sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Filme: Os Mercenários 2


Na madrugada do dia 31 de agosto de 2012, estava no Cinepipoca da Cecomil com a galera do Cinema com Rapadura para a pré-estréia do filme 'Os Mercenários 2' no Shopping Aldeota.

O filme é hilário. Podemos se sivertir com as várias tiradas cômicas envolvendo os veteranos atores que atuam no filme. As aparições de Arnold Schwarzenegger e de Chuck Norris são impagáveis! Para quem curtiu os filmes brucutus dos anos 80 na TV, ver este filme no cinema provoca uma sensação única.

Os Mercenários liderados por Barney Ross (Stallone) são obrigados pelo Sr. Church (Willis) a irem à Europa Oriental para reaver uma caixa. Emboscados por um grupo de bandidos chamados Sangs, liderados pelo sádico vilão chamado Vilain (Van Damme), nossos heróis irão até seus limites contra esses novos inimigos, lutando por suas vidas, por vingança e pelo mundo.

Valeu ficar até às 2:00h da manhã no cinema vendo esse filmão!

Vejam o trailer:

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Filme: Os Mercenários

Na noite do dia 30 de agosto de 2012, revi o filme 'Os Mercenários' no Arcoplex Cinemas do Shopping Aldeota, na programação do Cinepipoca Cecomil em parceria com o Cinema com Rapadura.

Depois dos sucessos da Maratona Batman + a pré de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e da Maratona Os Vingadores + pré “Os Vingadores”, mais um evento inédito em nossa capital. Para isso, tive que comprar o ingresso para a pré-estréia da noite de quinta, 30 de agosto, com meia para todos (valor único de apenas R$ 12,00).

Para isso, tive que levar 1Kg de alimento e ganhar o direito de curtir o primeiro “Os Mercenários“, cortesia da Califórnia Filmes. Estavam lá os fãs dos filmes de porrada da capital cearense.

O filme não é bom, mas a sensação de ver os brucutus dos anos 80 na telona não tem preço. Havia visto o filme em 2010, mas foi bom revê-lo como preparação para 'Os Mercenários 2'. Barney Ross (Sylvester Stallone) é o líder de um grupo de mercenários, que realiza qualquer missão desde que ela seja bem paga. Entre seus companheiros usuais estão o especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), Bao Thao (Jet Li) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), que têm demonstrado instabilidade emocional durante as missões.

Quando Barney e sua trupe são contratados para derrubar o general Garza (David Zayas), ditador da ilha de Vilena. Barney e Lee vão ao local e encontram Sandra (Gisele Itiê), que deseja derrubar o governo. Só que logo eles são atacados pelas forças de Garza e de Monroe (Eric Roberts), um empresário americano que financia o governo local. Barney e Lee deixam Vilena e abandonam a missão, mas a persistência de Sandra, que deseja ficar para lutar pela liberdade, mexe com os até então inexistentes princípios de Barney.

Com cenas filmadas no Brasil, o filme conta também com participação de uma atriz tupiniquim (Gisele Itié) e dublês da terrinha. Vejam o trailer:

sábado, 25 de agosto de 2012

Saudades da família!

Passar 5 dias longe da família parece uma eternidade. Viajei a trabalho para Belo Horizonte, fiz passeios culturais, vi muitos filmes, trabalhei bastante, mas a saudade era grande e não via a hora de voltar para os braços da esposa e do meu filhão.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Filme: Aqui é o Meu Lugar

Na noite do dia 23 de agosto de 2012, vi o filme 'Aqui é o Meu Lugar' na pequena tela do Usiminas Belas Artes em Belo Horizonte/MG.

O filme é interessante, e apesar da estranheza do personagem principal, acabamos nos envolvendo com a trama. A direção de Paolo Sorrentino é segura, a trilha sonora de David Byrne (que inclusive participa do filme, interpretando a si mesmo) é muito boa, e as atuações, em especial do Sean Penn, são excelentes, mas isso não é novidade.

Cheyenne (Sean Penn) é um astro da música de 50 anos de idade, afastado dos palcos há mais de duas décadas. Deprimido e refém de sua própria fama, ele vive de renda, deprimido e angustiado. Quando recebe a notícia que seu pai, que não vê há 30 anos, está muito doente, resolve visitá-lo em Nova Iorque, mas chega tarde demais. Decidido a encontrar aquele que foi o algoz do seu pai nos tempos da guerra, no campo de concentração de Auschwitz, ele sai em busca pelos Estados Unidos numa viagem de descoberta pela América.

Mais um road-movie, sendo que este eu gostei, pois possui uma carga dramática e pitadas de bom humor, que deixam o filme agradável de se ver. Recomendo.

Vejam o trailer:

Centro de Arte Popular - Cemig

Na noite do dia 23 de agosto de 2012, visitei o Centro de Arte Popular - Cemig, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte/MG.

O local é aconchegante e abriga algumas exposições de artes muito interessantes. O local fica em frente ao cinema Belas Artes, e entre um filme e outro dei uma conferida nas exposições.

Filme: O Barco da Esperança

Na tarde do dia 23 de agosto de 2012, estive novamente no Cinema Belas Artes em Belo Horizonte, vendo 'O Barco da Esperança', mais um filme da programação do Festival Varilux de Cinema Francês.

Apesar da sua curta duração, o filme é interminável... Um curta metragem daria conta do recado. O longa, passa boa parte dentro de um barco, de modo que se torna extremamente chato, apesar de ser interessante conhecer a realidade desses povos que arriscam suas vidas em busca de um futuro melhor.

A sinopse fala acerca de um vilarejo de pescadores na grande periferia de Dacar, no Senegal, de onde partem inúmeras pirogas (uma pequena embarcação típica da África e Oceania) em direção à Europa, arriscando suas vidas em travessias mortais, para enfim chegarem às ilhas canárias em território espanhol.

Baye Laye é capitão de uma piroga de pesca, ele conhece o mar. Ele não quer partir, mas não tem escolha. será obrigado a levar 30 homens para a espanha. Muitos não conseguem se entender, alguns nunca viram o mar e nenhum deles sabe o que os aguarda.

Visita ao Museu das Minas e dos Metais

Na tarde do dia 23 de agosto de 2012, estive visitando o Museu das Minas e dos Metais, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte/MG.

Por ser uma quinta-feira, o acesso era gratuito. Então apreciei o acervo de peças e as exposições desse belíssimo lugar.



Dentre as várias atrações, chamou minha atenção o chão de entrelas, onde haviam lunetas que mostravam metais preciosos, o elevador panorâmico e os diversos equipamentos que interagiam com o público, tais como: tabela periódica interativa, balança que media a quantidade de metais no corpo, etc.

No 12º Batalhão de Infantaria

Entre os dias 20 e 23 de agosto de 2012, estive nas dependências do 12º Batalhão de Infantaria, com os colegas e amigos de trabalho.

Dentre outras atividades, participei de uma corrida de 12 minutos, visitei o museu e desfrutei de um almoço de confraternização.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jantar no Restaurante Xapuri

Na noite do dia 22 de agosto de 2012, estive com os colegas de trabalho, jantando no Restaurante Xapuri, em Belo Horizonte.

A culinária mineira é muito famosa, mas sinceramente, não agradou tanto meu paladar... Isso sem falar na longa viagem que fizemos saindo do hotel e chegarmos a esse fim de mundo... Ainda bem que estva bem acompanhado dos colegas de trabalho.

A decoração do hotel era muito bonita, criando um ambiente rustico, onde músicos mineiros realizavam apresentações de canções típicas da região. De entrada, fomos servidos de linguiça, mandioca e pão de queijo.

Após muita demora, que incluiu as festividades de aniversário do restaurante, onde houve uma batucada e uns rituais, fomos servido de um jantar com comida típica (inclusive uma carne do sol à moranga) e que não me chamou tanta atenção.

De sobremesa, havia uma infinidade de doces. Eu preferi o bom e velho pudim, afinal os doces não estavam identificados. Retornamos ao hotel já tarde da noite, para descansarmos para o dia seguinte.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Filme: À Beira do Caminho

Na noite do dia 21 de agosto de 2012, após um longo dia de trabalho, fui descansar a mente vendo o filme 'À Beira do Caminho', no shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte.

Não sei o que está havendo comigo, que não estou mais simpatizando com road-movies. Havia lido bons comentários a respeito deste filme, porém minhas expectativas não foram atendidas. Esperava muito deste novo filme do Breno Silveira, até por ter me emocionado bastante com 'Dois Filhos de Francisco' e 'Era Uma Vez...'.

Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

As atuações de João Miguel e Vinícius Nascimento estão muito boas, mas o filme se perde pelo caminho e não chega a lugar nenhum...

Vejam o trailer:

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Filme: Um Divã Para Dois


Na noite do dia 20 de agosto de 2012, após a cerimônia de abertura do evento que fui participar em BH, dei uma escapulida até o shopping Pátio Savassi para ver o filme 'Um Divã Para Dois'.


O filme é surpreendente por se tratar de uma comédia romântica, voltada essencialmente para o público da terceira idade. Isso não impede que jovens casais se deliciem com este filme, que é uma aula para mantermos um relacionamento saudável.

Em tempos onde a instituição do casamento é menosprezada, o filme é uma verdadeira terapia de casal.Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O relacionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão.

Os atores estão sensacionais. E não poderíamos esperar nada diferente desse trio. O ruim foi não estar ao lado da minha esposa. Recomendo demais para aqueles que pretendem viver uma longa história de amor.

Vejam o trailer:

Mercado Central de Belo Horizonte/MG

Na tarde do dia 20 de agosto de 2012, estive conhecendo o Mercado Central de Belo Horizonte/MG. Lá encontrei o amigo Drailton e batemos perna pelos corredores.

Localizado no centro da capital mineira, o mercado vende de tudo. Eu não comprei quase nada, dispensei os queijos e doces e adquiri apenas duas bandejas de morango, um pintinho de brinquedo para o Sahel e um Cubo Mágico do Toy Story.

Filme: O Que Esperar Quando Você Está Esperando

Na tarde do dia 20 de agosto de 2012, estive no Shopping Cidade em Belo Horizonte e aproveitei para ver o filme 'O Que Esperar Quando Você Está Esperando' no Cineart.

O filme segue a linha de filmes como 'Simplesmente Amor' e 'Idas e Vindas do Amor', contando várias estórias ao mesmo tempo e no fim das contas dando um jeito de cruzá-las. Não que este tipo de filme seja bom ou ruim, mas gostei da plot que mostra homens e mulheres se deparando com a paternidade e a maternidade, respectivamente.

De início, somos apresentados a Holly (Jennifer Lopez) é uma fotógrafa casada com Alex (Rodrigo Santoro) e quer muito adotar uma criança. Ele concorda com a ideia, mas a proximidade de receber o bebê faz com que tenha dúvidas se está preparado para a tarefa de ser pai.

Já Wendy (Elizabeth Banks) sempre sonhou com o brilho da gestação e, após dois anos de tentativas, enfim está grávida. Entretanto, ela e o marido Gary (Ben Falcone) precisam lidar com a rivalidade do pai dele, Ramsey (Dennis Quaid), que está esperando gêmeos com a jovem Skyler (Brooklyn Decker).

Outro núcleo, nos mostra Jules (Cameron Diaz) que apresenta um reality show onde os participantes precisam emagrecer e acaba de ganhar a Dança das Celebridades ao lado do parceiro Evan (Matthew Morrison). Eles mantêm um caso há poucos meses e, sem esperar, ela engravida.

Por fim, há ainda Rosie (Anna Kendrick), uma jovem vendedora de sanduíches que tem relações sexuais com Marco (Chace Crawford), que trabalha como vendedor em outro trailer. Ela engravida, o que faz com que os dois se aproximem cada vez mais.

Vejam o trailer:

domingo, 19 de agosto de 2012

Filme: E Agora, Aonde Vamos?

Na noite do dia 19 de agosto de 2012, após uma longa viagem de Fortaleza a Belo Horizonte, fui ao Usiminas Belas Artes ver o filme 'E Agora, Aonde Vamos?' na programação do Festival Varilux de Cinema Francês.

O filme tenta ser leve ao retratar o problema do Líbano, mas acaba sendo cansativo. O filme tenta ser bem-humorado, mas cai no ridículo e parece sem nexo em algumas situações. Talvez o cansaço da viagem tenha atrapalhado um pouco minha sessão.

Muçulmanos e católicos vivem em uma pequena comunidade no Líbano, cujo único elo de ligação com o mundo exterior é uma velha ponte, cercada por antigas minas terrestres que jamais foram removidas. O sinal de TV pega muito mal, o que faz com que não tenham muitas notícias sobre o que acontece no mundo. Apesar da comunidade ser dividida religiosamente, ela vive em paz. Até mesmo a igreja e a mesquita dividem espaço em uma mesma casa. Até que, um dia, os homens da comunidade começam a brigar entre si. É quando as mulheres entram em ação, procurando meios de mantê-los ocupados, de forma que não possam entrar em conflito.

No caminho que leva ao cemitério do vilarejo, uma procissão de mulheres de preto que enfrentam o calor do sol, apertando contra elas fotos de seus esposos, seus pais ou seus filhos. Algumas usam véu, outras uma cruz, mas todas compartilham o mesmo luto, consequência de uma guerra funesta e inútil.


Num país castigado pela guerra, essas mulheres de todas as religiões, unidas por uma amizade inalterável, estão prontas para qualquer estratagema para proteger suas famílias. Mas quando os eventos tomam um caminho trágico, até onde estarão dispostas a ir para evitar perder quem lhes resta? Foi selecionado como representante do Líbano ao Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro;- Seu orçamento foi de 6,7 milhões de euros.

Conhecendo Belo Horizonte/MG


Entre os dias 19 e 24 de agosto de 2012, tive o privilégio de conhecer Belo Horizonte, a capital mineira, onde passei uma semana à trabalho nesta cidade.

Nas horas vagas, caminhei um pouco nas ladeiras dessa região montanhosa, conheci alguns lugares, tais como o Mercado Central, a Praça da Liberdade, o Museu das Minas e dos Metais, os shoppings Cidade, Patio Savassi e Diamond Mall, o Cine Belas Artes, locais onde vi muitos filmes, descansei no hotel que fiquei hospedado, enfim.

O clima na cidade é seco. Meus lábios se ressecaram, passei muito frio no início das manhãs e no final das noites. Próximo ao meio-dia fazia um calor muito grande... Às vezes ventava, outras não. Era uma montanha russa o clima e as ruas e avenidas... Ladeira para todos os lados, que faziam eu sentir saudade da plana Fortaleza...

O aeroporto fica em Confins, longe da cidade. Aliás, em BH achei tudo longe... O trânsito era complicado, talvez devido aos vários entrocamentos de ruas... Casas vi poucas, os prédios tomavam conta da cidade. Vejam minha visão da janela do hotel.

Fotos de Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes, Belo Horizonte
Essa foto de Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes é cortesia do TripAdvisor

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Filme: Polissia

Na noite do dia 17 de agosto de 2012, após um longo dia de trabalho, acabei perdendo aula e vendo o filme 'Polissia' no Festival Varilux de Cinema Francês, que aqui em Fortaleza foi exibido no Shopping Del Paseo.

A grafia do título faz referência a um erro ortográfico, associado a escrita infantil, que, na verdade, foi feita pelo filho da diretora, Maïwenn, que inclusive interpreta uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, para acompanhar as missões da equipe.

A película é cruel e verossímil ao retratar o cotidiano de policiais que trabalham na Brigada de Proteção a Menores de Paris, e que devem conciliar a difícil realidade que confrontam no seu dia-a-dia com suas vidas privadas.

O filme possui cenas antológicas que jamais sairão da minha mente. Cito por exemplo a cena que mostra o nascimento de um natimorto, a cena da separação de uma mãe e seu filho, quando este vai para um abrigo pelo fato da mãe não ter como sustentá-lo.


O filme é um tapa na cara atrás do outro. Mostrar o dia-a-dia de um grupo especializado da polícia francesa que precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o cronfronto com menores infratores.

Dificilmente o filme vai estreiar em circuito comercial, mas recomendo demais. Um dos melhores filmes que vi este ano.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Filme: Apenas Uma Noite

Na noite do dia 13 de agosto de 2012, fui com minha esposa ver o filme 'O que esperar quando você está esperando' no Iguatemi. Acontece que o filme não estava em cartaz no horário que planejamos, então, optamos pela sessão do cinema de arte do filme 'Apenas Uma Noite'.

Eu gosto de ser desafiado por um filme. Ver um filme sem saber nada a seu respeito, é uma experiência única e necessária vez por outra. Aqui e acolá somos surpreendidos, como foi neste caso. O filme não é um filme pra ser visto por casal que não seja maduro, pois não é um romance, é um drama. O poster do filme pergunta: Como manter um relacionamento quando a tentação é mais forte?

O pensador Oscar Wilde já dizia que pode-se resisitir a tudo, menos a tentação. Eu penso diferente. As tentações existem, e ao invés de enfraquecer, elas deveriam fortalecer os relacionamentos. Para vencer uma tentação, é preciso ter maturidade. Ao meu ver, é muito mais homem aquele que resiste a tentação do que aquele que cede. Muitos se orgulham de ter vários parceiros, eu me orgulho de ser homem de uma só mulher.

No filme, Michael e Joanna Reed (Sam Worthington e Keira Knightley) formam um casal que parece ter tudo. Eles são jovens, atraentes e bem sucedidos. Possuem estabilidade financeira e um apartamento, além de aparentarem ter aquele bem estar de vida que beira a perfeição. No entanto, tudo muda quando os Reeds vão a uma festa de trabalho de Michael, na qual Joanna presencia um momento suspeito entre o marido e a sua nova bela colega de trabalho, Laura, interpretada por (Eva Mendes). O Incidente é fugaz e ambíguo, Joanna não tem certeza do que presenciou mas planta uma semente de dúvida insidiosa na relação do casal, que acaba por contaminar o cerne de seu amor. 

É incrível como as mulheres criam esse tipo de situação e acabam dando idéia para seus companheiros. O ciúme desnecessário destrói muitas relações, principalmente aquelas onde não há confiança mútua. Eu viajo muito a trabalho, e às vezes, por brincadeira a Mariana fica me questionando o que eu fiz, como foi, etc.

No filme, Joanna teve um relacionamento anterior, que surge inesperadamente justamente no dia que Michael viaja a trabalho. Dou graças a Deus que tanto eu, quanto minha esposa não tivemos relacionamentos anteriores, a não ser namoricos de adolescência, esse fato facilita e muita nossa relação.


A bíblia diz que quando formos tentados, devemos fugir (II Timóteo 2:22). Não devemos esquecer de orar contra a tentação. (Marcos 14:38). Até Jesus foi tentado, mas venceu a tentação pelo conhecimento da palavra (MAteus 4:1-4). Deus não permitirá que sejamos tentados mais do que possamos resistir. (I Coríntios 10:13). E uma última observação,aqueles que não cedem à tentação serão recompensados (Tiago 1:12)

Vejam o trailer:

domingo, 12 de agosto de 2012

Sendo pai


Estou vivendo a melhor fase da minha vida desde que meu filho nasceu. Ser pai é muito prazeroso, e não consigo compreender como pode um pai rejeitar um filho seu...

Chegou mais um dia dos pais, mas de nada adianta ser pai apenas 1 dia no ano. Temos que ser pai o ano todo, apesar das ocupações diárias (trabalho, viagens, estudos, etc) procuro desfrutar com qualidade todo momento que estou com meu filho, e são momentos únicos...

Nesse dia dos pais ganhei uma linda arte do meu filho, que ele fez com a ajuda da mãe dele. No entanto, o que mais me marcou, foi ele tentando contar como havia feito a arte... Isso não teve preço.

1º Corrida das Dunas

Na manhã do dia 12 de agosto de 2012, dia dos pais, estive participando da 1º Corrida das Dunas, correndo 13 Km de subidas, descidas, vento a favor, vento contra... Foi uma corrida de superação e bati meu recorde de determinação.


Foi a maior distância que já percorri numa corrida de rua e fiquei satisfeito com meu tempo de 1h e 22min. O lamentável do percurso, foi ver a atual condição da chamada 'Cidade Fortal', que está simplesmente abandonada, com muito lixo e inclusive com prováveis foco do mosquito da dengue...

No final da corrida, ainda recebi uma massagem na Aldeia Zen que aliviou um pouco as dores musculares, comi um franguinho da Dudico e tirei uma foto no estande do Marcadinhos São Luiz.

sábado, 11 de agosto de 2012

Clube das Mamys - Especial Dia dos Pais


Na tarde do dia 11 de agosto de 2012 fui com a família para mais um Clube das Mamys, dessa vez para ouvir o debate com quatro pais sobre a necessária tarefa de ser pai.

Na reunião, que infelizmente contou com um público pequeno, os pais tomaram conta do espaço. A começar da mediação, que foi realizada pelo Joares. Cada um teve a oportunidade de falar acerca de suas experiências, e mais uma vez o aprendizado mútuo foi excelente.

Apesar da grande responsabilidade de educar e cuidar do filho ser principalmente atribuída a mãe, sabe-se que o papel e atuação do pai são fundamentais.

O cuidado, a educação e a divisão de tarefas entre pai e mãe traz equilíbrio para a família, melhora a relação do casal e traz para o pai experiências importantes para sua relação com os filhos.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Filme: Na Estrada


Na noite do dia 2 de agosto de 2012, vi o filme 'Na Estrada'do brasileiro Walter Sales. Gosto de road movies, mas não gostei desse filme tão esperado por ser adaptação de um best seller símbolo da contracultura “On the Road - Pé na Estrada”, escrito por Jack Kerouac nos anos 50. Conforme falam, o livro inspirou uma geração...

Nova York, Estados Unidos. Sal Paradise (Sam Riley) é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer Dean Moriarty (Garrett Hedlund) ele é apresentado a um mundo até então desconhecido, onde há bastante liberdade no sexo e no uso de drogas. Logo Sal e Dean se tornam grandes amigos, dividindo a parceria com a jovem Marylou (Kristen Stewart), que é apaixonada por Dean. Os três viajam pelas estradas do interior do país, sempre dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras.
Apesar de ter cenários interessantes, o filme é na minha opinião descartável. Tudo acontece sem motivo, nem razão, não entendi sequer a existência do longa. Vejam o trailer.

Filme: O Moinho e a Cruz

Na tarde do dia 02 de agosto de 2012, estive no SESC Rio vendo o filme 'O Moinho e a Cruz'.


Inspirado no quadro "A procissão ao calvário" de P. Brueghel, 1564 sobre a realidade daquela época.


Pela primeira vez vi um filme inspirado numa obra de arte. Com poucos diálogos, o filme é um pouco lento, mas o resultado é satisfatório.

Compartilhar