quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Curta: Eletrodoméstica (2005)

Após ver o belíssimo filme 'O Som ao Redor', fui pesquisar a filmografia do diretor Kléber Mendonça Filho e encontrei o curta 'Eletrodoméstica', que é praticamente um curta de 'O Som ao Redor'.

Essencialmente, é um filme sobre sexo, controle e prazer no Brasil dos anos 90. Escrito em 1994, mas filmado em 2004, o curta mostra a relação que uma dona de casa tem com os eletrodomésticos. Alguns podem achar um tanto quanto pejorativo, mas eu não tive essa opinião... Apesar de lamentar a personagem chegar a tal ponto, me preoucupo mais com o que levou a ela chegar aquele ponto.

Vejam o curta:

Eletrodoméstica (2005, 22') from Kleber Mendonça Filho on Vimeo.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Filme: O Som ao Redor


Na noite do dia 30 de janeiro de 2013, após um dia comum de trabalho, uma corrida leve, e um tempo agradável ao lado da família, fui ao cinema já no calar da noite para ver o filme nacional 'O Som ao Redor'.

Já vinha lendo muitos comentários interessantes sobre esse filme. Seu diretor já foi crítico de cinema, o filme entrou numa lista dos 10 melhores de 2012 do The New York Times, ganhou prêmio de Melhor Filme Latino na 3ª edição do Prêmio Cinema Tropical, 2º melhor filme de estréia nos EUA segundo o Indiewire, sem falar que o filme foi o ganhador do Festival do Rio 2012...


O filme é intrigante. Aguça a nossa curiosidade o tempo todo. Uma verdadeira invasão de privacidade. Me senti como se estivesse numa janela brechando o vizinho... Até reunião de condomínio tem no meio do filme...

No início algumas imagens antigas, que mostram o contraste com a realidade atual. O filme acompanha as transformações que ocorrem com os moradores de um bairro classe média da zona Sul do Recife, quando um grupo de milícia da polícia chega ao lugar para oferecer segurança em troca de pagamento.


Clodoaldo (interpretado pelo sempre excelente Irandhir Santos) é o líder da milícia e que muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão.




É interessante que os personagem se cruzam o tempo todo, mas não possuem uma relação específica entre si. Exceto os familiares do Seu Francisco, com maior destaque para João (Gustavo Jahn), Tio Anco (Lula Terra) e o garoto Dinho (Yuri Holanda).


Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho... Essa personagem foi a que mais chamou minha atenção no filme e me fez refletir.

Ela é dona de casa, mãe de dois filhos, mas que não recebe a devida atenção do Marido. Com isso, ela não consegue dormir bem à noite, e acaba se entregando ao vício do cigarro e outras drogas, e pasmem: ela usa a máquina de lavar para obter prazer...


Apesar de cenas cômicas, o filme é um drama, carregado de cenas de suspense, como a menino visto passando rapidamente de relance numa porta aberta, a chuva de sangue, o sonho da filha da Bia, ou até mesmo o mergulho entre os tubarões... Percebi até uma certa crítica a diferença de classes. Por exemplo, as empregadas, tem destaque ao longo de todo o filme, que cita também descaradamente o coronelismo, que ainda impera nos dias atuais...

O três atos do filme estão muito bem divididos nos capítulos Cães de Guarda, Guardas Noturno e Guarda Costas. Muito didática essa forma de apresentação. Achei sensacional a idéia. Todos os atores estão muito bem. O sotaque nordestino, apesar de mal visto pelos sulistas, não incomoda.

 O grande destaque do filme é a edição de som, tanto que o nome do filme é 'O Som ao Redor', haja vista que ele é o personagem principal da trama. Somos sempre apresentados aos ruídos e barulhos que estão no entorno dos personagens do filme. Seja o cachorro do vizinho, uma batida no trânsito, buzinas, o barulho do elevador, da chuva, das árvores, etc.


Apesar de ter gostado do filme, confesso que ele é difícil, de modo que não agradará o público como um todo, que sempre espera uma história com começo, meio e fim. Nesse sentido, o filme não termina. E já falei o quanto gosto de filmes que deixam o final em aberto para cada espectador tirar suas conclusões. Me lembrou e muito o final do iraniano 'A Separação'.


O filme é instigante ao extremo. Recomendo, lamentando o fato do filme ter tão pouco espaço no circuito comercial. Com poucas cópias, aqui em Fortaleza estreiou dia 25 de janeiro, num horário extremamente incoveniente... Vejam o trailer:

Trailer: O Homem de Aço


Na noite do dia 30 de janeiro de 2013, tive o prazer de ver na tela grande o trailer de 'O Homem do Aço'. Já falei e repito, prefiro ser surpreendido com um trailer no cinema, do que vê-lo na tela de um computador, sem a qualidade de áudio e vídeo que um cinema proporciona.


O filme será a mais nova aventura do Superman, que terá como antagonista principal o General Zod, e não o Lex Luthor como de costume. Henry Cavill foi o escolhido para dar vida ao herói, enquanto que a linda Amy Adams será a mocinha Lois Lane. Os grandes atores Russell Crowe e Kevin Costner interpretam os pais do herói, Jor-El e Jonathan Kent. A direção é de Zack Snyder e a produção de Christopher Nolan. Precisa de mais motivo para ficar ansioso pela estréia? Então veja o trailer:

Carteira Estudantil 2013

Na tarde do dia 30 de janeiro de 2013 dei entrada no processo de Carteira Estudantil 2013.

Tive que ir na Etufor, e protocolar o pedido, mas creio que será mais ágil que depender do Diretório Central do Estudante.

Espero no final de março já estar com minha carteira 2013.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Matrícula 2013.1

Nesse início de ano, tive que mais uma vez me matricular nas disciplinas do curso de Administração em Gestão Pública. Como neste semestre viajarei para São Paulo, faltaria aulas de duas disciplinas, então me matriculei em apenas 4 cadeiras. Estou no 5º semestre, mas como aproveitei algumas disciplinas, e acabei perdendo a de Direito que não estava habilitado para matrícula no semestre passado, está tudo uma bagunça.. São elas: Auditoria e Controlodoria (do 6º semestre estou antecipando), Gestão de Pessoas no Setor Público, Planejamento e Programação na Administração Pública e Seminário Temático IV: TCC.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Série Resoluções 2013: Eu Resolvo Ser Uma Pessoa Que Honra


Na tarde/noite do dia 27 de janeiro de 2013, estive no quarto e melhor Culto da IBC neste ano. Cheguei um pouco atrasado, e o louvor já havia iniciado. Entre as canções, destaque para 'Reina' (sempre no cast do louvor da IBC) e a clássica 'Consagração'.

Estava com meu filho de colo em função do pontapé inicial do Geração Futuro. Ficar com ele no culto requer uma certa capacidade de entretê-lo, então, recorremos a pipoca da cantina. O Nelson trouxe alguns avisos (ISO 2013, vigília de oração, sábado da liderança, summit 2ª edição e pontapé do GF) e fez uma leitura em Filipenses 4, antes de orar pelas ofertas. Quem roubou a cena foi o vento, que fez questão de ficar levando os papéis que o Nelson lia...

Após o ofertório, que foi acompanhado por mais um lindo hino com o instrumental do louvor, Daniel Almeida cantou uma canção de sua autoria chamada 'Compromisso', e então o Pr. José Edson subiu ao púlpito para ministrar a palavra.

Foi feita a leitura e Gênesis 24 e falou sobre honra, citando o exemplo do servo de Abraão, que honrou seus compromissos, as pessoas com quem ele lidou e principalmente a Deus. Os pontos altos da sua homilia, foi quando honrou ao Daniel Almeida, líder do ministério de louvor da IBC, pedindo inclusive para entoar novamente a canção 'Compromisso'.

Quebrando o protocolo do culto, o Pr. José Edson deu uma de Raul Gil, e citou algumas pessoas a quem devemos tirar o chapéu. Foi quando inclusive mostrou fotos de sua esposa e do início de seu relacionamento, e a convidou para subir ao palco e receber um beijo e um buquê de flores. Confesso que me emocionei e enchi os olhos de lágrimas.

Mesmo com meu filho fazendo suas estripulias em meu colo e no da minha esposa, não consegiu tirar nossa atenção da palavra. Fiquei receoso apenas dele atrapalhar as pessoas que estavam ao nosso redor, mas um casal que estava exatamente atrás de nós aceitou a Jesus quando o apelo foi feito. Glórias a Deus! O culto foi uma benção. Marcante, emocionante, inesquecível. Eu e boa parte dos que ali estiveram, certamente irão honrar a muitos esta semana...

Missão Possível!

Na manhã do dia 27 de janeiro de 2013, estive com a família no Pontapé Inicial do Geração Futuro em 2013, atendendo ao chamado de Deus para servir e para de certa forma retribuir o que tenho usufruido do GF desde que passei a congregar na IBC.

Existe uma demanda por voluntários no Ministério Infantil da IBC, mas como sabemos que “A seara é grande, mas pouco são os ceifadores…” (Mateus 9:37), nos dispusemos a servir da maneira que Deus assim quiser e permitir.

A primeira grande dificuldade, seria o Pedro Sahel. Mas creio que ele não será empecilho. Existem várias áreas no GF em que podemos servir. Escolhemos a demanda mais necessária: Líder de PG. Por sinal fui o único homem disposto, ao menos entre os voluntários pela manhã...

Houve um bate-papo conduzido pela Patrícia, onde ela apresentou a função e deu algumas recomendações. Semana que vem começa o desafio em si. Estamos cheios de expectativa e cremos que será muito gratificante!


sábado, 26 de janeiro de 2013

Filme: Jack Reacher - O Último Tiro

Na noite do dia 26 de janeiro de 2013, fui ao UCI ver o filme 'Jack Reacher - O Último Tiro'.


A melhor definição do filme, foi dada por Fábio Barreto no Rapaduracast quando disse que Jack Reacher é o Tom Cruise, fazendo 'tomcruisisses'. Ou seja, um típico filme de Tom Cruise. Ele em sua zona de conforto, atuando no piloto automático. Isso não significa que seja algo ruim, só mostra que o ator já criou um estereótipo. Jack Reacher seria um espécime do tipo Jack Bauer, Jason Bourne, James Bond. Porém diferente de todos eles. Sendo mais uma adaptação de livro para o cinema. Este personagem possui quase 20 títulos escritos por Lee Child. Este é baseado no 9º livro, "Alerta Final".

O filme inicia com um crime brutal foi cometido contra cinco pessoas ao mesmo tempo e um atirador de elite, veterano de guerra, foi acusado pelos assassinatos sem muita chance de defesa. Durante o interrogatório, ele cita apenas o nome de Jack Reacher, um ex-combatente com inúmeras condecorações, dado como desaparecido para o governo e autoridades.

Do nada, ele aparece e a advogada do acusado, faz com que ele decida investigar por conta própria o tal mistério. Sua teoria é que existe uma ligação entre as mortes e o verdadeiro responsável tem outros interesses, procurando desviar a atenção. Só que Jack não desiste da verdade e tem um jeito especial de fazer a sua justiça, doa a quem doer.


O roteiro, até que é inteligente, mas do segundo ato do filme em diante, o filme se torna muito longo, a após o excelente início o filme se perde do meio por fim... Os métodos utilizados por Jack Reacher são bem peculiares, e eu diria que ele tem muita perspicácia, dosada com a urgência do Jack Bauer, a inteligência do Jason Bourne e a elegância e do James Bond. Ou seja, é um arquétipo comum. Não recomendo o filme, não por ser ruim, mas por ser mais um... O filme tem uma reviravolta de certa forma previsível

Vejam o trailer:

50 anos da tia Sandra

Neste dia 26 de janeiro, a Tia Sandra completou 50 anos de vida.

Para comemorar, juntamos a família e alguns vizinhos e amigos para festejar na casa da Erô. A Vaninha providenciou bolo e salgados, eu levei esfihas e batatas recheadas e fizemos a surpresa!

Foi uma festa simples, mas feita com carinho, pois a tia Sandra merece todo amor do mundo, uma vez que ela sempre está disponível para ajudar a todos.

No centro da cidade...

Na manhã do dia 26 de janeiro de 2013, estive no centro da cidade com a Mariana e a Simone. Não gosto de andar no centro, mas para economizar, tivemos que fazer o sacrifício.

O motivo, são os preparativos para o segundo aniversário do Sahel. Desde o início do ano, estamos planejando a sua festinha. Já encomendamos as lembrancinhas, contactamos o palhaço para animar a festa, sondamos o local da festa, já inclusive pedi para o Sidney elaborar o esboço do convite...

Pois bem, hoje, fomos ver os doces e os brinquedinhos que iremos colocar nas lembrancinhas. Além dos brindes para sorteios e de ítens da decoração... Detalhe para as moedinhas dos cofres do Sahel, que utilizamos para comprar boa parte daquilo que adquirimos. E ainda ficaram faltando os doces (bombons, pirulitos, chicletes) que compraremos apenas próximo da festa...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Planejamento 2013 do Pequeno Grupo


Na noite do dia 23 de janeiro de 2013, estive reunido com o Josias, líder do nosso Pequeno Grupo, para fazermos um planejamento de nossas atividades em 2013. Antes disso, a Cristiane nos serviu um lanche (sanduiche de queijo com requeijão e suco de maracujá) e o Josias me apresentou ao Sistema de Pequeno Grupo da IBC.

Lá, tivemos a oportunidade de solicitar a inclusão de novos membros para o grupo, e de escrevermos nossa missão e objetivos como PG.


Nossa missão nada mais é do que uma extensão da Missão da IBC: Amar a Deus sobre todas as coisas, amar ao próximo e proclamar Jesus ao mundo.

Nosso objetivo é: multiplicar este grupo no prazo de 12 meses (janeiro/2014). Para isso aceitaremos novos casais, independentemente das diferenças, levando em consideração apenas a localização geográfica para facilitar a logística das reuniões.

Nosso grupo está pautado nos seguintes valores:
1. Oração: Em todos os momentos agradecer e adorar por tudo que Deus tem feito em nossas vidas e pelo o que Ele é.
2. Honestidade: Transparência e autenticidade na comunicação, falando sempre a verdade em amor. 
3. Segurança: Todos os assuntos tratados no PG devem ser confidenciais e não devem ser repetidos em lugar nenhum.
4. Prestação Contas: tanto a nível financeiro (caixinha do grupo), quanto no nível comportamental.
5. Planejamento: Primar pela organização em nossas atividades.

Em nossas reuniões haverá orações, louvores, estudo da palavra e partilha. Mensalmente, estaremos celebrando Santa Ceia. As crianças serão bem-vindas em nosso meio. Caso seja necessário, programaremos atividades específicas para as mesmas. Na ausência de um dos cônjuges, o outro é bem-vindo a reunião, não sendo necessário ausentar-se em função disso.

Além disso, pretendemos realizar Atos de Compaixão ao longo do ano. Iniciaremos nossas atividades dia 25 de janeiro, se reunindo na casa do Gledson e da Isabela e faremos um rodízio seguindo para a casa do Ronald e da Mariana, do Josias e da Cristiane e encerrando o ciclo na casa do Rodrigo e da Carol.

No final de nossa reunião, ainda fui apresentar o local do Retiro 2013 para a Cris, e nos deparamos com a foto da Júlia no site do Haras Hotel Fazenda. Em seguida, ela se mostrou interessada no meu Blog e fiz a devida apresentação, assim como ao Renovo Baby (Blog do Sahel). Com isso acabei chegando tarde em casa...

Que Deus abençoe nossos planos e nos ajude em nossa missão.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Filme: Django Livre


Na noite do dia 21 de janeiro de 2013, estive com os amigos Marcos Barbosa e Obede, no UCI Cinemas vendo 'Django Livre', novo filme do Tarantino. O grande problema foi que o ar condicionado da sala de cinema não suportou a lotação, de modo que mais parecia uma sauna. Tenho me irritado frequentemente nas sessões que tenho visto no UCI Cinemas...


Estava acompanhado também de Fandangos, água de coco e chocolate.Vamos ao filme: Django (Jamie Foxx) é um escravo cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz atuando de forma exuberante! Só não o vejo como protagonista...). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.

Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, mas os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.
A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de "Candyland", uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência.

A trilha sonora é impecável. O visual arrebatador, a ironia e humor negro permeia todo o filme. O mesmo faz jus a todas indicações ao Oscar. Porém não creio que leve o prêmio de melhor filme. Talvez ganhe roteiro original e fotografia...

Vejam o trailer, e passem três horas no cinema desfrutando desse ótimo filme.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Série Resoluções 2013: Eu Resolvo Servir

Na tarde do dia 20 de janeiro de 2013, estive com a família no terceiro culto do ano, acompanhando a Série Resoluções 2013, desta vez resolvendo servir.

Chegamos cedo e enquanto a esposa pegava a senha do Geração Futuro, eu conversava com o Joares sobre assuntos diversos. Meu filho dormia, e felizmente consegui deixá-lo rapidinho no Lilás. Era o último dia de semestre no GF, então alguns  voluntários estavam se despedindo, de modo que achei eficiente o procedimento de recepção, inclusive já sendo utilizado o leitor óptico dos novos crachás. Semana que vem tem pontapé inicial do GF. Eu participarei apenas do próximo pontapé, pois servirei no Lilás e ainda não posso, pois meu filho está lá!

Os louvores foram ministrados pelo Daniel Costa, entre eles, 'Seguirei Teus Passos'. Gosto muito dessa variação que a IBC faz entre o Daniel Almeida, o Orlando Neri e o Daniel Costa. Sem falar na diversidade de instumentos, vocais, etc.

O Pr. José Edson trouxe alguns avisos, falou sobre o Summit que aconteceu e sobre a 2ª edição que acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro. Então houve o momento de ofertas. Destaque para o hino entoado pelos músicos.

Então o Nelson subiu ao palco com a Deive e fizeram uma recapitulação do que já foi ministrado até aqui na Série Resoluções 2013: Primícias e Escolhas. Então convidaram alguns irmãos a testemunharem decisões tomadas já este ano. A platéia estava tímida, mas alguns irmãos falaram acerca de suas decisões.

O louvor 'Usa-me' foi ministrado pelo Daniel Costa e o Nelson Massambani retornou ao palco para ministrar sobre a resolução servir. Foi lido o texto de Filipenses 2:5-8. Ficou claro que queremos ser servidos, inclusive um vídeo mostrou essa perspectiva. Então foi mostrado o exemplo de Jesus e como servir (com amor, para glorificar a Deus, com os dons que Deus nos deu e onde estivermos).

A Deive voltou ao palco para falar sobre o 'Carnaval com qualidade ISO 2013', uma programação social muito bacana que a igreja está organizando. Infelizmente não poderei participar, pois estarei no retiro espiritual da Igreja Cristã O Senhor é a Nossa Bandeira.

O culto foi encerrado com a leitura de Marcos 10:35-45, seguida pelo apelo, onde algumas vidas confessaram a Jesus. Louvores nos despediram da tenda, e de mais um culto abençoado. Impossível sair de um culto como este, sem o desejo de servir em alguma área.


sábado, 19 de janeiro de 2013

Clube do Livro - Fortaleza

Na noite do dia 19 de janeiro de 2013, estive na Livraria Cultura participando do primeiro encontro do Clube do Livro em Fortaleza. Cheguei um pouco depois das 18h, mas ainda consegui aproveitar um pouco do evento.

Normalmente conhecido por reunir pessoas em torno de uma discussão sobre um livro só, o Clube do Livro de Fortaleza tem uma proposta um pouco diferente. A cada edição, dois convidados apresentarão dois títulos lidos recentemente. Um mediador guiará a entrevista de acordo com os livros que forem apresentados.Um evento simples, pensado para curiosos do universo literário e amantes dos livros.

Os convidados do dia 19/01 foram:

1. Dmitri Gadelha, formado em História pela Universidade Federal do Ceará, professor, jogador de RPG desde sempre e um dos criadores do blog Vila do RPG. Como um bom leitor de fantasia, horror, terror e ficção científica, pode-se esperar que ele apresente uma boa aventura literária.

2. Marina Solon, estudante de Jornalismo que deixa praticamente toda sua bolsa-estágio nos caixas das livrarias. Leitora compulsiva e também viciada numa boa conversa, criou o blog Mosaico como forma de trocar ideias sobre literatura. Encantada por prosa, mas torce o nariz pra poesia.

Os convidados foram guiados por Raphael Santos, criador do blog Iradex e apresentador do vlog homônimo sobre cinema, literatura, games e HQs. Lê desde quando pensava ser o Homem-Aranha o seu próprio vizinho. O Clube do Livro de Fortaleza é um projeto com o apoio da Livraria Cultura e dos blogs Iradex e Modo Meu.
No final, ainda cumprimentei o Ph e ganhei um bem casado, e um envelope contendo um agradecimento bem bacana. Pretendo estar presente nos próximos!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

The Global Leadership Summit 2012 em Fortaleza


Entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2013, estive participando do The Global Leadership Summit 2012, evento organizado pela Willow Creek, uma das maiores igrejas do mundo, que investe muito em capacitação da liderança.

No evento organizado em Fortaleza pela Igreja Batista Central (IBC), resultado de uma parceria entre a Willow Creek Association, a Sepal e a IBC, visa capacitar a liderança cearense com conhecimento, direcionamento e aperfeiçoamento na área. São exibidas em telões, vídeos com sessões do Summit, a fim de inspirar públicos de interesse e também o núcleo da liderança permitindo que os participantes venham a experimentar um pouco do Summit.

 

Na noite de quinta-feira, dia 17/01/2013, ao chegar na Faculdade 7 de Setembro (FA7), recebi o material de apoio. Ao entrar no auditório, estava sendo exibido um show do U2!!! Muito bom para recepcionar o público... O evento iniciou de forma muito criativa, com o cordel Sâmite, mostrando de uma forma bem típica o que é o Summit. Em seguida, Orlando Neri ministrou louvores na safona, entre eles 'Coração Nordestino', mantendo o clima regional proposto inicialmente. Então houve a primeira palestra, com Bill Hybels falando sobre novas visões da fase atual de seu ministério e liderança. No final, o Pr. José Edson fez um fechamento, houve o sorteio de um livro do palestrante e um coffee break (lotado!). A segunda palestra, ministrada pelo Patrick Lencione que ministrou sobre saúde organizacional. O Aristides fez um belo resumo no final, e ainda houve sorteio de mais um livro.

Na noite de sexta-feira, dia 18/01/2013, ao adentrar no evento estava tocando Coldplay. O momento de louvor foi ministrado pelo Daniel Costa, que cantou 'Meu Alvo' do Kléber Lucas, 'Seguirei Teus Passos' e a linda canção 'Família', ambas do Daniel Costa. Destaque para o belíssimo vídeo exibido junto da canção 'Família'.[veja aqui]. Então subiu ao palco a Val, para apresentar o quarto palestrante, então ouvimos as palavras de Condolessa Rice seguida de uma entrevista. No final a Val fez um fechamento, mas a palestra foi um pouco difícil, seja pelos termos utilizados, ou pela distância da liderança exercida aqui, para uma ex-secretária de estado. Sorteio de CD's do Daniel Costa, coffee break, network, e fomos para a palestra presencial com o Pr. Armando Bispo, que falou sobre o 'Equilíbrio da Alma'.

No sábado, cheguei no início dos louvores entoados pelo outro Daniel, o Almeida. 'Paz e Comunhão' do Gladir Cabral, 'Pra Cima Brasil' e 'Em Nome da Justiça' ambas do João Alexandre. Nem preciso dizer que as músicas tinham tudo haver com o evento... Então sobe ao palco o Sr. Edenilton Soárez, da FA7 que apresentou e concluiu a palestra de Jim Collins, que em minha opinião foi a melhor do evento. Em seguida um coffee break light (com frutas!). Em seguida a Síria apresentou a palestra da Pranitha Timothy e na conclusão falou um pouco sobre os trabalhos do Celebrando a Restauração. Esta palestra foi a mais tocante no sentido emocional. Encerramos este momento com a oração da serenidade.



Posteriormente ouvimos a canção 'O Meu Querer' do Paulo Cesar Baruk. Foi quando o Pr. Costa Neto, da Comunidade Cristã Videira suiu ao palco, convidou a platéia a fazer alguns exercícios e apresentou Craig Groeschel, um monstro, segundo ele. E realmente a palestra do Craig foi muito interessante... A seguir, houve um intervalo para o almoço. Foi quando já peguei meu certificado.



Às 14:30h pontualmente iniciou-se mais um momento de louvor com Orlando Neri, que tentou animar a platéia e espantar o sono verpertino.'Louvai ao Senhor' do Gerson Ortega, 'Alegria do Senhor' do Amaurilio Fontenele e 'Compaixão' de Danni Distter. Houve mais uma peça teatral sobre o problema dos '17 apartamentos' para repartir para os 3 filhos do falecido... Foi quando o Marcelino, da diretoria do M. Dias Branco apresentou o entrevistado William Ury. Em minha opinião foi a maior decepção do evento, pois não obstante ser um autor conhecidíssimo, foi a palestra mais 'brochante'... Deu sono... Posteriormente houve uma oportunidade de ofertarmos, quando a Val do Summit orou e narrou episódios do evento no Paquistão... No coffee break da tarde, teve sorvete e picolé! Posteriormente o último momento, com nova palestra do Bill Hybells, que nos incetivou a orarmos diariamente a oração abaixo. Por fim, o encerramento com John Ortberg falando acerca de Jesus, o maior líder que já existiu.


Devido a lotação desta edição e a grande procura, haverá uma segunda edição nos dias: 21 e 22 de fevereiro, das 19h às 22 horas, e 23 de janeiro, das 9h às 17h30min no Auditório da  FA), na Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 1385, Luciano Cavalcante. Inscrições no site do evento (www.summitbrasil.org) ou no  Colégio Kerigma (R. Tibúrcio Frota, 1530, Dionísio Torres), das 8h às 12h e das 14h às 17 horas. Valor da inscrição: R$ 90/ R$ 80 (grupos a partir de 10 pessoas). Informações ao público: 3444.3600.

Esse post não é um resumo do que foi o Summit Fortaleza. É apenas uma narrativa para relembrarmos cada momento precioso vivido nesses dias. Fiz várias anotações, aprendi muito e ainda tenho alguns exercícios da apostila para fazer e aumentar ainda mais meu aprendizado. Recomendo para líderes cristão que tenham interesse em desenvolvimento nessa área.

Segue um vídeo, com trechos da edição 2011.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Série Resoluções 2013: Eu Resolvo Fazer a Vontade de Deus

Na tarde do dia 13 de dezembro de 2012, estive em mais um culto na IBC. Chegamos cedo, lanchamos, mas houve uma certa dificuldade em deixarmos o Sahel no Geração Futuro. Os motivos foram dois: a troca de crachá, e a escassez de voluntários, especialmente em função do Radical Extreme, atividade que envolveu muitos dos adolescentes que são voluntários.

Esteve visitando a IBC neste dia, os amigos Mariana e Jardel e Gledson e Ana Tércia, que por estar visitando, sofreu ainda mais para deixar o Artur no GF... Eu fiquei ainda um bom tempo por lá para tentar ajudar, mas foi difícil...

Quando cheguei enfim ao templo, já havia terminado os louvores, e o Aristides já encerrava os recados. Como o microfone perdeu o áudio, sabiamente improvisou-se um momento de oração pelas ofertas. Em seguida, o Jones subiu ao palco para fazer um último convite para o Summit. Novamente foi mostrado um vídeo sobre o evento que estarei participando nesta semana.

Foi cantado mais um louvor sobre fazer a vontade de Deus, tema da pregação. 4 vozes femininas afinadíssimas, que mais pareciam um coral, tamanha a perfeição do coro.

Por fim, subiu ao palco o Pr. Alcimou que transmitiu o recado de Deus, a respeito das escolhas que fazemos em nossa vida.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Churrasco no Geovane!

Na noite do dia 12 de janeiro de 2012, estive na casa do Geovane e da Velane para comermos um churrasco e tratarmos de nossa viagem a São Paulo. Esteve também presente o Valdemir e a Verônica.

Comemos Fraldinha, Maminha e Linguiça Toscana, acompanhado de arroz e farofa. Foi uma noite de comunhão e de boa comida.

1º aniversário do Clube das Mamys


No fim da tarde do dia 12 de janeiro de 2013, estive com a família na Livraria Cultura participando da comemoração de 1 ano do Clube das Mamys. Para quem ainda não conhece, esse clube é uma reunião mensal tratando sobre assuntos de interesse de pais e mães que se preoucupam com a educação e desenvolvimento dos seus filhos. Somos frequentadores assíduos!



E para festejar o aniversário, teve chapéu de aniversário, lembrancinha, balões e muita música, com mais uma animada apresentação da Orquestra Palhaçal. Isso sem falar nos brindes e prêmios! Ganhei 2 semanas de academia! Mês que vês estaremos lá novamente! Será dia 16 de fevereiro e assunto será 'Desenvolvimento Infantil'.

Filme: Detona Ralph

Na tarde do dia 12 de janeiro de 2013, acompanhado do Sahel e do Saulo, vi o filme 'Detona Ralph', nova animação da Disney. Destaque para o excelente curta-metragem 'O Avião de Papel' exibido antes do filme, que nos mostra uma linda história de amor.

O filme é uma bela homenagem aos gamers de plantão. Desde os anos 1980 a Walt Disney Pictures analisava a possibilidade de fazer um filme de animação envolvendo o universo dos videogames. Na época o projeto era chamado de "High Score" e, durante os anos 1990, foi renomeado para "Joe Jump". Nos anos 2000, quando a ideia enfim saiu do papel, os dois primeiros meses de desenvolvimento do roteiro trazia Conserta Felix Jr. como personagem principal. Este jogo, teve como inspiração o clássico jogo dos arcades Kong, que popularizou o vilão Donkey Kong.



Na animação, Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. e dos demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem.


Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. Mas um filme com foco nos supostos vilões.


É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha. No caminho, ele conhece Venelope, a personagem de um game de corrida.

O grande mérito do filme, é nos inserir no mundo dos vídeogames. Com seus termos e uma linguagem própria, vemos que a produção de John Lasseter, trouxe um pouco da qualidade Pixar para este filme da Disney. Outro destaque são as aparições de vários personagens, em pequenas pontas: M. Bison, Zangief, Ken, Ryu, Chun Li e Cammy, todos da série Street Fighter; Q-Bert e seus inimigos; Pac-Man e o fantasma laranja; Bowser, o vilão dos jogos Super Mario Bros; e Sonic e Dr. Eggman, seu arquinimigo.



Vejam o trailer:

Compartilhar