sábado, 22 de junho de 2013

Filme: Universidade Monstros

Na tarde do dia 22 de junho de 2013, estive com o Júnior e o Pedro Sahel no Centerplex Maracanaú para ver o filme 'Universidade Monstros', nova animação da Pixar, que por si só já é sinônimo de alta qualidade.

Apresentado como uma continuação de 'Monstros S.A.', o filme tratra-se de um prequel, mostrando como iniciou a amizade entre Mike Wazowski e James P. Sullivan, nos tempos de Universidade. É o primeiro prelúdio de uma animação da Pixar.



Dirigido pelo estreante Don Scalon, que também colaborou no roteiro, mas com a perceptível qualidade de Jonh Lasseter. O filme mostra a dupla inseparável de 'Monstros S.A.', mas apresentando divergências ocorridas entre eles.

Enquanto no filme anterior, os personagens principais tinham que lidar com o novo (o mundo da Boo), nesse filme eles passam a conhecer a si próprio, apresentando uma realidade vivenciada por muitos adultos (a universidade) mas com identificação para qualquer criança.

Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, com muita força de vontade e na busca de realizar um sonho, porém não é muito assustador. Já Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto, mas perseguido pela sombra de seu famoso pai

O início do filme, nos mostra Mike numa excursão da escola à sede da 'Monstros S.A.', empresa especializada em sustos à crianças humanas, até então conhecido como principal gerador de entergia para o mundo dos monstros. Já somos cativados desde o início.


Para realizar seu sonho, Mike decide que vai ser um assustador profissional e resolve estudar para isso. Essa mensagem se bem assimilada pelas crianças que foram ao cinema, e aproveitada pelos pais na educação de seus filhos, já vale todo o investimento do filme.

Ao entrar na Universidade, Mike se depara com o mais diverso tipo de monstros. Aqui, pode-se aproveitar para dar um recado aos adolescentes, que muitas vezes ingressam numa universidade sem saber o que lhes espera, e ao se deparar com a nova realidade, muitos acabam seguindo caminhos que não estavam nos planos dos pais.


Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

As disputas olímpicas e a convivencia com a equipe Oozma Kappa (O.K.), rendem momentos bem cômicos, em especial as participações que envolvem a mãe de um dos monstros...

Mike e Sulley se conhecem e se tornam inimigos, veem a convivência melhorar, tem que trabalhar em equipe, mas aquele ainda tem que lidar com o orgulho e este com uma mentira que por pouco não coloca tudo a perder.

Todo desenho e animação é de muita qualidade, haja vista o selo Pixar. A animação mostra o mundo humano como um lugar sombrio, enquanto que o mundo dos monstros é repleto de cor e alegria...


O roteiro não fica se esforçando para criar referências a 'Mostros S.A.', mas acaba fazendo naturlamente. Os créditos finais, nos levam ao início de 'Monstros S.A'., mas a história contada em 'Universidade Monstros' funciona perfeitamente isoladamente.

Vejam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar