quinta-feira, 28 de maio de 2009

Combate à Esclerose Múltipla

Estou sempre um dia atrasado, mas mesmo assim vale à pena postar sobre assunto tão relevante.

Ontem, dia 27 de maio foi o dia do Combate à Esclerose Múltipla, doença que atinge o sistema nervoso central e ativa o sistema imunológico contra as próprias estruturas neurológicas.

Atividades de conscientização sobre a doença ocorrerão em mais de 100 países, entre eles a Grécia, Portugal, a Índia, Itália e os Estados Unidos. O Brasil não teve nenhuma atividade programada, porém recebi o video abaixo que me tocou profundamente nesta questão.

Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), o país tem mais de 30 mil portadores da doença, sendo que apenas 5 mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.

Os sintomas da esclerose podem ser visão borrada ou dupla, fadiga, fraqueza, formigamento, dormência nos braços ou pernas, incontinência fecal ou urinária, dificuldade para falar, relatos de apatia, desatenção, euforia, choro súbito, entre outros. A doença não tem cura e o diagnóstico precoce é fundamental para controlar o mal e evitar o desenvolvimento de possíveis incapacidades físicas.

Vejam este vídeo lindo sobre o assunto em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar