segunda-feira, 28 de maio de 2012

Gilberto Gil no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Na noite do dia 28 de maio de 2012, tive o privilégio de estando no Rio de Janeiro, acompanhar o espetáculo 'Gil Sinfônico: Concerto de cordas e máquinas de ritmos' no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que fez parte da Série MPB & Jazz, que junta o melhor da música popular com o melhor da música erudita. O resultado é fenomenal!

Estava acompanhado do amigo Glaydstone. Ao chegarmos ao Rio na tarde do dia 28 de maio, nos dirigimos para o theatro e pegamos os ingressos que havíamos adquirido pela Internet desde o dia 15 de maio. Fomos no hotel, tomamos um banho, jantamos e fomos ao Theatro.

Foto: Juliana Rezende


Me senti muito bem em meio a elite carioca. Estavam presente muitos famosos como Cissa Guimarães Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Fernanda Torres e Patrícia Pillar estiveram no espetáculo. Estar no municipal é bom demais. O local é lindo e possui uma grandeza imponente. Pegamos o roteiro do show e fomos nos acomodar em nossa minúscula poltrona na galeria do Theatro. Com todos os ingressos vendidos antecipadamente, o local estava lotado.



Além da banda do Gilberto Gil composta pelo filho Bem Gil (violao), Nicolas Krassik (violino), Gustavo di Dalva (percussão, com arranjos na bateria, pandeiro, tamborim, berimbau e outros instrumentos), Eduardo Manso (responsável pelos efeitos eletrônicos) e Jaques Morelenbaum (violoncelo). A apresentação contou com a participação da orquestra sinfônica da Petrobras, que teve a regência de Carlos Prazeres e em alguns momentos, do Jaques Morelenbaum.

A noite celebrava também os 70 anos de idade do Gilberto Gil, que acontece dia 26 de junho, então a festa era completa. Assim, Gil se mostrava emocionado em alguns momentos e deveras empolgado em outros. A canção 'Máquina de Ritmo' abriu o show, em seguida vieram canções antigas e novas de modo alternado.

Antes de cantar 'Futurível', Gil citou que fizera esta canção quando se encontrava preso na cela de uma cadeia... citando inclusive Caetano. Em sua fala Gil disse: “Esta é uma canção antiga que eu fiz quando eu estive preso na cadeia com Caetano. Um dia na prisão o sargento Juarez me perguntou: ‘Você quer um violão?’. ‘É possível?’, perguntei. No dia seguinte me trouxe um violão que ele tinha. Com esse violão, eu fiz quatro músicas, uma delas é Futurível”

O repertório contou ainda com canções de: Caymmi 'Saudade da Bahia', Jobim 'Outra Vez', Gonzaga 'Juazeiro' e Hendrix 'Up from the Skies'. Algumas músicas eram acompanhadas pela orquestra, já em 'Não tenho medo da morte' Gil fez um solo impecável, com o ritmo feito pelas mãos num batuque sobre o violão, cantando praticamente à capela. Em 'Lamento Sertanejo', um fez um belíssimo dueto com Morelenbaum. Para mim, o melhor momento do show, foi ouvir a belíssima canção 'Estrela'.


Gil encerrou o show com a instrumental 'Um Abraço no João', inspirada em 'Um Abraço no Bonfá', de João Gilberto.Por conta da gravação, Gil voltou ao palco e repetiu 'Domingo no Parque' e 'Estrela'. 

Confesso que não gostava tanto das músicas do Gil, mas me preparando para o show, que inclusive foi gravado pelo cineasta Andrucha Waddington e será lançado em DVD. Certamente ele estará em breve na minha estante. No final do espetáculo, achei que os R$ 11,50 pago pelo ingresso foi pouco, pois valeu muito à pena cada momento vivido nesta noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar