domingo, 19 de agosto de 2012

Filme: E Agora, Aonde Vamos?

Na noite do dia 19 de agosto de 2012, após uma longa viagem de Fortaleza a Belo Horizonte, fui ao Usiminas Belas Artes ver o filme 'E Agora, Aonde Vamos?' na programação do Festival Varilux de Cinema Francês.

O filme tenta ser leve ao retratar o problema do Líbano, mas acaba sendo cansativo. O filme tenta ser bem-humorado, mas cai no ridículo e parece sem nexo em algumas situações. Talvez o cansaço da viagem tenha atrapalhado um pouco minha sessão.

Muçulmanos e católicos vivem em uma pequena comunidade no Líbano, cujo único elo de ligação com o mundo exterior é uma velha ponte, cercada por antigas minas terrestres que jamais foram removidas. O sinal de TV pega muito mal, o que faz com que não tenham muitas notícias sobre o que acontece no mundo. Apesar da comunidade ser dividida religiosamente, ela vive em paz. Até mesmo a igreja e a mesquita dividem espaço em uma mesma casa. Até que, um dia, os homens da comunidade começam a brigar entre si. É quando as mulheres entram em ação, procurando meios de mantê-los ocupados, de forma que não possam entrar em conflito.

No caminho que leva ao cemitério do vilarejo, uma procissão de mulheres de preto que enfrentam o calor do sol, apertando contra elas fotos de seus esposos, seus pais ou seus filhos. Algumas usam véu, outras uma cruz, mas todas compartilham o mesmo luto, consequência de uma guerra funesta e inútil.


Num país castigado pela guerra, essas mulheres de todas as religiões, unidas por uma amizade inalterável, estão prontas para qualquer estratagema para proteger suas famílias. Mas quando os eventos tomam um caminho trágico, até onde estarão dispostas a ir para evitar perder quem lhes resta? Foi selecionado como representante do Líbano ao Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro;- Seu orçamento foi de 6,7 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar