quarta-feira, 30 de maio de 2012

Suécia inovadora

Na noite do dia 30 de maio de 2012, ainda no Centro Cultural Banco do Brasil e acompanhado do Glaydstone, após vermos a Galeria de valores e pegarmos ingresso para o filme 'Luz de Inverno' da Mostra Ingmar Bergman, desfrutamos da exposição 'Suécia inovadora'.

A exposição apresentada pela Embaixada da Suécia aborda 20 problemas enfrentados pela sociedade em áreas de Tecnologia Limpa, Ciências para a Vida, Jogos e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e como a inovação está sendo aplicada para enfrentar esses problemas. Algodão impermeável, carregador ecológico e despoluidor de água estão entre as novidades que seus criadores sonham em popularizar.


Eu de tão encantado com as atrações, saí logo tropeçando nos fios e desligando alguns aparelhos... A boa notícia é que não causei nenhum dano, e eles reiniciaram e voltaram a funcionar normalmente... rsrs 

Com uma população menor do que a da cidade de São Paulo, a Suécia é o país de origem de vários produtos hoje incorporados ao cotidiano das pessoas no mundo inteiro. A nacionalidade sueca é um traço comum entre invenções diversas, como o zíper, o fósforo, o celular (o primeiro modelo foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956) e também o Bluetooth. Com toda essa tradição, o país escandinavo estreou nesta terça-feira a 'Exposição Suécia Inovadora', no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A mostra, que vai até 8 de julho e tem como foco o desenvolvimento sustentável, é um dos eventos preparatórios para a Rio+20 e integra a Semana da Inovação Brasil-Suécia.

A exposição apresenta 20 soluções inovadoras, dispostas em estandes cilíndricos, criadas por empresas suecas para enfrentar problemas do dia a dia. Uma das mais surpreendentes é o sistema Solvatten, um recipiente portátil que transforma água suja em potável com o uso da energia solar. O produto já tem sido testado na África.

Entre as curiosidades da mostra, também está a tecnologia OrganoClick, capaz de criar um algodão à prova de água, através da simulação de processos químicos que ocorrem na própria natureza. Na prática, o material pode dar origem a tecidos e roupas resistentes à chuva, por exemplo. A empresa que detém a patente da novidade também promete madeira à prova de fogo e sacolas de papel que não rasgam ao ficarem úmidas.

Outra atração é o carregador de celular ecológico, da Powertrekk. O equipamento é levado à tomada uma vez e, depois, precisa apenas de água para transformar hidrogênio em energia elétrica para alimentar celulares, luminárias e lanternas, tudo via USB.

Conforme Pierre Liljefeldt, oficial da Embaixada da Suécia no Brasil, ele acha importante ver como os três pilares da sociedade - o governo, as empresas e a academia - podem trabalhar juntos para ter um impacto real na vida das pessoas, porque, às vezes, é difícil entender como esses encontros da ONU afetam o nosso dia a dia. Eu achei super bacana e inclusive me diverti bastante!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar