terça-feira, 15 de outubro de 2013

Filme: Gravidade


Na noite do dia 15 de outubro de 2013, vi com o Henrique no UCI Cinemas, o filme 'Gravidade', longa mais elogiado do momento.
Alfonso Cuarón costuma realizar excelentes filmes. Foi assim sua participação na franquia Harry Potter e com o espetacular 'Filhos da Esperança'. Nessa sua nova empreitada, teve que enfrentar grandes problemas, tanto que a produção demorou 6 anos para chegar as telonas. Estava fadado ao fracasso, mas para surpresa de muitos desde que abriu o Festival de Veneza 2013, tem recebido excelente críticas e é quase unanimidade de público que o tem como um excelente filme. Já é um forte candidato as premiações, inclusive ao Oscar 2014.
A ficção de sucesso narra o desespero da viagem espacial do experiente astronauta Matt Kowalski (George Clooney), que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.
O elenco se resume aos dois atores. Ambos estão muito bons. Originalmente, Angelina Jolie foi escalada para o papel, mas não decidiu continuar. Muitas atrizes de hollywood fizeram testes, como Natalie Portman, que recusou o papel um pouco antes de anunciar que estava grávida. Após muitos testes, Sandra Bullock foi escolhida para o papel. Robert Downey Jr. seria o intérprete do personagem que ficou com George Clooney. Downey Jr. deixou o papel por incompatibilidade com o estilo de atuação necessária para a produção.

Um treinador ajudou Sandra Bullock a aprender a se movimentar lentamente. A grande dificuldade da atriz foi em mover o corpo em um rítimo mais lento do que a fala. Por sinal o corpo da atriz está lindíssimo! A equipe de efeitos visuais desenvolveu um sistema com cabos, operados manualmente ou por controle remoto, para criar a ilusão de flutuação. Deve ganhar indicações técnicas ao Oscar.
No entanto, tenho problemas com filmes nos quais eu crio uma grande expectativa. Gravidade é excelente, mas não é a última coca-cola no deserto como muitos o têm tido. É um excelente drama de ficção, com alto conteúdo filosófico, mas não merece tantos elogios quanto os que tenho visto. Recomendo, mas vá sem grandes expectativas para ser surpreendido.

Vejam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar