terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Filme: A Filha do Meu Melhor Amigo


Na noite do dia 4 de fevereiro de 2014, fui com minha esposa ver a comédia dramática "A Filha do Meu Melhor Amigo" no Cinema de Arte do UCI Cinemas do Shopping Iguatemi Fortaleza. 

Este drama familiar, é o segundo longa do diretor inglês Julian Farino, premiado diretor de séries televisivas como Sex And The City (2004), Roma (2005), The Office (2007) e a recente The Newsroom (2013). Neste filme, Farino faz questão de enfatizar o enredo que foca as amizades familiares e a família disfuncional em uma abordagem fora dos padrões de Hollywood e que também promove críticas aos costumes sociais.

A história se passa no subúrbio de Orange Drive, em Nova Jersey.  Lá, vivem duas famílias que são muito amigas e vizinhas. Os Walling tem como patriarca David (Hugh Laurie, o eterno Dr. House), que vive num frio relacionamento com Paige (Catherine Keener). Eles têm dois filhos, Toby (Adam Brody) e Vanessa (Alia Shawkat, que narra a história). A outra família são os Ostroff, onde o patriarca é Terry (Oliver Platt), a esposa é Carol (Allison Janney) e a filha única e rebelde Nina (Leighton Meester).

As duas famílias são amigas, e a proximidade, faz com que uns estejam sempre na casa dos outros. Nina sempre foi meio rebelde e acabou saindo de casa logo. Depois de cinco anos sem dar as caras e devido a insistência dos pais e o término de um relacionamento amaroso turbulento, volta para passar o Dia de Ação de Graças com a família. 

Sua mãe investe para que ela se interesse por Toby. Por terem sido criados juntos, Nina nutre um sentimento de irmão para com Toby, que parece ter sua sexualidade mal resolvida... A relação de Nina com Vanessa é estranha, haja visto que elas não se batem muito bem... Certamente tem problemas mal resolvidos.

Nina casualmente investe em seduzir David e acaba sendo surpreendentemente correspondida, causando um escândalo devido a diferença de idade entre ambos e abalando as estruturas das duas famílias, que andavam um tanto quanto acomodadas na rotina diária.

Seria cômico se não fosse trágico. É possível existir um sentimento entre pessoas com uma enorme diferença de idade? Sim. No entanto, imagino que este sentimento não seja amor, pois conforme o apóstolo Paulo, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (I Coríntios 13:7) No caso em questão, Nina estava abatida com o término de um relacionamento. David tinha sérios problemas de comunicação com sua esposa, assim, ambos encontraram na atração do relacionamento proibido, uma válvula de escape para seus verdadeiros problemas. A diferença de idade, de experiências, de modo de vida acaba fazendo com que o relacionamento não tenha êxito.

No entanto, este episódio fez com que a vida de todos os outros personagens mudasse drasticamente, especialmente Terry e Paige. Terry passa a praticar frisbee, o que acaba inclusive revolucionando seu relacionamento sexual com Carol. Já Paige descobre a vocação de ajudar pessoas necessitadas, embora ela guarde uma ira dentro de si e acaba descontando no coral que ela lidera e nos objetos que decoram sua casa. Vanessa é quem mais amadurece ao longo do filme. Ela se dedica no trabalho e na realização de seus planos de morar sozinha, e passa a receber maior atenção do seu pai David.

O mais bonito do filme é o fortalecimento da amizade entre David e Terry, que após passarem um tempo brigados, eles se reconciliam e se ajudam mutuamente. A bíblia diz em Provérbios 17:17 que "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.". Já em Provérbios 27:10 fala que "melhor é o vizinho próximo, do que o irmão distante." Quanto ao amor, ele é paciente, é bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.(I Coríntios 13:4-5)

O filme esteve na Lista Negra (Black List) dos roteiros importantes a espera de um estúdio. Na época disseram que tratava-se de uma mistura de "A Primeira Noite de um Homem" (1967) e "Entrando Numa Fria" (2000). Guardando as devidas proporcões, tal comentário é até pertinente. Recomendo para ver em família numa tarde descompromissada. Nota: 8/10.


Segue trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar