sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Filme: Polissia

Na noite do dia 17 de agosto de 2012, após um longo dia de trabalho, acabei perdendo aula e vendo o filme 'Polissia' no Festival Varilux de Cinema Francês, que aqui em Fortaleza foi exibido no Shopping Del Paseo.

A grafia do título faz referência a um erro ortográfico, associado a escrita infantil, que, na verdade, foi feita pelo filho da diretora, Maïwenn, que inclusive interpreta uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, para acompanhar as missões da equipe.

A película é cruel e verossímil ao retratar o cotidiano de policiais que trabalham na Brigada de Proteção a Menores de Paris, e que devem conciliar a difícil realidade que confrontam no seu dia-a-dia com suas vidas privadas.

O filme possui cenas antológicas que jamais sairão da minha mente. Cito por exemplo a cena que mostra o nascimento de um natimorto, a cena da separação de uma mãe e seu filho, quando este vai para um abrigo pelo fato da mãe não ter como sustentá-lo.


O filme é um tapa na cara atrás do outro. Mostrar o dia-a-dia de um grupo especializado da polícia francesa que precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o cronfronto com menores infratores.

Dificilmente o filme vai estreiar em circuito comercial, mas recomendo demais. Um dos melhores filmes que vi este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar