sexta-feira, 20 de abril de 2012

Filme: Um Estranho no Ninho

Na noite do dia 20 de abril de 2012, estive no Centro Cultural da Caixa, no Rio de Janeiro, vendo ao filme 'Um Estranho no Ninho', dentro da programação 'A Arte de Milos Forman'.



O filme de 1975, que ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Nicholson), Melhor Atriz (Fletcher) e Melhor Roteiro conta a estória de McMurphy (Jack Nicholson), um criminoso admitido num manicômio. Ele logo se depara com um universo em que o individuo é constantemente coagido a confirmar sua imagem de louco pelas autoridades que dele deveriam cuidar – autoridades estas representadas, sobretudo, pela enfermeira Ratched (Louise Fletcher). Um Estranho no Ninho é a revolta de Murphy na sua busca de afirmação e sua tentativa de mostrar aos outros membros do manicômio que a vida é maior que o confinamento que recebiam. A cena em que ele leva os loucos para pescar é fenomenal.

Certamente este é o mais popular dos filmes de Milos Forman, e aquele que ajudou a estabelecer sua carreira americana. Vale destacar que o hoje notório elenco de apoio (Brad Dourif, Danny DeVito, Christopher Lloyd) teve sua carreira lançada pelo filme. É interessante notar, ainda, que o romance homônimo de Ken Kesey era, até então, conhecido sobretudo por antecipar, em 1962, a imagem que mais tarde seria estabelecida como os “anos 60”. Havia, à época do lançamento, grande curiosidade sobre uma adaptação do livro, durante a ressaca do pós Vietnã/Watergate. Um Estranho no Ninho foi um sucesso considerável á época, levando aos cinemas americanos um público incomum para um filme voltado exclusivamente para adultos (até hoje, ajustado pela inflação, seria uma das dez maiores bilheterias americanas de um filme censura 16 anos).

O filme lançou a carreira de Saul Zaentz, que viria a se especializar em co-produções internacionais de enorme sucesso e voltaria a trabalhar com Forman em Amadeus e Sombras de Goya. O outro produtor do filme era um certo Michael Douglas, até então mais conhecido por ser filho de Kirk Douglas e astro de série de TV. Para mim, foi um prazer ter a oportunidade de ver este filme no cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar