sábado, 2 de junho de 2012

Filme - Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!

No fim da noite do dia 02 de junho de 2012, após uma sonolenta sessão do filme 'Distância', vi o excelente documentário 'Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!' na programação do 22º Cine Ceará.


Já escrevi aqui neste blog que adoro quando um filme me surpreende. E isso aconteceu com este filme. Não o conhecia, mas trata-se de uma nova visão sobre o Tropicalismo. Um olhar do século 21 para um dos movimentos mais importantes da história da cultura brasileira. Um documentário lítero-musical, que mixa entrevistas com shows, intervenções artísticas e atores em pequenos esquetes. O resultado, é genial.


Me remeti imediatamente ao show do Gilberto Gil que participei no último dia 28 de maio. E o que vi no show, tinha muito haver com o que vi no filme. Tropicalismo em pleno século 21. A junção de cordas e máquinas de ritmo também se fez presente nesta película. Uma das frases do Gil no filme é: "O tropicalismo não acabou - ele continua vivo entre nós."

Inédito no país, “Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!”é uma mistura de documentário com musical, como anunciou o músico André Abujamra, responsável pela trilha sonora original do longa, e curtos esquetes de ficção, com o movimento tropicalista como tema. Ele subiu ao palco acompanhado dos diretores Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho, da produtora Lili Bandeira, Lucas Barreto (fotografia) e do músico Luiz Caldas. Bem-humorado, Caldas comentou sua “estreia” no cinema mandando um recado para Hollywood: “Te cuida, Brad Pitt”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar