sexta-feira, 12 de abril de 2013

Filme: Uma Vez Entrei Num Jardim

No final da tarde e início de noite do dia 12 de abril de 2013, acompanhando o festival É Tudo Verdade no Cine Livraria Cultura, vi o documentário 'Uma Vez Entrei Num Jardim'.

Reencontrando seu antigo professor de árabe, o palestino Ali Al Azhari, o diretor israelense Avi Mograbi cria o cenário ideal para uma discussão sobre como os persistentes conflitos no Oriente Médio vêm afetando as vidas de todos os moradores da região, independente de qual seja a sua cultura ou religião.
 
Juntos, os dois refletem sobre os conflitos entre as duas sociedades, e sobre a maneira como estes problemas afetam a vida dos moradores, tanto palestinos quanto israelenses.  

Optando por uma narrativa que incorpora momentos intimistas e procura encaixar diversos pontos de vista, o filme atravessa a história de uma região cujas fronteiras foram drasticamente alteradas após a II Guerra Mundial e, desde então, não encontrou uma forma pacífica de acomodar todos os povos ali residentes, dividindo famílias e abortando histórias de amor.
 
O filme, foi agraciado com o Prêmio Especial do Júri para Documentário Longa ou Média-Metragem. Acho que mais pela popularidade do diretor Avi-Mogravi do que pela qualidade do filme, que por se tratar de um conflito que não faz parte de nossa realidade, acabou não atraindo tanto minha atenção.


Vejam o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar