sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AULA 03: Egoísmo



Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.


Já o egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.


Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.


Há controvérsia se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício moral da pessoa. A psicologia do desenvolvimento observa que a infância se caracteriza pela passagem de uma atitude naturalmente egocêntrica - em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades - para uma atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo. Naturalistas, como Richard Dawkins, postulam a base natural do egoísmo a partir da tendência dos replicadores do organismo se associarem apenas segundo o interesse de passar à próxima geração de organismos. É a hipótese do gene egoísta, ou seja, de que os mecanismos genéticos de reprodução agem com fins imediatos e egoístas.


A Bíblia diz em Marcos 8:36-37 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida?”


O egoísmo é a causa central dos problemas que há entre pessoas. A Bíblia diz em Tiago 4:3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”


O egoísmo tem remédio. A Bíblia diz em Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”


Parábolas que ilustram o egoísmo de muitos crentes – Lucas 15


Crentes egoístas são aqueles que já tem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, cantam louvam a Deus, oram, jejuam, fazem todos os sacrifícios na casa do Senhor, mas são tão egoístas, que não sentem a misericórdia pelos que estão perdidos, por falta de conhecimento da verdade - Ide e anunciai o Evangelho às almas que estão perecendo…


Diz o Senhor que é melhor obedecer do que sacrificar, tenha compaixão delas, e vai atrás procurá-las, até encontrá-las, se for preciso carregue-a no ombro, faça alguma coisa para libertá-las do pecado… Salve estas almas perdidas… Não olhe para o seu passado…perdoa-lhes o que elas tenham lhes causado… Porque se não fizerdes o que o Senhor te pede, Deus fará o mesmo para contigo.


A obra de Deus é esta! Ele não te chamou para ficar aí parado sem fazer nada não, comece hoje mesmo esta obra, começando no seu lar… E chegando em casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.


Efésios 5:15 “Portanto, seja prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”


Não seja como o filho mais velho, que murmurava por causa do ciúme (egoísmo) do irmão ser recebido com alegria pelo Pai. Porque o Pai está satisfeito contigo, e tudo que é dEle já é por direito seu também. Alegrai-vos com o Pai pelo seu irmão que arrependido voltou para a casa de Deus.


Ao invés de nos alegrarmos quando um irmão recebe uma bênção, ficamos tristes pois a nossa tão sonhada bênção ainda não chegou...


Chega de egoísmo, Deus está nos admoestando. Será que estamos ouvindo? Estaremos ouvindo se estivermos conforme Filipenses 1:27-2:4:


Nos alegrando com as vitórias e conquistas dos nossos irmãos.

* Orando pelas vitórias dos nossos irmãos.

* Incentivando e cooperando.

* Deixando de falar mal dos outros.

* Não atrapalhando.


Egoísmo traz felicidade?

O Egoísmo não traz Felicidade! Você acha que o egoísmo pode nos dar uma vida relevante, gratificante, uma vida feliz?


Veja o que a Bíblia diz sobre egoísmo:


“Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas...” Rm 2:8


“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade” Fp 2:3


“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda a espécie de males”. Tg 3:16


“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. 1 Tm 6:10


Então, por que somos egoístas?

Porque somos seres humanos. Para que possamos ter uma vida feliz, precisamos combater, diminuir e dominar o nosso egoísmo. Como podemos fazer isso? Cremos que a generosidade é o caminho.


Veja o que a Bíblia diz sobre generosidade:


“Pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir”. 1 Tm 6:18


“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Fp 2:4


“Compartilhem o que vocês têm ... pratiquem a hospitalidade”. Rm 12:13


“Há quem dê generosamente e se lhe acrescenta mais e mais. Outros retém o que deveriam dar e caem na pobreza. O generoso prosperará, quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. Pv 11:24-25


“... lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber”. At 20:35


Que tipo de vida você quer ter? Você quer uma vida com as conseqüências do egoísmo ou da generosidade? “... o que o homem semear, isso também colherá”. Gl 6:7


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egoísmo

http://www.jesusvoltara.com.br/info/egoismo.htm

http://estudosbiblicosonline.com.br/?p=51

http://ceuaberto.parabolica.com/index.php?name=News&file=article&sid=51

http://www.ganancia.com.br/index.php?id=51

sábado, 24 de janeiro de 2009

Retiro 2009

O Renovo Jovem estará, nos dias da festa da carne, Restaurando o Altar com a Igreja Cristã O Senhor é a Nossa Bandeira, do Conjunto Industrial numa pousada no Porto das Dunas, próximo ao Beach Park.

Será uma benção para aqueles que participarem...

Valor: R$ 80,00 (A SER PAGO ATÉ O DIA 10 DE FEVEREIRO)

Quebrem seus porquinhos, façam um empréstimo, peçam presente de aniversário antecipado, mas não perca esta oportunidade de mudar sua vida. Afinal, Você será transformado!

Atentem para a programação, e arrumem suas malas...!!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

AULA 02: Hipocrisia


A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.


A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.


O termo nos remete a falsidade, fingimento, ao contrário da sinceridade. É dissimular, falsear a verdade, as intenções, os sentimentos.


Pois bem! Você se acha uma pessoa hipócrita?


O que é um hipócrita?


Um hipócrita é uma pessoa que finge e exibe uma religião sem servir a Deus de coração.


Mateus 23 fala do povo que limpava o exterior da taça mas deixava o interior sujo. Eles eram como sepulcros caiados, que pareciam belos e adornados, mas por dentro estavam cheios de ossos de mortos e imundície.

Jesus disse: “Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniqüidade” (Mateus 23:28).


Há muitos religiosos hipócritas, homens que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, mas se o interior for visto, ali há pensamentos impuros e motivos impróprios. A religião hipócrita não alcança favor diante de Deus.


Por outro lado, alguns crêem que evitar a hipocrisia justifica o pecado. Eles serão abertamente irreligiosos e pecaminosos, dizendo que não são hipócritas quanto a isso, e que não vão afirmar ser o que não são. De algum modo enganam a si mesmos ao pensarem que há algum mérito especial no pecado encoberto.

Certamente, não se deve louvar alguém quando ele não tem bastante desejo de agradar a Deus para, pelo menos, servi-lo exteriormente.


É errado ser pecador por dentro enquanto se reveste de uma aparência externa de retidão. Mas não é nada melhor deixar a demonstração e ter um exterior pecaminoso também. O homem tem que limpar o interior e o exterior, tanto um como outro.


Hipocrisia e religião


Já que a prática da religião não se dá fora do contexto humano, ela tem exemplos de hipocrisia e não se pode dizer de nenhuma religião que é imune a ela.


O escândalo dos abusos sexuais na Igreja Católica Romana entre padres supostamente celibatários é um exemplo.


Durante o reino do governo teocrático Talibã (Islamismo) havia numerosas denúncias relacionadas a comportamentos hipócritas realizados pelos regentes do Talibã, ao mesmo tempo que puniam outros pelo mesmo comportamento.


No Zen Budismo, o San Francisco Zen Center forçou seu abade Zentatsu Richard Baker a se demitir nos anos 1980 devido a acusações envolvendo, entre outras coisas, comportamento hipócrita.


O Novo Testamento do Cristianismo refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15: “ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

A nossa hipocrisia não engana a Deus. A Bíblia diz em Lucas 16:15 “E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.”


A hipocrisia tem motivos duvidosos. A Bíblia diz em Mateus 6:2 “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.”


Hipocrisia é conhecer a verdade mas não obedecer - dizer que Cristo é o Senhor mas não segui-Lo.


Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia

http://www.estudosdabiblia.net/bd27.htm

http://www.jesusvoltara.com.br/info/hipocrisia.htm

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Compromisso

No último domingo, 18 de janeiro, nos consagramos a Deus pedindo para que tenhamos Compromisso com a sua obra. Louvamos a música do Regis Danese que fala sobre isso.

Compromisso -Regis Danese

Eu sei que se eu te obedecer
E se Tua voz eu ouvir,
E seus mandamentos guardar, serei

Bendito por onde eu passar
As suas bênçãos vou receber
O Teu favor vai me alcançar, eu sei

Pois eu confio nas promessas
Que Tu tens prá mim
Eu faço UM compromisso
De ser fiel a Ti, até o fim

Enche-me com Teu espírito
Derrama em mim a Tua unção
Eu vou fazer Tua vontade
Andar na Tua direção (2X)

Eu sei que serei.

Bendito por onde eu passar....

sábado, 17 de janeiro de 2009

AULA 01: Preconceito e Favoritismo


Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições ...

Favoritismo é proteção com parcialidade; preferência concedida a quem é favorito; proteção sem motivo justo.

Muitas vezes passa despercebido por nós o preconceito e o favoritismo. Este é, na verdade, um comportamento comum no sistema do mundo, onde o suborno, a bajulação, o tratamento "VIP" são a estratégia principal para obter favorecimentos pessoais daqueles que detém o poder político e econômico. Contudo, tem sido muito freqüente também na Igreja de Jesus Cristo, cristãos receberem tratamento diferenciado por parte dos irmãos.

Deus não exibe favoritismo. A Bíblia diz em Atos 10:34 “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas.”

Por que Deus condena o favoritismo? A Bíblia diz em Malaquias 2:9 “Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.”

O preconceito e o favoritismo desvalorizam as pessoas por quem Cristo morreu e mostra uma ignorância dos valores de Deus. A Bíblia diz em Tiago 2:1-4 “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido, e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?”

É perigoso e indica falta de sabedoria mostrar preconceito e favoritismo dentro de uma família. A Bíblia diz em Gênesis 37:3-4 “Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.”

I. NOSSO DEUS CONDENA ACEPÇÃO DE PESSOAS – (Tiago 2:1)

1 - O que significa fazer acepção de pessoas?
Significa beneficiar algumas pessoas sobre outras, ou dar atenção especial a pessoas por causa da sua riqueza, seu status social, sua posição de autoridade, sua popularidade, sua aparência ou sua influência.

Todos os que estão na igreja são irmãos. Todos nós éramos órfãos e todos fomos aceitos, pela misericórdia de Deus, para sermos seus filhos pela intermediação de Jesus. Dinheiro, status, influência, nada contou para obtermos tal posição, exceto a obra de Jesus por nós. A condenação é clara: os crentes, todos aqueles que verdadeiramente crêem no Senhor Jesus Cristo, o glorioso Senhor, não devem mostrar parcialidade ou favoritismo. Isto é estritamente proibido!

2. Quando fazemos acepção ou favorecemos algumas pessoas cometemos quatro erros (Tiago 2:4-7)

a) Faz de você um Juiz – A Bíblia repreende os que se fazem de juizes dos outros: "Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar" - Romanos 14.4.

b) Revela maus pensamentos - Uma pessoa que age com parcialidade tem em vista coisas terrenas e passageiras, tais como roupa, carros, casas, etc.

c) Discrimina pessoas que são amadas por Deus - Ele sofre com os que sofrem, com os que são explorados por gente poderosa, e toma a
sua defesa. Não apoiá-los é ir contra Deus.

d) Revela uma atitude indigna – "Mas vocês têm desprezado o pobre". Desprezar o pobre o desonra, o humilha e o insulta. O crente deve ter braços abertos para acolher todas as pessoas indistintamente. - Lucas 4.18,19.

3. Uma advertência contra o fazer acepção de pessoas (Tiago 2: 8-11)

a) Parcialidade é Pecado - 8,9- Ilustração: Parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.29-37. Esta lei é tão importante que Tiago refere-se a ela como: "a lei real encontrada na Escritura" ("real" aqui refere-se a realeza). Ela é real por três razões:

- O AMOR é um antídoto contra o veneno da acepção de pessoas Ela foi dada por Deus e referendada pelo seu filho Jesus, quando ele veio ao mundo. Jesus disse: "Amarás a teu próximo como a ti mesmo" - Mateus 22.39.

- O AMOR é a grande lei que abrange todas as outras leis. "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" Mateus 22.40.
Romanos 13:8-10.

- O AMOR é o grande mandamento que nos conduz à vida eterna. A questão aqui é: Amar é uma ordenança de Deus, destarte devemos obedecer. A desobediência é pecado! E o pecado gera conseqüências mortais à nossa vida.

Observação: É legítimo que você tenha graus maiores de intimidade e amizade com algumas pessoas em relação a outras. O que estamos dizendo aqui é que todos igualmente merecem ser tratados com igual honra e dignidade.

4. Existem duas coisas que nos movem a agir com amor para com todos, sem favoritismos (Tiago 2:12,13)

a) O Julgamento de Deus – Todos nós seremos julgados pelo tratamento dispensado às pessoas. Portanto, deveríamos agir com as pessoas sabendo que estaremos diante de Deus. Portanto, trate todos com bondade! Fale a todos com bondade! A bondade é fruto do Espírito! O que a pessoa tem ou é (riqueza, posição, influência) não significará nada no dia do julgamento. O que terá peso naquele dia é como eu amei e alcancei com o evangelho pessoas sem distinção ou preconceito.

Para refletir: Pode ser que, por incapacidade ou preconceito, nós estejamos discriminando os ricos e poderosos que estão perto de nós. Os ricos estão carentes de pessoas que os amem desinteressadamente, não pelo que têm, mas pelo que são!

b) Retribuição Igual – Você vai receber uma recompensa recíproca ao seu comportamento. Você será tratado exatamente como trata os outros. "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para vocês" - Mateus 7.1,2. Se mostrarmos misericórdia com as pessoas, seremos tratados com misericórdia por Deus. Se não formos misericordiosos, Ele não será misericordioso conosco. Existe apenas uma coisa que neutraliza o juízo de Deus: a misericórdia que dispensamos às pessoas. Exemplo: Mateus 18:23-35 e Mateus 5:7 .

Conclusão: Você hoje está sendo confrontado com um padrão de vida muito diferente da maioria das pessoas. Mas esta é a vontade de Deus para você. Vivendo assim Deus poderá usá-lo com eficácia para salvar pessoas e assim você estará cumprindo o propósito da sua existência. Dispensar um tratamento igualitário a todos vai contra a nossa natureza. Nosso bondoso Deus precisa operar o milagre de transformar o nosso coração preconceituoso em um coração bondoso. Peça esse milagre a Deus agora para você!

Fontes:
www.ministeriofama.org/portal/downloads/estudos-nucleo/campanha-de-tiago-quarta-semana-acepcao-de...e...-/view.html

www.jesusvoltara.com.br/info/favoritismo.htm

Sem Acepção - Paulo César Baruk

Deus não faz acepção
Deus produz a comunhão
Construção de um novo caráter
Regenera o velho coração
Dissipando toda amargura
E reina em nós Sua cura

Ele quer que sejamos felizes
Branco ou negro não faz distinção
Prova disso foi Seu sacrifício
Dando a vida, trazendo o perdão

Ele quer que sejamos felizes
Pobre ou rico não faz distinção
Prova disso foi Seu sacrifício
Dando a vida, trazendo o perdão

PICA-PAUS VENCEM A NASA

Aconteceu em junho de 95, pela 1º vez em sua história, a NASA(Agência Espacial Norte-Americana)se viu obrigada a adiar o vôo da Discovery, o ônibus espacial, por causa...nada mais, nada menos, de pica-paus que resolveram fazer seus ninhos na espuma que protege os depósitos de combustível na parte externa da nave. Os engenheiros espacial contaram 135 buracos , alguns chegavam a 12cm. Informaram que isso obriga a NASA retirar a nave da rampa de lançamento para os reparao necessários. Na tentativa de afastar os pica-paus, a NASA recorreu a espantalhos, corujas de plásticos e até sirenes.

Mais uma vez somos lembrados do valor das pequenas coisas, tanto para o bém como para o mal. Simples pica-paus perto da base de lançamento da Discovery não pareciam causar mal algum, contudo fizeram ninhos e abriram buracos que estavam colocando em risco vidas humanas e milhões de dólares. Em Cantares 2:15, somos advertidos quanto as raposinhas "Apanhai-me as as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos". Elas representam as coisas aparentemente sem importancia mas que penetram em nossas vidas, destruindo nossa comunhão com Deus. Como a NASA, que expulsou os pássaros intrusos com coisas simples: espantalhos e sirenes, assim também pode ser a solução que precisamos para vencer pequenas coisas que estão se instalando em nossas vidas e que poderão fazer estragos enormes: talvez a lembrança de que a TV tem um botão de desligar, acordar-mos um pouco mais cedo para ler a Bíblia e orar.

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios" Ef-5:15

Agradecemos a colaboração do Irmão Edson Lucas.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Preparativos para 1º Culto de Jovens 2009



O próximo culto de Jovens da Igreja Doulos já está sendo preparado, preparem-se para surpresas da parte do Senhor em nossas vidas.


Escolhemos mais 16 músicas para guiarem nossos passos em mais este evento que será um marco para esta juventude. (ver abaixo)


Estamos fechando um ciclo onde anunciamos que foi Jesus pagou O PREÇO DE UM RESGATE, quando clamamos LIBERTA-ME! Hoje termos os privilégio de estar EM TEUS BRAÇOS Deus, e podemos dizer que o Senhor está GUIANDO MEUS PASSOS.


Que Deus nos abençoe.


1. Diante de Ti – Quatro Por Um

2. Eu Vou Viver uma Virada – Toque no Altar

3. Contigo Dançar – André Valadão

4. Poder Pra Salvar – Aline Barros

5. Eu Me Rendo – Renascer Praise

6. Espírito de Vida– Diante do Trono

7. Eu Vou a África – Fernanda Brum

8. Um Chamado – Quatro Por Um

9. Dependo de Ti – Paulo César Baruk

10. Leva-me Aos Sedentos – Aline Barros

11. Até os Confins da Terra – Adoração e Adoradores

12. 40 Live – dc Talk

13. Jesus Nos Manda Ir – Clamor Pelas Nações

14. Um Clamor Por Cuba – Clamor Pelas Nações

15. É Tempo – CTMTD

16. Profetizando as Nações – Fernanda Brum

domingo, 11 de janeiro de 2009

Reunião de Consagração

Hoje tivemos nossa primeira reunião de Consagração em 2009. Foi uma benção e a nossa líder Mariana foi usada por Deus pra ministrar purificação sobre nossas mãos, e verdadeiramente Deus derramou do seu azeite em nossas mãos. Ouvimos a linda música do Paulo César Baruk, que fará parte do nosso culto Guiando Meus Passos. Segue letra da canção:

Tua Palavra - Paulo César Baruk

Como a corsa anseia por água
Por ti, exulta o meu coração
Mais que o cego deseja ver a luz
Não quero viver longe da cruz

Cuida de mim, guarda o meu coração
O meu falar, o meu agir
Guia meus pés, põe teu azeite em minhas mãos
Para servir-te como queres
Para honrar-te mais e mais(Refrão 2x)

Tua palavra é o que me fortalece
Quando é noite, quando o dia amanhece
Eu posso crer no teu amor
Faça chuva ou faça sol
Ao teu lado eu não me sinto só(Tens o melhor) [só na 2ª vez]

Cuida de mim, guarda o meu coração
O meu falar, o meu agir
Guia meus pés, põe teu azeite em minhas mãos
Para servir-te como queres
Para honrar-te mais e mais(Refrão)

Tua palavra é o que me fortalece
Quando é noite, quando o dia amanhece
Eu posso crer no teu amor
Faça chuva ou faça sol
Ao teu lado eu não me sinto só

Nas montanhas e nos vales
No oásis ou no deserto
Eu creio em ti
Senhor eu creio
O meu redentor vive (2x)
Toda a criação testemunha a vida, a vida
O meu redentor(Refrão 2x)

Tua palavra é o que me fortalece
Quando é noite, quando o dia amanhece
Eu posso crer no teu amor
Faça chuva ou faça sol
Ao teu lado eu não me sinto só
Tens o melhor pra mim [só na 2ª vez]

sábado, 10 de janeiro de 2009

Família Cristã

Hoje tivemos o privilégio de estarmos reunidos com a Família Cristã para celebrarmos o aniversário do nosso amigo e irmão David.

Conheci o David quando era criança, ele morava vizinho a minha casa, passamos vários dias da nossa infância juntos, e hoje me emocionei bastante com algumas palavras e declarações de algumas pessoas nesta festa/celebração/culto inesquecível.

Apesar do atraso, que serviu para ficarmos jogando conversa fora, iniciamos louvando ao Senhor dando a Ele a glória, em seguida pedimos para Deus Fazer um milagre em nós. Tudo corria normalmente, até que vim as lágrimas com declarações de amor em público do David para pessoas tão queridas como a minha vizinha Salete.

Continuamos louvando e após uma breve reflexão do irmão Edson, o irmão Luciano foi convidado para ministrar Meu Mestre do Lázaro, e mais uma emoção ao ouvirmos que no passado, o Luciano havia sido padrinho (num batismo católico) do David, e hoje eram irmãos em Cristo.



Como foi bom estar uma comemoração de aniversário tão simples, porém tão agradável. Quem ali esteve não se arrependeu, foi um momento muito abençoado na presença do Senhor. Senti nostalgia ao ouvir uma irmã fazendo uma surpresa ao David narando sua história de vida, e lembrei de momentos inesquecíveis que fiz parte da vida dele brincado com o Jhonny, o Defo e o Ia..
A festa continuou com muitos louvores, participações especiais até que o pastor do David homenageou pessoas que ele conhecia de longa data e que estavam ali presente naquela linda festa. Leu um salmo nos incitando a vivermos em família e chorou como uma criança me levando mais uma vez às lágrimas... É eu sei, eu sou chorão...

Pra terminar em pizza, ainda tivemos um jantar maravilhoso com arroz, creme de galinha e salgadinhos. Comi dois pratos e dividi o da Leniza com a Mariana... Fui pra casa com muita alegria no meu coração e aqui estou compartilhando este momento com vocês...

Que Deus nos abençoe!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Guiando Meus Passos























Em Fevereiro o Renovo Jovem estará organizando mais um culto
de Jovens,
com o tema Guiando Meus Passos, e o versículo abaixo:

Dirige os meus passos nos teus caminhos,
para que as minhas pegadas não vacilem.
(Salmos 17:5)

As músicas para o evento já foram escolhidas, são elas:

1. Meus Pés - Resgate

2. Alegria – André Valadão

3. Guia-me Sempre – Heloisa Rosa

4. Tua Palavra – Paulo César Baruk

5. Quebrantado – Vineyard Music

6. Meus Passos – Oficina G3

7. Se Andarmos na Luz – Heloisa Rosa

8. Se a Tua Voz Ouvir – Min. Apascentar

9. Faça Um Milagre Em Mim – Regis Danese

10. Só Há Um Deus – Metal Nobre

11. Filho de Verdade – Chris Duran

12. Corro Pra Você – Kleber Lucas

13. Lindo Jesus – Heloisa Rosa

14. Ingratidão – Oficina G3


Em breve postaremos as letras de algumas delas. Louve ao Senhor!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Crash - No Limite

Dia 26 de janeiro, às 18:00h o Cine Renovo Jovem apresenta o filme: Crash - No Limite. Tema: Preconceito

O roubo de um carro de luxo provoca o encontro de pessoas das mais variadas classes sociais e origens étnicas em Los Angeles, demonstrando o preconceito que existe em nossa sociedade. Este é o segundo filme dirigido por Paul Haggis, que havia sido indicado ao Oscar em 2004 pelo roteiro de "Menina de Ouro", Haggis reuniu um elenco de peso Com Sandra Bullock, Don Cheadle, Thandie Newton, Ryan Phillippe, Matt Dillon e Brendan Fraser. O filme foi vencedor de 3 Oscars em 2006 (Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição).

Jean Cabot (Sandra Bullock) é rica e mimada, esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha

O Preconceito nada mais é do que um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, etc. Em outras palavras, agir com preconceito é fazer acepção de pessoas.

Em nossa estada terrena vivemos situações das mais diversas possíveis. E a todo instante temos que estar atento, pois teremos que tomar alguma decisão que pode mudar o rumo da nossa vida. No entanto, sempre tomamos nossas decisões com base em nossas convicções, conhecimento prévio e acabamos caindo no laço do preconceito.

O Apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas diz: “não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” No filme vemos pessoas comuns, como eu e você e suas decisões muitas vezes baseadas em seus preconceitos, e o que acontece é que muitas vezes somos vítimas dos nossos próprios conceitos. Sendo assim como podemos confiar em nosso irmão se tememos a nós mesmos?

Os personagens do filme nos enganam, pois à primeira vista fazemos acepção de pessoas boas e ruins e no final do filmes vemos o quanto nos enganamos no pré-julgamento dos personagens do filme. O ser humano é extremamente contraditório. Não podemos julgar ninguém e Jesus falou claramente: “Não julgueis, para que não sejais julgados”

Os próprios apóstolos de Jesus Cristo fizeram acepção de pessoas, e Tiago quando percebeu que este comportamento não estava de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, escreveu em sua carta no capítulo 2 dizendo “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta, e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado, porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais? Porventura, não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redargüidos pela lei como transgressores.”

Que possamos refletir vendo este filme e mudar nossa atitude para com o próximo, afinal Jesus nos ensinou a amar o próximo como a si mesmo, e se assim não fizermos, pecamos contra o Pai. Muitos paralíticos, coxos, cegos, leprosos foram discriminados por todos, mas amados e curados pelo filho de Deus. Que possamos demonstrar o amor de Jesus a todos, sem preconceito.

André Valadão em Fortaleza

Dia 31 de janeiro estará em Fortaleza/CE o cantor André Valadão, para encerrar as férias em grande estilo.

Local: Arena Show. O Renovo Jovem irá conferir.

O cantor parte para uma nova fase em sua carreira com o início da parceria com a gravadora Graça Music. André Valadão estará gravando seu primeiro projeto com a nova gravadora diretamente das areias da Praia da Costa em Vila Velha/ES, para um público estimado de 100 mil pessoas. O projeto André Valadão no Jesus Vida Verão será lançado em CD e DVD ainda no primeiro semestre de 2009.

O Livre-arbítrio

Você já ouviu, alguma vez, falar de Livre-arbítrio? Livre-arbítrio quer dizer livre escolha, livre opção. Em todas as situações da vida, sempre temos duas ou mais possibilidades para escolher. E a cada momento a vida nos exige decisão. Sempre temos que optar entre uma ou outra atitude. Desde que abrimos os olhos, pela manhã, estamos optando entre uma atitude ou outra. Quando alguém o ofende, você pode escolher entre revidar, calar-se ou oferecer o tratamento oposto. A decisão sempre é sua. O que vale ressaltar é que todas as ações terão uma reação correspondente, como conseqüência. E essa reação é de nossa total responsabilidade. E isso deve ser ensinado aos filhos desde cedo.
Tudo na vida está sujeito à lei de causa e efeito, para uma ação positiva, um efeito positivo, para uma ação infeliz, o resultado correspondente. Se você chega no trabalho bem humorado, alegre, radiante, e encontra seu colega de mau humor, você pode decidir entre sintonizar na faixa dele ou fazer com que ele sintonize na sua. Você tem ainda outra possibilidade e escolha: ficar na sua. Todavia, da sua escolha dependerá o resto do dia. E os resultados lhe pertencem.
Jesus ensinou que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Pois bem, nós estamos semeando e colhendo o tempo todo. Se semeamos sementes de flores, colheremos flores, se plantarmos espinheiros, colheremos espinhos. Não há outra saída. Mas o que importa, mesmo, é saber que a opção é nossa. Somos livres para escolher, antes de semear. Aí é que está a justiça Divina. Mesmo as semeaduras que demoram bastante tempo para germinar, um dia darão seus frutos. São aqueles atos praticados no anonimato, na surdina, que aparentemente ficam impunes. Um dia, eles aparecerão e reclamarão colheita. Igualmente os atos de renúncia, de tolerância, de benevolência, que tantas vezes parecem não dar resultados, um dia florescerão e darão bons frutos e perfume. É só deixar nas mãos do jardineiro Divino, a quem chamamos de Criador. É assim que vamos construindo nossa felicidade ou a nossa desdita, de acordo com nossa livre escolha, com o nosso livre-arbítrio.

O que é o Renovo Blog?

É uma ferramenta do Renovo Jovem (Ministério de Jovens da Igreja Doulos) de disponibilizar informações de seus eventos, reuniões, aulas e demais atividades. Esperamos assim divulgar mais o nosso grupo e ser uma bênção na vida daqueles que acessarem o nosso blog.

[UPDATE]

Começou sendo uma ferramenta do Renovo Jovem (Ministério de Jovens da Igreja Doulos) de disponibilizar informações de seus eventos, reuniões, aulas e demais atividades. Bem como divulgar notícias do meio cristão, shows, filmes, livros, etc. Acabou se tornando o blog pessoal do Ronald Luis, este que vos escreve. Espero através deste blog, divulgar mais acerca de mim mesmo, do grupo de jovens da igreja, do evangelho de Cristo, enfim, dos meus acontecimentos. Espero ser uma bênção na vida daqueles que acessarem este blog.

Compartilhar