sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Filme: Fruitvale Station - A Última Parada



Na noite do dia 31 de janeiro de 2014, estive pela primeira no cinema Estação Botafogo, para ver a estréia de "Fruitvale Station - A Última Parada", que não entrou em cartaz em Fortaleza. Tive a felicidade de conferir o primeiro longa da minha lista de melhores filmes no cinema em 2014.

A história se passa nos EUA em 2008 e nos apresenta a história verídica de Oscar Grant (interpretado de forma brilhante e convicente por Michael B. Jordan), que aos 22 anos de idade, acaba de ser demitido do emprego por chegar constantemente atrasado. 
Ele esconde esta notícia de Sophina (Melonie Diaz), a mãe de sua filha, por achar que pode recuperar o emprego após conversar com seu chefe. Bastante ligado à mãe (Octavia Spencer), Oscar enfrenta problemas quando resolve ir com Sophina ver as festividades de ano novo em San Francisco.

Ele vive na periferia de San Francisco, ama seus amigos e é generoso com estranhos. Na manhã do dia 31 de dezembro de 2008 ele sente uma estranha tensão no ar ao acordar. Resolve então passar o dia adiantando suas resoluções de ano novo: tornar-se um filho melhor, um namorado melhor e também um pai melhor para T sua linda filha de 4 anos.
No entanto, algo trágico interrompe seus planos. O filme é extremamente real. Vemos que todo ser humano, pode ser bom ou ruim, dependendo do ângulo que vemos. Fiquei angustiado, pois no início, vemos imagens originais (gravadas em celular) de Oscar sendo baleado pela polícia. 
Então, voltamos no tempo para mostrar o último dia de sua vida. Vemos também alguns flashbacks que nos mostram uma época em que ele chegou a ser preso.

O fato é que à medida que vemos os acontecimentos, a sensação de angústia vai crescendo. A namorada quer porque quer ir ver os fogos, embora ele insista em não ir. A mãe recomenda eles irem de trem, sendo que a intenção é ir de carro... Parece que tudo cooperou para que o inesperado acontecesse. Vemos então o desespero dos familiares e amigos frente à tragédia ocasionada pelo despreparo do policial que achou estar manipulando uma arma elétrica.

No fim do filme, é impossível não se emocionar com a homenagem ocorrida no último ano, onde vemos a filha de Oscar participando tristemente e sendo consolada pela mãe. Podem até achar o filme piegas ou sentimentalista, mas eu adoro quando o cinema me faz conhecer uma história como esta. 

Lembrou-me um pouco o ocorrido com "Jean Charles" e apresentado no filme de Henrique Goldman com Selton Mello e Vanessa Giacomo. Principalmente ao saber o destino dos principais envolvidos, nos créditos finais... É de se revoltar com a injustiça nesses casos. Confio no texto sagrado que diz: "Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem." Romanos 12:21

Ryan Coogler estreia bem na direção deste longa metragem, e também assina o roteiro. Produzido pelo ator Forest Whitaker. Venceu o Prêmio Avenir na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2013 e foi eleito o melhor filme no Sundance Film Festival 2013. Altamente recomendado. Em Fortaleza, é torcer para ele ser exibido nas sessões do Cinema de Arte. Nota 10/10.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar