quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Filme: Invocação do Mal


Na noite do dia 19 de setembro de 2013, estive no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi vendo com a minha prima Pepe o filme 'Invocação do Mal'.

Quando um filme de terror é muito bem falado, pode-se ter certeza de que se trata de um bom filme. É o caso de 'Invocação do Mal', dirigido por James Wan que fez um sucesso enorme de público nos EUA e está chamando a atenção também aqui no Brasil.


Resumo o filme em aterrorizante. Fazia tempo que não sentia tanto frio dentro de uma sala de cinema... E isso não quer dizer que o ar-condicionado estava muito forte, mas que o filme provocou uma sensibilidade (arrepios) que faziam com que o frio fosse mais intenso. As cenas apavorantes permeiam todo o filme.

A história se passa em Harrisville, Estados Unidos, quando uma família (do casal interpretado por Ron Livinston e Lili Taylor, e suas cinco filhas) muda para uma casa nova . Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos, como a morte do cachorro começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe que fica preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo, achando ser problema de falta de ferro no sangue.

Após vivenciarem uma sequência de sustos, que envolvem, sonabulismo, estranhos aparecimentos de espíritos, sons assustadores, queda de quadros, etc, o casal decide procurar ajuda de um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga). A princípio, eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, com a insistência de uma mãe desesperada, eles aceitam fazer uma visita ao local, e descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali.

Com isso, começa uma brincadeira de 'caça-fantasmas', com intuito de colher provas, para convecer a igreja local a enviar um padre para exorcizar os demônios. O casal investigador precisa descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Todo o elenco está muito bom em tela, dando 'alma' a seus personagens e atuando com uma veracidade rara em filmes deste gênero. A atriz Vera Farmiga contou com a ajuda da verdadeira medium Lorraine Warren, que auxiliou na preparação do longa-metragem. Sua personagem está incrível! Patrick Wilson, que já havia trabalhado com James Wan no terror 'Sobrenatural', mostra uma sintonia em tela, uma vez que trabalhou num filme que também trazia um casal morando em uma casa junto com espíritos do mal.
O fator 'Baseado em fatos reais' funciona perfeitamente ao tornar tudo mais crível. Os créditos finais mostrando as fotos dos envolvidos corroboram esta percepção. Todos os eventos mostrados no filme, ocorreram com a família Perron na cidade de Harrisville, em Rhode Island.

Apesar das lembranças dolorosas, Roger Perron e suas cinco filhas foram ao local das filmagens de 'Invocação do Mal', o que deu mais veracidade as gravações. As sequências do lar de Ed e Lorraine Warren foram filmadas em uma casa de verdade, decorada pela designer de produção Julie Berghoff com um tapete e papel de parede que remetem aos anos 70. Tudo isso mostra o cuidado da produção aos detalhes, que tornam o filme ainda mais apavorante.

Orçado em US$ 13 milhões, o filme tem arrecadado muito dinheiro nos EUA e ao redor do mundo. O coloco no mesmo patamar de 'O Exorcista' e 'O Exorcismo de Emily Rose'. Altamente recomendado para os que gostam de sentir medo. Os que rejeitam esse tipo de filme, passem longe...

"Deus e o diabo existem, cabe à você decidir a quem vai seguir.".
Vejam o trailer:


Um comentário:

  1. Ótimo filme.

    http://gatosmucky.blogspot.com.br/2013/11/harrisville-1973.html

    Abraço.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar