segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho

Na noite do dia 18 de agosto de 2014, fui novamente no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi ver o nacional "Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho". E infelizmente esta não é a melhor história de Paulo Coelho... Sua entrevista no Nerdcast em 2010 é bem mais interessante que o filme...
Paulo Coelho merecia uma cinebiografia melhor e não essa salada, que se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade, irmão do outro ator que interpreta o Paulo); a idade adulta, nos anos 1980 (pelo excelente ator Júlio Andrade do espetacular "Entre Nós" e que também interpretou o cantor Gonzaguinha no "Gonzaga - de Pai Pra Filho"); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado pela equipe de maquiagem do "O Labirinto do Fauno" e que deixou o ator quase idêntico ao Paulo Coelho real). 
O roteiro de Carolina Kotscho, responsável pelo excelente roteiro de "2 Filhos de Francisco", sobre a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, utilizou como base depoimentos do próprio Paulo Coelho. Assim, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas. Acho que o maior problema do filme foi a montagem fragmentada e a inexperiência do diretor Daniel Augusto.
O filme teve locações no Rio de Janeiro e em Santiago de Compostela, na Espanha.  Gravado em 2013, apresenta o escritor brasileiro mais lido de todos os tempos, tendo ultrapassado a impressionante marca de 100 milhões de livros vendidos em mais de 50 países. Seu maior sucesso, "O Alquimista" vendeu cerca de 65 milhões de cópias em todo o mundo. Conforme o filme, é o único autor vivo que vendeu mais que Shakespeare.
Se comparado com o documentário sobre Raul Seixas "Raul - O Início, O fim e o meio", o filme de Paulo Coelho deixa muito a desejar, pois o outro é muito bem estruturado, e mostra a carreira do polêmico cantor, intercalando com entrevista de amigos de sua infância, passando pelos depoimentos de famosos como Paulo Coelho e Pedro Bial, até sua fatídica morte. 
Paulo Coelho sofre de esquizoide (transtorno de personalidade que leva ao isolamento social). O filme começa na sua adolescência, quando chegou a ser submetido a tratamento com eletrochoques. Paulo sempre teve uma relação conturbada com os pais e chegou a se envolver com várias mulheres, enquanto escrevia peças de teatro, para uma revista e letras de músicas. Como todo autor, sofreu bloqueio criativo e viu muitas portas serem fechadas por editoras que não acreditaram no seu sonho de ser escritor. Não recomendo o filme. Nota: 5,0/10,0.
Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar