quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Filme: Aviões

 
Na noite do dia 18 de setembro de 2013, fui com a família ao Shopping Via Sul ver 'Aviões' no Centerplex Cinemas.

Com Produção Executiva de John Lasseter e Roteiro de Jeffrey M. Howard, a nova animação da Disney segue a mesma linha de 'Carros', sendo um spin-off deste uma vez que somos imersos no mundo apresentado nesta animação da Pixar. O diretor Klay Hall cumpre seu papel e nos entrega uma animação decente. Porém, fica a sensação que o filme foi feito para vender brinquedos... Até continuação ele já tem...

Logo no início somos apresentados a Dusty, um simpático avião que sonha em competir como piloto e participar de corridas internacionais, ao lado de alguns dos mais famosos competidores. No entanto, Dusty é um avião que trabalha pulverizando plantações e não foi projetado para competir e, além disso, tem medo de altura e a própria composição da carroceria impedem que esta vontade se torne realidade.

Sabendo do sonho do amigo, Chug, um caminhão de combustível o incentiva a se inscrever nas classificatórias. Dusty fica em sexto lugar, sendo que apenas os cinco primeiros se classificariam. Após um dos competidores serem eliminados, Dusty com sorte de iniciante é convocado para a competição de volta ao mundo.

Junto com Chug, parte então para pedir a ajuda de Skipper, um reservado avião, veterano da Marinha, que devido a um acidente no passado, não consegue mais voar. Após muita insistência, Skipper aceita ser o mentor de Dusty nesta empreitada e o ajuda a enfrentar o atual campeão da corrida. A coragem de Dusty é colocada em um teste definitivo enquanto ele tenta atingir alturas que nunca sonhou alcançar, dando a um mundo fascinado a inspiração para alçar vôo.

O filme tem uma série de lições para os pequenos, abordando questões acerca de preconceito, conquista, mentiras, além de várias atitudes altruístas mostradas ao longo do filme, que servem de inspiração para pequenos e grandes. A comparação com 'Carros' é inevitável, até alguns personagens são parecidos.

Para quem gosta de aviação, os aviões do filme são todos modelos existentes na realidade. Dusty, o personagem principal, é um "Air Tractor AT-402", Skipper é um "Chance Vought F4U Corsair" e El Chupacabra é um "Gee Bee R-1". Até aviões brasileiros surgem na tela, o problema fica por conta da dublagem de Ivete Sangalo, mas até isso dá pra relevar...

Os efeitos apesar de simples, cumprem bem seu papel. A trilha sonora é muito boa. O compositor Mark Mancina já trabalhou em outras produções da Disney, como o excelente 'Rei Leão' (1994) e 'Tarzan' (1999). Apesar de não ter nada original, é um ótimo entretenimento para pais e filhos.

Segue o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar