terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Filme: Operação Sombra - Jack Ryan em Imax


Na noite desta terça-feira, 11 de fevereiro de 2014, fui com o Márcio ver "Operação Sombra - Jack Ryan" em Imax na novíssima sala do UCI Cinemas em Fortaleza com a nova tecnologia digital.
O longa nos apresenta um jovem Jack Ryan (Chris Pine) estudante de Economia, que viu pela TV quando o World Trade Center desabou devido ao ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Ele decide então se alistar ao exército amercano, e participa da Guerra do Afeganistão, sofrendo um sério acidente e causando sérios danos na coluna ao salvar dois homens. A cena da queda do helicóptero é estrondosa, me senti como se tivesse dentro do helicóptero, devido a imersão que o Imax proporciona.


Durante a recuperação no hospital ele conhece a doutora Cathy (Keira Knightley), por quem se apaixona. Ele é convidado por Thomas Harper (Kevin Cosnter), para trabalhar para a CIA infiltrado em Wall Street para descobrir possíveis financiadores do terrorismo. Assim, ele recomenda que Ryan retorne ao doutorado em economia. Ele segue o conselho e damos um salto no tempo para 10 anos depois, quando passa a trabalhar às escondidas para a CIA.

Vemos que o relacionamento com Cathy avançou, pois eles passam a morar juntos, mas ela não demonstra plena confiança nele, até porque ele esconde o segredo de ser da Cia dela, pelo fato deles não seres casados. Um ingresso de cinema encontrato no bolso é motivo de desconfiança, uma viagem repentina a trabalho para Moscou então nem se fala...

Em meio às investigações de rotina, Jack descobre um complô orquestrado na Rússia, que pode instalar o caos financeiro nos Estados Unidos, uma espécie de "segunda Grande Depressão". Com isso, ele viaja a Moscou com o objetivo de investigar Viktor Cheverin (Kenneth Branagh, diretor do filme), o líder da operação. O roteiro segue então os clichês de filmes de ação/espionagem, com algumas cenas interessantes de perseguição, nada mais.

Kenneth Branagh precisa ter mais pulso sobre seus filmes. A impressão que dá, é que ele é meio displicente com seus trabalhos. Talvez por acumular funções, neste filme ele também é o vilão. Não gosto dos trabalhos do diretor, lembrando do seu trabalho mais importante, "Thor" (2011)

Este é o 5º filme com o personagem Jack Ryan. Os anteriores foram "Caçada ao Outubro Vermelhor" (1990), "Jogos Patrióticos" (1992), "Perigo Real e Imediato" (1994) e "A Soma de Todos os Medos" (2002). Chris Pine tenta emplacar como personagem principal de outra franquia, mas é difícil desvinculá-lo do Capitão Kirk de Star Trek. Alec Baldwin, Harrinson Ford e Ben Affleck já interpretaram o personagem nos filmes anteriores. Kevin Costner chegou a ser convidado para ser o primeiro intérprete de Jack Ryan, em "Caçada ao Outubro Vermelho" (1990), mas recusou a oferta para estrelar "Dança Com Lobos" (1990). Mais de duas décadas depois, ele interpreta o agente Thomas Harper, mentor de Jack Ryan.

Tom Clancy, criador do personagem, que faleceu em 1º de outubro de 2013, poucos meses antes do lançamento deste filme. Ele escreveu vários livros com o personagem Jack Ryan, no entanto, os produtores preferiram que "Operação Sombra - Jack Ryan" tivesse uma história original, mesmo que confusa e sem nexo. Assim, este é o primeiro filme da série que não é baseado em algum dos livros do autor.




Adam Cozad havia escrito um roteiro chamado "Dubai", cujo personagem principal seria interpretado por Eric Bana. A Paramount Pictures adquiriu os direitos e pediu que ele, em parceria com o roteirista David Koepp, adaptassem o texto para que se tornasse uma aventura de Jack Ryan. Na realidade eles quiseram torná-lo um Jason Bourne, ou um 007, mas não lograram êxito. Talvez se a história passasse durante a Guerra Fria, fosse mais crível, pois no atual contexto político, por mais verdadeiro que queira ser, o filme soa como falso o tempo todo. Não recomendo, a não ser que queira experimentar a sensação do Imax. Este é o segundo filme exibido em Fortaleza nesta tecnologia. Este sem dúvida é melhor que o primeiro "Frankestein - Entre Anjos e Demônios 3D" Nota: 5/10.


Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar