domingo, 21 de abril de 2013

Tessalônica, uma igreja diferenciada

Na tarde do dia 21 de abril de 2013, estive em mais um culto na IBC. Após a ausência em dois domingos, já estava com saudades do grande ajuntamento.

O Sahel estava doente e não pode ir ao Geração Futuro pois estava muito molinho... Ele ficou o culto em meu colo. Chegamos no final dos louvores, pois ele ainda provocou quando estávamos saindo de minha sogra...

Após alguns breves avisos e momento de oferta, o Pr. Armando subiu o palco para falar acerca de Tessalônica, uma igreja diferenciada. Segue esboço da mensagem:

A Cidade de Tessalônica
Era a maior cidade da Macedônia, cortada pela famosa estrada romana denominada Via Egnátia. Nos dias de Paulo Tessalônica tinha uma população em torno de 200.000 pessoas. Sua etnia era de maioria grega, mesclada com outros nações, principalmente judeus.
Após visitar Tessalônica em sua segunda viagem missionária, Paulo envia Timóteo para encorajá-los e depois retorna a unir-se a Paulo em Corinto (50 d.C.), onde 1 e 2 Tessalonicenses foram escritas.

1. O DNA DA IGREJA – 1:1-4

A) Seu endereço – Em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo
Diferente da Igreja Romana ou de Corinto, às quais Paulo se refere pela posição geográfica, a de Tessalônica tinha um endereço celestial – (1 Ts 1:1 “… em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo…”).

B) Sua posição – Amada e escolhida por Deus
1 Ts 1:4 “Sabemos, irmãos, amados de Deus, que Ele os escolheu…“

C) Suas características (1 Ts 1:3)
1. OPEROSA (“…o trabalho que resulta da fé…”)
2. AMOR ABNEGADO (“…o esforço motivado pelo amor…”)
3. ESPERANÇA VIVA (“…e a perseverança proveniente da esperança…”)

2. O EVANGELHO NA IGREJA – 1:4-10

A) Proclamado
1 Ts 1:5 “porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção.”
  1. Equilíbrio da sua pregação – Palavra e Poder
  2. Dependência do Espírito Santo
  3. Plena Convicção
B) Recebido
1 Ts 1:5 “De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.”
  1. Evangelho imitado – prática de vida
  2. Em meio a tribulação
  3. Com muita alegria do Espírito
B) Ecoado
  1. Exemplo para as demais igrejas (1 Ts 1:7 “…assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e Acaia.”
  2. Palavra ecoada (1 Ts 1:8 “Porque partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e Acaia.”
  3. Testemunho de restauração (1 Ts 1:9 “pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam e como se voltaram para Deus…”)
  4. Serviço em nome do Deus Vivo

Uma Igreja saudável, firmada em Cristo e na sua Palavra, é reconhecida pela capacidade de propagação e MULTIPLICAÇÃO dos seus membros. Fazer discípulos, reproduzir, crescer, impactar o mundo e multiplicar o que temos recebido de Deus são marcas da Igreja Viva e diferenciada.

3 comentários:

  1. Deus abençoe por esta mensagem, me edificou muito, hoje tenho o privilégio de fazer parte de uma igreja como está, graças a Deus o Senhor levantou homens com seriedade, para pregar o verdadeiro evangelho da salvação, se o irmão quiser visitar a pagina da igreja onde congrego entre www.convertidos.com.br e ouça a Rede Salvação www.redesalvacao.com.br é benção de Deus.
    Fica na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. E sobre o fato deles serem chamados de eleitos? Não tem explicação nenhuma ou é só um detalhe sem importância?

    ResponderExcluir
  3. E sobre o fato deles serem chamados de eleitos? Não tem explicação nenhuma ou é um dado sem importância?
    João Carlos do Nascimento
    jocabest_sp@hotmail.com

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar