1 EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. 2 O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

O que você pode fazer pelos outros é mais importante do que o que os outros podem fazer por você. Você, como servo de Cristo deve se preocupar mais em dar do que receber.

Lembre-se das palavras do Senhor:- “Dai e ser-vos-á dado.” (Luc 6.38) e Filipenses 2:
1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

Portanto vamos nos preparar para servir ao Senhor e tenhamos a resiliência necessária, para vencermos todas as dificuldades e sermos servos úteis do Senhor.

Resiliência – uma resistência para os sofrimentos da vida

Como vencer as mais duras e severas crises e desafios sem perder o ânimo? Essa pergunta tem sido feita por muitas pessoas ao longo da história. Milhares de servos de Deus tem sido vitoriosos em suas lutas contra as adversidades da vida. Alguns tiveram o privilégio de terem seus nomes registrados nas páginas das Sagradas Escrituras. Hebreus 11 apresenta a galeria dos heróis da fé, que com impávido valor lutaram e alcançaram a vitória.

"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos". Hb 11.34

Qual é o segredo para resistir o dia mal? O segredo está numa palavra chamada resiliência. Mas, o que significa essa palavra?

Segundo Mara Regina, uma pesquisadora da UFRS, resiliência "é a capacidade que o ser humano tem de responder de forma positiva às demandas da vida quotidiana, apesar das adversidades que enfrenta ao longo de seu desenvolvimento".

De acordo com o psicólogo e educador George Souza Barbosa, resiliência é "um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-sócio-cultural em que as pessoas estão inseridas".

Empregando essa palavra para o contexto evangélico, podemos aplicá-la à forma como enfrentamos os desafios da vida - as lutas, perseguições e tribulações que enfrentamos. A resiliência é uma força existente dentro do ser humano. Ela pode ser desenvolvida ou esquecida.
É essa força que nos impulsiona a buscar ao Senhor, quando necessitados estamos. A resiliência impulsiona a envidar todos os esforços que temos, com a finalidade de alcançar a vitória sobre o sofrimento.

Gideão exausto, ainda achou forças para lutar. A mulher do fluxo de sangue venceu os obstáculos e tocou em Jesus. O cego Bartimeu clamou bem alto. Enfim, são muitos exemplos bíblicos de pessoas que no ponto máximo de seus sofrimentos, tiraram força da fraqueza para obterem a vitória.

Estudos de caso: Jó e Jacó

2 Equipes, cada uma lê o material extra sobre um personagem bíblico e em seguida faz a explanação, teatralização, etc.

Deus nos oferece a armadura para que possamos resistir, e o nosso dever é tão somente tomá-la e fazer o devido uso dela. Diz a Palavra de Deus: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes". Ef 6.13

Com a armadura de Deus e um pouco daquilo que podemos fazer, resistiremos as mais difíceis agruras da vida.

Algumas sugestões para você ser resiliente:

Solicitar 5 pontos de cada equipe. Primeiramente individualmente, em seguida os 5 pontos da equipe.

- Manter-se calmo quando estiver sob pressão
- Controlar os impulsos e emoções
- Manter firme a convicção de que Deus mudará as coisas
- Identificar as causas dos problemas e orar apresentando-os a Deus
- Compreender as emoções das outras pessoas
- Estar dentro da vontade de Deus, mesmo em meios aos problemas
- Estar ligado a pessoas que podem te ajudar espiritualmente

Seja resiliente. Resista às tempestades da vida sabendo que Deus é contigo e te dará a vitória. Não te dê por vencido, mas lute até o fim.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Resiliência
http://www.adcaceres.com.br/index.php?page=textos.php&cn=98&id=3310
http://www.adiberj.org/modules/smartsection/item.php?itemid=305
http://www.sel.eesc.usp.br/informatica/graduacao/material/etica/private/o_que_e_resiliencia_humana_uma_contribuicao_para_a_construcao_do_conceito.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar