domingo, 9 de fevereiro de 2014

Série: Pai Nosso - Venha o Teu Reino


Na tarde/noite do dia 9 de fevereiro de 2014, estive novamente na IBC, em mais um culto extraordinário. Chegamos cedo pra ser um dos primeiros da fila no GF. Ainda fomos os segundos, sem falar nos filhos de voluntários que têm justa e merecida prioridade.

Como era o primeiro domingo do semestre (semana passada foi o pontapé inicial), vários voluntários estavam ávidos em servir! Glórias a Deus! Que permaneçam até o fim do semestre, pra honra e glória de Jesus.

Então fomos a tenda, que ainda estava com muitos lugares vazios... Sentamos bem na frente! Incrível como existem cristãos que preferem chegar após o início do culto. Imprevistos acontecem, mas quando vira um costume, algo está errado né...

Os louvores escolhidos como de costume foram maravilhosos. De início "Tu És Fiel Senhor" à capela ainda no clima de oração do início do culto. Posteriormente "Vimos Adorar" do Kléber Lucas, canção animada que permitiu derramarmos nossos corações para adorar Jesus, o Rei dos Reis, tal qual os querubins e Serafins que o adoram prostrados diante do trono. "Reina" do Paulo César Baruk, continuou dando o tom do culto, aquele que é digno de receber honra e glória.

Cantamos também "Glória e Honra" da Nívea Soares e "Ao Teu Nome" do Daniel Almeida. No entanto, o momento de maior adoração no entanto, ocorreu quando o Arte e Celebração ministrou "Agnus Dei" de Michael W. Smitt. Minha esposa entrou em nosso casamento ao som dessa canção. Nesta tarde, a igreja cantou à plenos pulmões, mesmo quando os instrumentos pararam e o arraial prosseguiu declarando que Ele é Santo! Santo! Poderoso e digno de louvor...

Alguns instantes depois, o Pr. José Edson fez uma oração e cumprimentou os visitantes. Foram dados alguns avisos, entre eles os números de acessos ao site da IBC. Foi anunciado também que seria distribuído um marcador de texto da série Pai Nosso e foi pedido oração para o casal Ronaldo e esposa (fundadores da igreja) que estarão em viagem. Também foi convocado voluntários para o GF. em função do festa da passagem que estava acontecendo simultaneamente ao culto. No momento de ofertório, foi lido o texto de Exodo 24:16,17 e Exodo 25:1,2.

As ofertas foram recolhidas ao som instrumental de "Porque Ele Vive". Em seguida foi exibido um vídeo sobre o acampamento de Carnaval Céu na Terra e o Orlando fez o convite para que os jovens participassem deste evento. Após esses avisos e as ofertas, Daniel Almeida apresentou a igreja mais uma de suas composições, "Pai Nosso" numa versao leve e bem a cara da IBC.

O Pr. Armando introduziu o momento da palavra, lendo o texto de Apocalipse 11:15-19 que fala da revelação, numa linguagem misteriosa de João, mas esclarecedora. Foi citado que o pacifista Martin Luther King utilizou o Sermão da Montanha (contexto da oração do Pai Nosso) para levantar uma causa. Na introdução ainda foi citado o texto de Mateus 5:20, que fala que nossa justica deve ir além da religiosidade e que não devemos usar a oração para sermos vistos pelos homens e tampouco usar de vãs repetições. Foi enfatizado que o Pai nosso é um modelo, e não deve ser usado repetidamente, tanto que nenhum dos apóstolos repetiram o Pai Nosso, apenas usaram o modelo e os aspectos divinos (teu nome, teu reino, tua vontade) e os humanos (pao nosso, perdao nosso, proteção nossa)

Existe no mundo uma luta pelo domínio e poder. Foi citado o exemplo do que ocorre na Síria, Coréia do Norte, na Ucrânia, e alguns líderes atuais como Obama, Merkel, Putin... O Pr. Armando nos remeteu a época dos impérios egípcios, assírio, babilônico, medo-persa, grego, romano, árabe, otoman... até 1800 e as revolucões francesa...

Foi dito que no Brasil nunca vivemos situacões próprias de conquistas de reino e reinado. Monarquia é algo distante de nossa realidade. 44 paises atualmente possuem rei, dentre eles: Vaticano, Inglaterra, Arábia, Australia, Espanha, Suécia, Mônaco, Japão... Algumas dessas monarquias são absolutas, outras com parlamento. No Brasil houve rei até D Pedro I, quando foi proclamada a república. Tudo isso compôs a introducao da mensagem, para esclarecer a verdade do texto. Conhecimento da palavra.

Pedir o reino é pedir teocracia (O poder de Deus reinando...) que é diferente de democracia (povo reinando), egocracia... O Pr. Armando lembrou que somos rebelde por natureza, por isso há fome, escassez, desigualde social, abutres politicos e sociais que vivem das mazelas dos outros, enquanto que aqueles que vivem em verdade e justica são perseguidos. Nao ha protecao nossa e sim violencia nossa de cada dia.

Que teu reino venha. Deus reina sobre tudo e sobre todos. Deus não está alheio ao que acontece no mundo. Deus nos criou com o livre arbitrio. Somos livres para escolher entre o bem e o mal. Nem o inimigo de Deus está fora do controle de Deus. Deus permite que a própria natureza puna o homem.


No esboço vimos os elementos do reino e os tipos de reino. A mensagem encerrou tratando acerca da reconquista e resgate do homem - Colosseses 1:13. Em Cristo somos livres do pecado, do inimigo e do nosso eu.


Segue vídeo com a mensagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar