quarta-feira, 30 de maio de 2012

Premiação e Homenagens Cinefoot

Na noite do dia 29 de maio de 2012, estive no Espaço Itaú de Cinema, o Artplex Botafogo para a cerimônia de premiação do Cinefoot - Festival de cinema de futebol.

O encerramento estava previsto para as 21h, mas como haviam alguns convidados ilustres, tiveram que esperar se os mesmos viriam ou não, para só então liberarem os ingressos para o grande público que aguardava pacientemente na fila.

A sala estava abarrotada. Eu fui ficando pelas escadas, pois não havia mais poltronas disponíveis. O primeiro homenageado da noite foi o Goytacaz, clube carioca que completa 100 anos em 2012. O clube alvianil foi representado pelo presidente Jomar Garcia, pelo vice-presidente de Comunicação e Marketing Márcio Rocha e pelo ator Tonico pereira, representando a torcida do Goytacaz, já que o artista é reconhecidamente um dos maiores divulgadores da marca Goytacaz F.C..



Posteriormente, foi a vez de homenagear Nelson Rodrigues e o centenário do Fla-Flu. O jornalista Nelson Rodrigues Filho que recebeu as homenagens para o seu pai e destacou a importância do confronto para o futebol brasileiro. dizendo: – O Fla-Flu, para mim, é o maior clássico do mundo. O velho dizia que o Fla-Flu nasceu quarenta minutos antes do nada. Nenhum clássico tem essa definição. O velho conseguia ver no confronto entre os dois times a rivalidade e a paixão do torcedor pelo futebol concentradas. Ele descobriu como isso mexe com a alma do brasileiro – contou.

O Fluminense foi representado na solenidade pelos vice-presidentes de Relações Institucionais, Alexey Dantas, e de Marketing, Idel Halfen. Os dois, ao lado de Mauro Chaves, diretor de Responsabilidade Social e do Museu do Flamengo, Mauro Chaves, receberam a placa comemorativa aos 100 anos do Fla-Flu. Que prestou os seguintes agradecimentos:– Quero agradecer o CINEFoot pela iniciativa e lembrar que, neste ano, além do centenário do Fla-Flu e de Nelson Rodrigues, completaremos 60 anos da conquista da Copa Rio, o nosso Campeonato Mundial. Por isso, temos que comemorar muito. O Fluminense e o Flamengo precisam fazer esforços em conjunto para que esse momento gere frutos para os clubes e torcidas – disse Alexey Dantas.


Em seguida, Oscar Maron Filho foi homenageado pelo seu trabalho no cinema futebolístico. E a filha dele com a atriz Maria Gladys Mello da Silva (que estava na platéia) recebeu a homenagem. Achei interessante o depoimento acerca de seu falecimento, que ocorreu enquanto participava de uma mesa-redonda no Festival Internacional de Cinema da Índia, em Goa. Lá, Oscar Maron exibira o filme sobre Mario Filho. Durante o bate-papo, sofreu um infarto e não resistiu, aos 55 anos de idade.


 

Os premiados da noite foram o longa‐metragem 'Copa União', dos diretores Diogo Dahl e Raphael Vieira, e o curta-­metragem 'Gaúchos Canarinhos', de Rene Goya Filho, foram os grandes vencedores da Taça CINEfoot 2012. Ambos os filmes garantiram o título através do voto do próprio público do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar