domingo, 19 de outubro de 2014

No filme da vida, qual o seu papel?

Na noite deste domingo, 19 de outubro de 2014, estive em mais um culto na IBC, ouvindo sobre o tema "No filme da vida, qual o seu papel?". Deixei o filho no GF e fui para tenda.
Entre os louvores, me recordo que foram ministrados pelo Rafiusk, que cantou "Tributo a Yehovah" de Adhemar de Campos, "Por teu grande amor" de Daniel Almeida, "Quero Transbordar" de Daniel Costa, e a linda canção "Creio que Tu és a Cura" de Gabriela Rocha.

Alguns avisos foram dados, como o Outubro Rosa e o Atitude 434 que ocorrerá dias 8 e 9 de novembro. Foi exibido um vídeo com momentos do batismo pela manhã e houve o tradicional cumprimento aos visitantes.

O Pr. Jose Edson informou sobre os cultos do dia 26/10, e compartilhou a leitura de uma advertência: a palavra do Senhor contra Israel, por meio de Malaquias 1:2-7 que diz: - "Eu sempre os amei", diz o Senhor. "Mas vocês perguntam: "De que manei­ra nos amaste?""Não era Esaú irmão de Jacó?", declara o Senhor. "Todavia eu amei Jacó, "O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?", pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. "São vocês que desprezam o meu nome! "Mas vocês perguntam: "De que maneira temos desprezado o teu nome?" Trazendo comida impura ao meu altar! E mesmo assim ainda perguntam: "De que maneira te desonramos?"Ao dizerem que a mesa do Senhor é desprezível. "Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá?", pergunta o Senhor dos Exércitos. Louvamos "Dependo de Ti" de Paulo César Baruk durante o ofertório.

Daniel de Matos leu o texto de Marcos 10:46-52, sobre o cego de Jericó, ou o cego Bartimeu. Introduziu seu recado falando que toda história tem personagens, com características com as quais nos identificamos. Ex: heróis órfãos: Superman, Batman, Homem Aranha. Eles nos emocionam, nos mostram o caminho certo, o errado, enfrenta conflitos, etc. 

Foi feito então uma comparação entre os personagens de Marcos 10 versus os personagen da nossa história. Vimos um video sobre Jesus, o personagem principal dessa história de Bartimeu e da nossa história. De Genesis a Apocalipse Jesus é o protagonista. Jesus não estava ali por causa de Bartimeu, mas Bartimeu estava ali por causa de Jesus. Tudo existe por causa de Jesus, Colossenses, 1:16-17 diz que "nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste".
Os discípulos eram coadjuvantes, que são importantes para história. Até Oscar recebem... Eles priorizam Jesus: "Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." (Lucas, 14:33) Muitas vezes não seguimos Jesus por estarmos agarrados com outras coisas: dinheiro, vício, amizades... Foi citada a passagem de Jesus e o jovem rico, onde o mesmo foi confrontado a deixar tudo o que tinha e seguir a Jesus. Assim fizeram os discípulos, quiseram conhecer mais de Jesus, imitaram Jesus.  1 Coríntios, 11:1 - "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo." Viveram vida de Jesus. Gálatas, 2:20. "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo , vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."
A multidão é o figurante. Sempre acompanhou Jesus de perto, mas não assumia compromisso com Jesus. Figurante não é reconhecido, não recebe premiação. Deus quer transformar figurantes em discípulos.
 
Atrapalhadores são os antagonistas. O vilão dessa história. Alguns repreenderam Bartimeu pra que ele ficasse quieto. Existem pessoas que impedem as demais de chegar a Jesus. Religiosos criam regras que afastam a multidão de Jesus. São legalistas. Lucas, 11:52. "Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar!". Já os céticos acham que o poder de Deus é loucura. 1 Coríntios, 1:18. "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

Co-protagonista cego Bartimeu apesar de ter consciência de sua situação, teve atitudes que mudaram sua história. Estava atento, deu um grito de liberdade, não desistiu quando tentaram impedi-lo, saltou rumo a Jesus, confiou Nele, tornou-se seguidor de Jesus.

Quem você acha que é Jesus? Jesus está passando pelo caminho...

Existe no entanto, um personagem anônimo, que falou de Jesus para o cego. Devemos falar de Jesus o tempo todo... Daniel citou a ilustração da conversão de Billy Graham, que teria aceitado a Cristo ainda jovem, no quarto dia de um congresso, onde nos dias anteriores não havia tido conversões, apenas a promessa de que através daquele congresso, muitas vidas seriam salvas. Graham foi um grande evangelista.

Achei bem interessante essa ministração do Daniel de Matos com uma apresentação de 6 tipos de personagens na história de Bartimeu e a correlação de que personagem temos sido. Me chamou atenção o papel do anônimo. Atentem para o esboço e ouçam a mensagem clicando aqui.

Por fim, o apelo e ouvimos novamente "Creio que Tu és a Cura" de Gabriela Rocha.

Segue esboço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar