quarta-feira, 2 de abril de 2014

Filme - Eles Voltam


Na tarde desta chuvosa quarta-feira, 2 de abril de 2014, antes de ir pra faculdade, vi o filme pernambucano "Eles Voltam".
Estreia de Marcelo Lordello na diração de ficção em longa metragem, o filme de baixo orçamento retrata a jornada da garota Cris (Maria Luíza Tavares) de volta pra casa após ser abandonada à beira da estrada pelos próprios pais, como forma de castigo por brigar constantemente durante uma viagem à praia, com seu irmão mais velho Peu (Georgio Kokkosi).
Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide percorrer ela mesma o caminho de volta para casa, numa linda cena com a trilha de "Tudo o que você podia ser" Milton Nascimento, que combina demais com o que está sendo mostrado em tela.



Suponho que a briga tenha começado por causa de uma coisa tão fútil quanto o celular. Próximo do final do filme, vemos numa cena quase que sem diálogos, uma crítica a essa geração que prefere se comunicar via WhatsApp, do que pessoalmente, mesmo estando um ao lado do outro. Não sabemos porque Peu não voltou após ir ao posto de gasolina, mas não precisamos de respostas, pois a personalidade do adolescente jogador de videogame é aquela...

O que aconteceu com os pais de Cris e Peu é mostrado discretamente no canto da tela, nas notícias de um tele jornal exibido, quando Cris acorda na casa de praia vizinha a de sua família. No entanto, o mais interessante do filme, é a jornada de Cris ajudada por um garoto que passava de bicicleta, levada para um assentamento do MST onde foi bem recebida, alimentada e obteve descanço. No final do filme, ao vê o avô criticando uma reportagem onde os sem terra invadiam uma fazenda, ela rebate o avô mostrando que a experiência vivida não foi em vão.

Levada constantemente por uma senhora da cidadezinha do interior à delegacia, recebe um tratamento de descaso, como acontece de costume à todo cidadão que procura uma delegacia em nossa país, especialmente nas cidades menores. Como pagamento pela alimentação, e pelo lar cedido a ela, Cris tem que "trabalhar" ajudando esta senhora a limpar casas de praia. No entanto, criamos nossos adolescente cercados de mordomias, de modo que eles não sabem nem reconhecem o valor do trabalho, pois possuem babás, empregadas, motoristas e não precisam de esforço algum pra conseguir o que querem.

Na realidade o filme tem um tom de fábula ao mostrar a jornada pessoal de uma pré-adolescente, de encontro ao outro e a si mesmo. Definitivamente Cris deixa de ser criança após essa experiência, que lhe provoca um amadurecimento precoce. Grande parte do elenco é composto por pessoas comuns, que não eram atores antes das filmagens, inclusive a própria protagonista que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília em 2012. O filme foi laureado também com o prêmio de Melhor filme longa ficção, atriz coadjuvante para Elaine Moura (atriz que rouba a cena ajudando Cris a seguir seu destino). Vejam uma matéria do Canal sobre o longa clicando aqui. Nota: 9,0/10,0.


Segue trailer, com uma cena num shopping, que não consta no corte final do filme, mas que fala um pouco do que o filme apresenta:

Segue outros dois trailers, o primeiro deles com legendas em inglês:


TRAILER ELES VOLTAM - They'll Come Back from Trincheira Filmes on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar