quinta-feira, 9 de maio de 2013

Filme: Prenda-me


Na tarde/noite do dia 9 de maio de 2013, fui ao shopping Del Paseo ver o filme 'Prenda-me' na programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2013. Merece destaque o sistema de áudio do Arcoiris Del Paseo, que já foi bem ruim, mas que agora está excelente.

Vários anos após a morte do marido, uma mulher (Sophie Marceau) decide ir a polícia e dizer que, contrariamente ao laudo policial, o homem não cometeu suicídio, mas foi empurrado da janela do oitava andar, por ela mesma. Diante desta confissão inesperada, a inspetora de polícia (Miou-Miou) começa a ter dúvidas: Por esta mulher confessaria agora? Seria ela a verdadeira culpada? O filme é baseado no livro "Les Lois de la Gravité", de Jean Teulé.

O filme apresenta flashbacks, com um excelente uso de câmera em primeira pessoa. É como se sentíssemos na pele, vendo pelos olhos da vítima. Para isto, o diretor Jean-Paul Lilienfeld Jean-Paul Lilienfeld decidiu criar um procedimento técnico novo. Ele pegou uma máquina fotográfica capaz de filmar em HD e pediu a um técnico para ajustá-la a um capacete, com diversos elementos permitindo o equilíbrio, além de cabos ligando o conjunto à tomada. O aparelho, pesando mais de 8kg, foi em seguida colocado sobre a cabeça da atriz Sophie Marceau, que além de atuar, fez o trabalho de 'câmera-man' nestas cenas.

O filme expõe o drama antigo vivido pelas mulheres em todas as sociedade, a violência doméstica. O longa tem acima de tudo sensibilidade ao tratar desse tema com uma certa cumplicidade feminina. Com poucos personagens, as duas atrizes principais roubam a cena com excelentes atuações.

Vejam o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar