quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Filme: Sob o Sol de Satã



Na noite do dia 29 de janeiro de 2014, sendo que ainda era tarde no Rio de Janeiro, vi mais um filme na Mostra "O Cinema de Maurice Pialat" no Centro Cultural Banco do Brasil. Tive a oportunidade de ver "Sob o Sol de Satã", filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1987.

Trata-se de uma adaptação da obra de Georges Bernanos, publicada em 1926 e dita por alguns como infilmável. Neste longa, Maurice Pialat além de atuar (personagem Menou-Segrais ), também dirige. O longa conta a história de um padre rural, chamado Donissan (interpretado por um jovem Gérard Depardieu) que está atuando numa paróquia de um pequeno vilarejo, consolando almas perturbadas por questões morais, sentimentais e sexuais.

Em paralelo, conhecemos a jovem Mouchette (Sandrine Bonnaire), de 16 anos que mata o seu amado, fazendo todo mundo acreditar que ele se suicidou. A cena deste crime, é sem dúvida a melhor do filme. Posteriormente ela confidencia o crime para o padre e ocasionalmente eles estabelecem uma estranha relação, que para mim não ficou muito clara ao final da projeção.

Tentado por Satanás, ele é obrigado a colocar em teste a sua fé, provando que é verdadeiramente um sacerdote. A luta espiritual mostrada no filme, é mais comum do que imaginamos. O próprio Jesus Cristo quando esteve no mundo, foi tentado por Satanás logo depois de ter sido batizado. (Lucas 4)

Mateus nos instrui a vigiarmos e orarmos, para que não venhamos a cair em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41). Paulo escrevendo aos Coríntios é mais contundente ao afirmar que "não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar." (I Coríntios 10:13)

No entanto, Tiago é quem melhor se expressa acerca deste assunto ao escrever em sua carta: "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. " (Tiago 1:12-14)

O filme é meio parado, arrastado. Uma cena da ressurreição de um garoto pelas mãos do padre também chama a atenção, mas não estava totalmente fisgado pelo filme. Confesso que o problema maior poderia ser eu, pois estava com o cansaço acumulado de uma viagem de 3 horas de avião, mudança de horário, o clima quente do Rio, e acabara de ver uma sessão de um filme também antigo... O "Antes Passe no Vestibular" também de na Mostra "O Cinema de Maurice Pialat". Ainda assim, recomendo para aqueles que gostam de ver filmes antigos. Nota: 4/10.

Segue trailer:
Trailer: Sous le soleil de Satan, Maurice Pialat from Mickael Hery on Vimeo.

Um comentário:

  1. Georges Bernanos, autor de clássicos como “Sob o Sol de Satã” (“Sous le Soleil de Satan”), tem sido publicada no Brasil pela É Realizações Editora, e agora tem também sua passagem pelo país narrada ao público local. O estudo de Sébastien Lapaque “Sob o Sol do Exílio: Georges Bernanos no Brasil (1938-1945)” acaba de ser publicado, trazendo à luz a visita de Bernanos a várias cidade do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sua estadia no sítio Cruz das Almas, sua revolta contra a mediocridade dos intelectuais e a ascensão do totalitarismo, sua amizade com pensadores brasileiros e a visita que Stefan Zweig lhe fez à véspera de se suicidar.

    Matérias na Folha de S. Paulo a propósito do lançamento do livro: http://goo.gl/O8iFve e http://goo.gl/ymS4lL
    Para ler algumas páginas de “Sob o Sol do Exílio”: http://goo.gl/6hAEOM

    Confira também:
    Diálogos das Carmelitas: http://goo.gl/Yy3ir3
    Joana, Relapsa e Santa: http://goo.gl/CAzTTk
    Um Sonho Ruim: http://goo.gl/Kd091z
    Diário de um Pároco de Aldeia: http://goo.gl/ISErLc
    Sob o Sol de Satã: http://goo.gl/qo18Uu
    Nova História de Mouchette: http://goo.gl/BjXsgm


    ANDRÉ GOMES QUIRINO
    mkt1@erealizacoes.com.br

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar