sábado, 15 de dezembro de 2012

Filme: 'O Hobbit - Uma Jornada Inesperada'


Na tarde do dia 15 de dezembro de 2012, fui novamente com o Saulo ver o filme 'O Hobbit - Uma Jornada Inesperada', baseado em obra homônima de J.R. Tolkien, mesmo criador da saga 'O Senhor dos Anéis'. Foi a segunda vez que vi o filme, dessa vez em 3D e bastante acordado!


O filme narra detalhadamente a aventura de Bilbo Bolseiro (interpretado perfeitamente por Martin Freeman) que vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen arrebentando como sempre), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis melhor do que nunca com mais recursos digitais) e seu precioso anel.


O 3D do filme não deixa a desejar no quesito profundidade, embora continue achando que não seja elemento essencial para o filme. Gostaria da oportunidade de ver este filme em IMAX, pois a qualidade visual do longa é exuberante. As cenas com os trolls, da luta dos gigantes de pedra, e da fuga dos orcs são majestosas. E a sequencia lógica do filme, acaba se comparando com a montagem da 'Sociedade do Anel', sende que este, possui um ritmo infinitamente melhor, até porque tem mais conteúdo para ser apresentado...


Embora pareça um pouco cansativo, para quem é fã da obra, o filme passa rápido, e com alguns cortes, como as cenas em que aparecem do nada o personagem 'Radagast', o Castanho (Sylvester McCoy). Sua exclusão, deixaria o filme mais enxuto e não faria falta. Tal qual Tom Bombadil não fez parte da Sociedade do Anel, e tampouco sua ausência foi sentida.

O filme começa com o Bilbo (Ian Holm) narrando a história dos anões e escrevendo seu livro, porém esse recurso é abandonado ainda no início do filme. Poderia ter sido melhor explorada essa forma de contar a história. Apesar de tudo é com alegria que celebro a oportunidade de poder voltar a Terra Média, nove anos depois do 'Retorno do Rei'.

Vejam o trailer e corram para o cinema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar