domingo, 30 de junho de 2013

Brasil, campeão da Copa das Confederações!

Na noite do dia 30 de junho de 2013, estive reunido em pequeno grupo, na IBC para ver a final da Copa das Confederações 2013, entre Brasil e Espanha.

Aproveitamos que estávamos no grande ajuntamento, e aceitamos o convite da igreja para assistirmos a partida nos telões da igreja. Levamos pipoca, cachorro quente e esfihas, além de refrigerante e nossa animação!

A festa foi muito boa, e o clima de arquibancada foi criado pelos que estiveram presente e davam gritos de incentivo a seleção, que correspondeu com muita garra e abriu o placar logo aos 2 minutos com Fred chutando uma bola, mesmo caído ao chão.

O jogo continuou muito pegado. A Espanha quase empatou com Pedro, mas David Luiz salvou tirando a bola em cima da linha. No final do primeiro tempo, Oscar enfiou uma bola para o Neymar Jr. que fuzilou para as redes de Casillas.

No início do segundo tempo, Fred marcou o terceiro após bela troca de passes. A Espanha teve chance de diminuir cobrando pênalti, mas Sérgio Ramos chutou para fora. Júlio César fez grandes defesas e ajudou a manter o placar.

Brasil campeão! Uma partidaça de futebol e muita alegria em comunhão com os irmãos!

Jesus e o oficial com o filho doente

 
Na tarde deste domingo, 30 de junho de 2013 estive com a família em mais um culto na IBC. Deixamos o Sahel no Geração Futuro e já percebemos que o movimento estava menor do que o normal, em função do jogo do Brasil.

O arte e celebração conduziu o momento de louvor. Entre as canções louvadas estiveram 'Quebrantado' do Vineyard, 'Jesus, Filho de Deus' do Fernandinho e 'Não há algo impossível para Deus' do Daniel Costa.

O Pr. Armando transmitiu os recados, dentre eles, a Festa das Redes que ocorrerá próximo sábado. Então houve o momento de oferta.

A mensagem foi pregada de forma bem objetiva (como sempre) porém, num tempo mais reduzido, em função do jogo, mas isso não impediu que algumas pessoas aceitassem Jesus nesta noite especial.

Segue esboço da mensagem:


sábado, 29 de junho de 2013

80 Anos do seu Chiquinho

Na noite de 29 de novembro de 2013, estive reunido com a família da minha esposa, celebrando os 80 anos do seu Chiquinho.

Chegamos à tardinha e ajudamos nos últimos preparativos para a festa. Foi feito um lindo banner, lembrancinhas parsonalizadas e muitos bolos. ALém disso, fomos buscar doces e salgados que haviam sido encomendados.

Quase toda a família se fez presente. Foi exibido um vídeo em homenagem ao Francisco, com as fotos dos filhos, netos e bisnetos. Em seguida, a Mariana e o Júnior falaram um pouco acerca do amor que deve existir entre os familiares.

Foi uma festa simples, mas cheia do espírito santo de Deus.

Confraternização da Liderança do Geração Futuro

Nesta sábado, 29 de junho de 2013, estive com a família no Condomínio Encantos da Prainha, participando da Confraternização da Liderança do Geração Futuro, Ministério Infantil da Igreja Batista Central de Fortaleza.

Ao chegarmos, desfrutamos da estrutura de lazer do local, especificamente da mesa de sinuca, da piscina, e da quadra esportiva.

O clima estava bastante agradável. O calor não estava forte, e algumas nuvens pairavam sobre o local. Em determinado momento, houve uma chuva leve.

Antes do almoço ser servido, o Daniel Costa falou algumas palavras acerca do serviço para com as crianças e anunciou a saída da Patrícia da equipe remunerada do GF. Houve testemunhos e orações, e depois a macarronada foi servida.

Ganhamos lembracinhas pelo momento vivenciado, desfrutamos um pouco mais da companhia dos irmãos e posteriormente deixamos o local felizes com a oportunidade concedida por Deus.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa das Confederações 2013: Espanha 0 (7) x (6) 0 Itália

Na tarde deste 27 de junho de 2013, fui com o Jailton ver a semi-final da Copa das Confederações 2013, no estádio Arena Castelão.
Nos arredores do estádio, muita confusão impediam os torcedores chegarem ao local do jogo. Conseguimos estacionar na casa do Carlos Henrique, que nos levou até o BNB para seguirmos à pé ao estádio. Ouviamos as bombas que a polícia usava para afastar os manifestantes.
 
A partida foi muito movimentada, apesar do placar de 0 x 0. A Itália fez um excelente primeiro tempo e criou várias oportunidades de gol, obrigando o goleiro espanhol Iker Casillas a fazer algumas defesas importantes, que inclusive o fizeram ser eleito o homem do jogo pela fifa.


A torcida cearense incentivou a esquadra Azzurra, mas o zagueiro italiano Bonnucci perdeu o pênalti na sétima cobrança e Jesus Navas converteu sua cobrança colocando a atual campeã do mundo na final contra o Brasil.

O grito "Leão, nós gostamos de você!" novamente foi entoado pela torcida do Fortaleza Esporte Clube, enquanto os torcedores do Ceará ansiavam por ver o time deles ir "morrer na Série C"...

A cantora Shakira esteve no estádio e torcida gritou "Shakira, gostosa" e pediu cerveja após o término das vendas da bebida alcoólica... Eu consegui entrar no estadio com um sanduíche, então paguei R$ 6,00 numa garrafa de Sprite de 600ml e lanchei no intervalo.

Minha poltrona, no setor 131a, fileira F era muito próxima do campo, dificultando a visão do jogo. Após o intervalo fiquei melhor posicionado para ver o segundo tempo, que passou rápido e sem grandes chances de gols, pois os times apresentaram muito cansaço devido o calor alencarino.


Apenas na prorrogação a Espanha jogou ofensivamente, criando chances de vencer a partida, a torcida pediu o final do jogo e a decisão foi para as penalidades máximas. Infelizmente o juiz escolheu o lado contrário ao que eu estava.

Fiquei contente com o resultado, e espero no domingo ver um grande jogo pela final da Copa das Confederações 2013, entre Brasil e Espanha.









Filme: O Grande Gatsby

Na madrugada do dia 26 para o dia 27 de junho de 2013, estive com o Gledson, cochilando vendo o filme 'O Grande Gatsby' na sala 1 do UCI Cinemas do Shopping Iguatemi.

Com um grande elenco, e cheio de pompa, 'O Grande Gatsby' pra mim foi uma decepção. Longo, exagerado e o 3D me deixou com dor de cabeça e deu muito foi sono... F. Scott Fitzgerald, autor da obra que me desculpe... Há de se levar em conta que era meu terceiro filme, numa trinca com o excelente 'Disparos', e o ótimo 'Guerra Mundial Z', mas as idas e vindas da câmera, com panorâmicas e inversões das mais diversas, me causaram náusea...
O filme conta o grande fascínio que Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade.

Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.

Esta é a quarta adaptação para o cinema, de uma história aparentemente boba, que não acrescenta em nada. Pra não ser só crítica, gostei do figurino e da trilha sonora cheia de variações, que nos insere na década de 20 americana.

Vejam o trailer:

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Filme: Guerra Mundial Z


Na noite desta quarta-feira, 26 de junho de 2013, estive com o Gledson no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi vendo a pré-estréia do filme 'Guerra Mundial Z'.

Este filme era um dos mais esperados do ano, afinal, filmes com zumbis chamam a minha atenção, e este é baseado no livro homônimo e best seller escrito por Max Brooks, que segundo consta, ganhou uma fortuna da Paramount pelos direitos de adaptação.

Dirigido por Marc Forster, o filme enfrentou alguns problemas de mudanças no roteiro, gravação de novas cenas, problemas com os efeitos especiais... Após todas essas alterações, o filme teve sua estreia adiada em mais de seis meses..

Gosto muito da filmografia de Forster, apesar dele não ter um estilo próprio e ser um 'diretor de produtor'... Porém, acho todos os seus filmes no mínimo bons, senão vejam: 'Redenção' (2011), '007 - Quantum of Solace' (2008), 'O Caçador de Pipas' (2007), 'Mas Estranho que a Ficção' (2006), 'A Passagem' (2005), 'Em Busca da Terra do Nunca' (2004) e 'A Última Ceia' (2001).


Não gosto de roteiros escritos por várias mãos... Este filme  tem como roteirista Matthew Michael Carnahan, J. Michael Straczynski, Drew Goddard, Damon Lindelof e o próprio Max Brooks. No filme percebemos que várias mãos ajudaram a escrever a trama, que envolve o amor a família, que tem cenas para agradar gamers, cenas de susto, queda de avião, e ainda encontramos espaço para teorias conspiratórias, e discussão religiosa, ao citar Jerusalém.


O mundo está sendo invadido por zumbis e as Nações Unidas lutam contra o tempo para evitar o pior. Gerry Lane (Brad Pitt, que também produziu o filme com várias outras empresas e cancelou sua vinda ao Brasil em função da onda de protestos) então tem que se separar de sua família, para ajudar a descobrir o que tem causado a epidemia.
Muitas das cenas familiares, foram gravadas no improviso para dar maior veracidade, principalmente na partcipação das crianças. Estas cenas iniciais que criam o clima de suspense, são o ápice do filme, que vai em declínio em direção ao seu final, ao estilo 'Eu Sou a Lenda'...
O ritmo do filme é frenético, com o sentido de urgência sempre presente. A fotografia e os efeitos especiais do filme são regulares, não comprometem, e não são o ponto alto da produção, assim como a trilha sonora, que é apenas correta. Destaque para a maquiagem dos zumbis, e suas capacidades. Zumbi velozes são raros no cinema...

Gerry Lane, um ex-investigador da ONU, é jogado em tela como um homem comum, dedicado a família, em especial nos cuidados com as filhas. Para proteger sua família, ele é enviado para a zona de conflito, na companhia de um estudioso que morre assim que chega ao destino. Logo, Lane começa uma série de entrevistas com sobreviventes do ataque e é a única esperaça de descobrir a cura para o ataque zumbi.


Alguns personagens surgem de repente e tem importância para a trama, que poderia ser mais bem amarrada, e apresentar melhor seus personagens, assim como esplicar melhor acerca da misteriosa doença que se alastra pelo planeta, contaminando as vítimas em 12 segundos. Apesar dos problemas de roteiro, o filme diverte, com clima de tensão do início ao fim e cumpre bem seu papael.

Vejam  o trailer:

Filme: Disparos

Na noite do dia 26 de junho de 2013, após ver o Brasil vencer o Uruguai e avançar para final da Copa das Confederações 2013, fui ao UCI cinemas ver o filme 'Disparos' na sessão do cinema de arte. Só assim para termos a oportunidade de vermos um filme nacional, independente e não tão badalado.
Dirigido pela estreante Juliana Reis, o filme narra a experiência real, vivida por um amigo da diretora.Aliás, é muito fácil se identificar com o filme, pois se não fomos, conhecemos alguém que já foi vítima da violência urbana que atinge as cidades de nosso país.

O assunto da violência urbana tem surgido com frequência no cinema nacional.No entanto, sempre o mostrado o lado da favela, neste filme, vemos a classe média, sob diversos ângulos, o do fotógrafo, o do menor que o acompanhava, o da polícia militar, o da polícia civil, e até mesmo o do médico plantonista, que em sua breve participação, nos faz refletir um pouco sobre o assunto com um outro olhar...

Na trama, o fotógrafo Henrique (Gustavo Machado) se envolve em um caso de violência pela cidade ao ser assaltado por motoqueiros, que são atropelados por um carro não identificado. Após recuperar sua câmera, ele percebe que precisa voltar ao local para encontrar o seu cartão de memória.

Questionado por um policial (Sílvio Guindane), ele é acusado do crime por omissão de socorro e, consequentemente, é levado a uma delegacia. Lá precisa lidar com Freire (Caco Ciocler) e Gomes (Thelmo Fernandes), que não estão dispostos a facilitar a situação para ele.

O elenco está excelente, e a montagem picotada (não linear), nos apresenta os diversos momentos do filme, disparo, revelação, ampliação. Nos créditos finais, uma cena imperdível. O filme foi premiado no Fstival do Rio 2012, nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Caco Ciocler), Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

Vejam o trailer:

terça-feira, 25 de junho de 2013

O ciclo sem fim

DESTAK_Kids Cinema Festival 2011_Rei Leão from Jornal Destak on Vimeo.

A vida é mesmo um ciclo sem fim como bem mostrou o filme 'O Rei Leão' desde 1994 e recentemente o musical que vi em São Paulo.

Prova disto, é esta foto minha com a Sulamita, de quando eu tinha dois anos de idade, no dia 07 de setembro de 1986. A tia Mita na época tinha 4 anos apenas.

É impressão minha, ou meu filho é a minha cara? E esse sorriso esperto com essa língua de fora? E a Sara, parece ou não a minha irmã?

Sahel, é muito bom saber que você dará continuidade a minha existência, mesmo quando eu não mais estiver... Para isso, todo dia, junto com sua mãe, formamos sua personalidade e lhe damos todo amor e carinho que você merece.

Termino esse post ao som da canção 'Só Agora' da Pitty, que demonstra muito bem o sentimento de um pai para com seu filho pequeno.

Pitty - Só Agora from Ricardo Spencer on Vimeo.



domingo, 23 de junho de 2013

Copa das Confederações 2013: Nigéria 0 x 3 Espanha


Na tarde do dia 23 de junho de 2013, estive mais uma vez no Estádio Arena Castelão, assistindo a partida válida pela 3º rodada do Grupo da B, da Copa das Confederações entre Nigéria e Espanha.
Fui ao jogo com o Cilas, o Diego e o Thiago. Eles ficaram no anel inferior, eu fui sozinho a arquibancada superior, entrando pelo portão B e rapidamente localizando meu assento. Faltavam 1h e 30 min para o início da partida. Na entrada, encontrei o Jurandir Filho, a quem devo o crédito dessas duas primeiras fotos.

Dei uma volta pelo estádio, olhei a loja de souvenirs da Fifa, os preços absurdos das lanchonetes e voltei ao meu lugar para ver o aquecimento das equipes. Fiquei encantado desde já com a troca de passes dos espanhóis. Não à toa, a equipe é a melhor seleção do mundo.

A maior parte da torcida alencarina, decidiu torcer pela Nigéria. Eu fui contrário a multidão e apoiei a Espanha, e nos primeiros minutos, já vibrei com o gol marcado pelo Jorgi Alba, após uma bela triangulação, a bola sobrou limpa para o lateral empurrar para a rede.

Sem muito esforço, a Espanha continuou criando chances, a maioria delas desperdiçadas por Soldado. No final da primeira etapa, Fábregas ainda acertou a trave nigeriana.

No segundo tempo, a Espanha demonstrou cansaço devido o final da temporada européia e o forte calor cearense. Apesar de algumas chances do time africano, a Espanha controlou a partida e com as modificações realizadas, conseguiu ampliar o placar com Fernando Torres, em seu primeiro lance, ao escorar um cruzamento de Pedro.

Antes do final da partida, David Villa, outro que entrou no segundo tempo, cobrou uma falta rapidamente, lançando para Jorgi Alba, que apareceu livre, driblou o goleiro e empurrou para as redes.

O público pagante foi de 58.468 torcedores, superando Brasil x México, que registrou 50.791 pagantes. Estranho, pois haviam muitos lugares vazios... Com o resultado, a Nigéria foi eliminada e a Espanha ficou em primeiro lugar no grupo, enfrentando a Itália nas semi-finais, jogando novamente em Fortaleza. E meu ingresso já está comprado!

Antes do apito final, algumas manifestações da torcida: “Espanha, pode esperar, a sua hora vai chegar” e “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Porém o mais emocionante, foi ver ecoar das arquibancadas o grito de uma torcida ferida: "Leão, nós gostamos de você! Nós gostamos de você! Nós gostamos de você!" E eu com minha camisa do Fortaleza Esporte Clube gritava a plenos pulmões...

sábado, 22 de junho de 2013

Filme: Universidade Monstros

Na tarde do dia 22 de junho de 2013, estive com o Júnior e o Pedro Sahel no Centerplex Maracanaú para ver o filme 'Universidade Monstros', nova animação da Pixar, que por si só já é sinônimo de alta qualidade.

Apresentado como uma continuação de 'Monstros S.A.', o filme tratra-se de um prequel, mostrando como iniciou a amizade entre Mike Wazowski e James P. Sullivan, nos tempos de Universidade. É o primeiro prelúdio de uma animação da Pixar.



Dirigido pelo estreante Don Scalon, que também colaborou no roteiro, mas com a perceptível qualidade de Jonh Lasseter. O filme mostra a dupla inseparável de 'Monstros S.A.', mas apresentando divergências ocorridas entre eles.

Enquanto no filme anterior, os personagens principais tinham que lidar com o novo (o mundo da Boo), nesse filme eles passam a conhecer a si próprio, apresentando uma realidade vivenciada por muitos adultos (a universidade) mas com identificação para qualquer criança.

Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, com muita força de vontade e na busca de realizar um sonho, porém não é muito assustador. Já Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto, mas perseguido pela sombra de seu famoso pai

O início do filme, nos mostra Mike numa excursão da escola à sede da 'Monstros S.A.', empresa especializada em sustos à crianças humanas, até então conhecido como principal gerador de entergia para o mundo dos monstros. Já somos cativados desde o início.


Para realizar seu sonho, Mike decide que vai ser um assustador profissional e resolve estudar para isso. Essa mensagem se bem assimilada pelas crianças que foram ao cinema, e aproveitada pelos pais na educação de seus filhos, já vale todo o investimento do filme.

Ao entrar na Universidade, Mike se depara com o mais diverso tipo de monstros. Aqui, pode-se aproveitar para dar um recado aos adolescentes, que muitas vezes ingressam numa universidade sem saber o que lhes espera, e ao se deparar com a nova realidade, muitos acabam seguindo caminhos que não estavam nos planos dos pais.


Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

As disputas olímpicas e a convivencia com a equipe Oozma Kappa (O.K.), rendem momentos bem cômicos, em especial as participações que envolvem a mãe de um dos monstros...

Mike e Sulley se conhecem e se tornam inimigos, veem a convivência melhorar, tem que trabalhar em equipe, mas aquele ainda tem que lidar com o orgulho e este com uma mentira que por pouco não coloca tudo a perder.

Todo desenho e animação é de muita qualidade, haja vista o selo Pixar. A animação mostra o mundo humano como um lugar sombrio, enquanto que o mundo dos monstros é repleto de cor e alegria...


O roteiro não fica se esforçando para criar referências a 'Mostros S.A.', mas acaba fazendo naturlamente. Os créditos finais, nos levam ao início de 'Monstros S.A'., mas a história contada em 'Universidade Monstros' funciona perfeitamente isoladamente.

Vejam o trailer:

Compartilhar