sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Festa de fim de ano e despedida do Rodrigo e Carol

 

Na noite do dia 29 de novembro de 2013, participamos em família, da festa de final de ano do Pequeno Grupo, com troca de presentes e uma singela despedida do Rodrigo e da Carol, e da Ester e do Isaías.

Chegamos cedo ao restaurante Parque Recreio Sul e já começamos o rodízio.
O Márcio e a Manuella aproveitaram o sushi e aos poucos foram chegando os demais irmãos.
Primeiro o Marden com a Conceição e os meninos Gabriel, o Rafael e o Miguel. Os demais chegaram juntos e após conseguirem estacionar os carros, vieram à mesa.


Após o jantar, apresentamos o vídeo de despedida a família Faustich que irá para Natal/RN.

Por fim trocamos presentes e eu acabei ganhando do Rodrigo dois DVDs: "Cartas para Deus" e "O Julgamento". Nem preciso falar que adorei os presentes!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Filme: Blue Jasmine

Na noite do dia 28 de novembro de 2013, fui com minha esposa ver a sessão anual de Woody Allen no cinema, com o longa "Blue Jasmine". Recomendo ler o post ao som de Blue Moon...
Woody Allen é um gênio, isso é inegável. Sua disposição de nos entregar um filme por ano, mostra o quão paranóico ele é. Sua personalidade muitas vezes já foi exposta no cinema, neste filme, seu alter ego é Jasmine, interpretada de forma esplendorosa pela talentosíssima Cate Blanchett.

Ela dá vida a uma mulher rica que perde todo seu dinheiro e se vê obrigada a ir morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa bem modesta para o padrão de Jasmine. Seu ex-marido, se suicidou na prisão, após cometer inúmeras falcatruas com suas empresas.

No entanto, Jasmine pretende sair do marasmo. Para isso, matricula-se num curso de computação e resolve a contragosto trabalhar como secretária de um dentista, que se apaixona por ela e a assedia em pleno trabalho. No entanto, ela procura um homem que possa resolver seus problemas financeiros, ao mesmo tempo em que ela precisa descobrir quem ela é, e que São Francisco será sua nova casa.

Entendo que muitos não gostem e não entendam o estilo de Allen, mas a forma como ele vai revelando os segredos dos personagens, faz com que o roteiro flua de uma maneira sólida, apesar de são ser linear. No entanto, tudo é revelado no momento certo, fazendo com que a degustação do longa seja extremamente prazerosa.

As atuações estão impressionantes. Cate Blanchett possivelmente será indicada ao Oscar, pois ela verdadeiramente encarnou a personagem. A trilha sonora como de costume é esplendorosa, destaque para Blue Moon, que surge o tempo todo sendo citada inclusive na fala da personagem principal.

Apesar da de diversas situações engraçadas, o filme é mais dramático, do que comédia. Não é o melhor que o Allen tem a oferecer, mas é agradabilíssimo e só o fato de ser escrito e dirigido pelo mestre, faz com que o filme seja recomendado para os que curtem a sua filmografia. Nota: 8/10.

Segue trailer:


terça-feira, 26 de novembro de 2013

32 anos da minha amada!

 
Neste dia 26 de novembro de 2013, minha amada esposa completou 32 primaveras.

Seu dia começou animado, com o Isaías e a Ester para lhe fazer companhia.

Para comemorar, comprei um bolo e cantamos os Parabéns em família, de forma humilde e singela.

domingo, 24 de novembro de 2013

Ensaios para o musical "O Grande Sacrifício"


Todo domingo, após o culto matinal, onde servimos no Geração Futuro, eu e minha família tem participado dos ensaios para o musical "O Grande Sacrifício" da IBC.

A dinâmica dos ensaios têm se mostrado bem interessante, embora "Eu não tenha nada haver com isso!!!"

Neste domingo, vimos o musical de 2011, para termos ideia do que estamos participando. Esperamos que muitas vidas venham a ser abençoadas através deste musical, que será apresentado às véspera da Páscoa de 2014.

sábado, 23 de novembro de 2013

Discipulando o Marden e a Conceição


Na tarde e noite deste dia 23 de novembro de 2013, estive com a família visitando o Marden e a Conceição para mais uma reunião de discipulado.

Este casal entrou em nosso pequeno grupo recentemente e estamos estudando o Conhecer, revista disponibilizada pela IBC para nivelamento de novos convertidos.

Temos vivido momentos preciosos juntos, para glória de Deus pai!

Filme: Jogos Vorazes - Em Chamas


Na tarde do dia 23 de novembro de 2013, acompanhado do amigo Josias Marcelino e almoçando um Kalzone de fillet com cheddar e um Aquarius Fresh, vi o espetacular "Jogos Vorazes: Em Chamas".

O filme inicia mostrando como está a vida de Katmiss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) após a afronta de Katniss à organização dos jogos, que acabou consagrando um casal como vencedores da 74ª edições dos Jogos Vorazes. Agora, Katniss deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

As atitudes de Katniss incitaram rebeliões em vários distritos e com isso a garota se vê diante da represália do Presidente Snow (Donald Sutherland), que indiretamente os obriga a participarem de uma edição especial dos Jogos Vorazes, o Massacre Quaternário, na 75ª edição dos jogos, que acontece a cada 25 anos.


Vemos também a dificuldade de Katniss em manter a farsa do seu relacionamento com Peeta, pois Gale é o grande amor de sua vida. Na excursão pelos distritos,  eles tentam cumprir os protocolos, mas é visível a todos a falsidade nas palavras do casal. A cena no distrito 11, quando um velhinho faz o sinal de três dedos e imita o som do tordo é emocionante!

A história segue num ritmo similar ao primeiro filme. Os excelentes livros da Suzanne Collins ajudam o roteiro, que apesar de longo, passa rapidamente. Ao término da sessão, a minha vontade era de ver o filme novamente, como nos velhos tempos, onde era possível ficar de uma sessão para outra...

Jennifer Lawrence está lindíssima e competentíssima como protagonista feminina. Ela leva o filme nas costas, mas o elenco de apoio também está muito bem, especialmente os que entram na saga neste segundo filme.

A ideia inicial tanto da Lionsgate quanto do diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme da série, era que ele permanecesse no comando da sequência. Entretanto, a Lionsgate queria que "Jogos Vorazes - Em Chamas" fosse lançado já em 2013, enquanto que Ross desejava ter um tempo maior entre os dois filmes. Como não conseguiu convencer o estúdio, acabou deixando o projeto e sendo substituído por Francis Lawrence. Não percebi grandes mudanças en função da mudança do diretor.
Como fiz com o primeiro filme, agora irei ler o livro e mergulhar ainda mais na realidade de Panem e seus Jogos Vorazes, que nada mais é do que uma crítica feroz ao sistema capitalista que vigora em nossa sociedade. Ler o livro depois do filme, é uma pratica que acho saudável, pois me ajuda a conter a expectativa para o próximo, ao longo do intervalo de um ano entre um filme e outro. É um livro/filme adolescente, mas com muito conteúdo. Por isso recomendo. Nota 10/10.

Segue trailer:

Filme: A Caça


Na manhã do dia 23 de novembro de 2013, após fazer a última prova deste semestre, fui para o Iguatemi ver a sessão de arte com o filme "A Caça". Me interessei por este filme quando estive em Recife no mês passado, mas não deu para encaixá-lo na programação...

"A Caça" é um longa que aborda o tema da pedofilia, na visão de um homem que foi acusado injustamente. Trata-se de Lucas (muito bem inter pretado por Mads Mikkelsen, que em 2012, ganhou merecidamente o prêmio de melhor ator em Cannes. O ator consegue atuar de forma plena apenas com o olhar...), ele trabalha em uma creche infantil, e brinca o tempo todo com as crianças e inclusive ajuda os meninos quando eles precisam fazer o número dois...

 O filme começa mostrando que o sujeito é amigo de todos, e está tentando reconstruir sua vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Até um novo interesse amoroso surge em sua vida. Tudo as mil maravilhas, até que, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas.

Klara não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. Seu irmão adolescente, lhe mostra imagens pornográficas e logo ela forja a acusação, que ganha credibilidade perante a diretora da creche, que trata logo de afasta-lo do trabalho. Em uma reunião da escola, ela espalha o boato, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, e isso fez com que Lucas fosse perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.

Após a denúncia, ele chega a ser preso, mas é solto por falta de provas. As crianças da escola deram declarações que ele as levava para o porão de sua casa, sendo que ao investigarem, deram conta que sua casa não possui porão...

O assunto é extremamente importante de ser abordado. Existem crianças que sofrem abuso sexual, geralmente de pessoas próximas, ou da própria família. Muitas são oprimidas ao longo de sua vida e guardam para si este segredo. No entanto, a imaginação de uma criança é fértil, e o caso do filme mostra a bola de neve que se formou da inocente declaração da garota.

O ser humano gosta de julgar. Assim, todos, inclusive seu melhor amigo, pai da Klara, trata de condená-lo previamente, mostrando como nossa sociedade é intolerante e suscetível a mentiras. Existe um ditado dinamarquês que diz que crianças não mentem. Baseado nisso, ficamos angustiados ao presenciar a injustiça em tela neste magnífico filme.

O nome do filme talvez não ajude a vendê-lo, mas tem tudo haver com a história. O filme se passa às vésperas do Natal, e deve entrar pra lista de excelentes filmes que se passam nessa época. Em 2011, o filme representante da Dinamarca "Em Um Mundo Melhor" ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro. Acho que em 2014 já tenho um favorito... Ver "A Caça" concorrendo ao Oscar com o brasileiro "O Som ao Redor" me deixará extremamente feliz.

O dinamarquês Thomas Vinteberg, que é um dos criadores do "Dogma", movimento que propunha um cinema mais realista e menos comercial. O filme é simplesmente um dos melhores que vi no cinema este ano. Recomendo demais, especialmente para pais e educadores. Nota 10/10.

Segue trailer:

domingo, 17 de novembro de 2013

60 anos do Pr. Armando Bispo


Na tarde/noite do dia 17 de novembro de 2013, estive em mais um culto da Igreja Batista Central de Fortaleza. Acontece, que não se tratava de mais um culto, e sim do Culto do Centenário, onde foi celebrado os 60 anos do Pr. Armando Bispo, seus 30 anos de ministério e os 10 anos que a igreja se reúne na Tenda do Pedras.


Foi um momento inesquecível que emocionou a todos que estiveram presentes. A História da IBC foi revista, tanto em fotos, como em vídeos de depoimentos e com várias participações especiais ao longo do culto...

Após o tradicional momento de louvor e recolhimento de ofertas, uma jovem muito bonita e bem arrumada (Fabíola Parente) , subiu ao palco e com toda classe de uma apresentadora de um grande evento e conduziu o momento de forma impecável. Até a sua emoção no final da cerimônia foi algo digno de aplausos.

A história da IBC foi revisitada. Desde seu início no Centro da cidade, passando pela juventude do Pr. Armando, seu relacionamento com a Heloíza que culminou em seu casamento, o período de reuniões no Metropolitan, na Gonçalves Lêdo, no Colégio 7 de Setembro e por fim no Pedras. O Pr. ficou impressionado com a surpresa! A igreja estava lotada mais do que de costume nesse dia.


A primeira grande surpresa, foi Júlio, um amigo dos tempos de juventude do pastor, que todo estiloso entrou de moto na igreja e ainda ministrou louvores. Sensacional!!! Sua participação terminou com um lindo poema que foi recitado com grande emoção.

A presença do irmão Zé Roberto e sua esposa Gleice, cantando com a Edna o louvor "Vem, Vem Comigo" composto pelo Pastor, foi outro momento marcante. Na parte musical, também teve a presença de Amaurilio Fontenele cantando o samba que provocou muitas discussões no passado, e irmãos que fizeram parte do antigo ministério de louvor da IBC.


Uma breve palavra foi pregada por hum homem que aceitou a Jesus na IBC e hoje é pastor de uma igreja em Sobral. Nesse momento, os líderes da igreja foram ao palco interceder pelo casal.



No final, uma salva de fogos, que assustaram as crianças no Geração Futuro, inclusive meu filho... Por fim, a família do Pastor entrou em sua Brasília amarela, trazendo flores e finalizando essa belíssima homenagem.


Houve apelo e conversões, tamanha era a unção que foi derramada neste lugar. Me identifico muito com a História desta igreja, pois também tenho origens no meio Batista Regular, logo compreendo bem o que a igreja teve que enfrentar para chegar no patamar que ela se encontra. Só posso parabenizar a todos os envolvidos neste evento.



Segue o vídeo da festa:

Compartilhar