sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Estudando o M.A.P.A. e família em Pequeno Grupo

Na noite deste 14 de novembro de 2014, estivemos novamente reunidos em Pequeno Grupo, na casa dos irmãos Carlos Henrique e Flávia Gadelha, tendo oportunidade de estudarmos um pouco mais acerca do M.A.P.A. (Meditar, Abrir, Planejar e Avaliar).

Louvamos com Canção do Apocalipse do Diante do Trono, Aos Pés da Cruz do Kléber Lucas, Colisão do Anderson Freire, e Profudenzas do Asas da Adoração.

O irmão Carlos Henrique teve a oportunidade de ministrar um tempo precioso de ensino. Então ele relatou sobre o MAPA, a missão da igreja e as 5 rotas. Falou sobre o Kairós (tempo de Deus) e sobre a os impactos da leitura bíblica em nossa vida, mediante alguns questionamentos: O que vc leu? O que vc entendeu? O que Deus falou com vc?
Foi dito que melhor do que repetir certos mantras cristãos, é melhor compreender o que Deus está falando conosco através de sua palavra. Ler e viver naturalmente o que está sendo lido. Simples assim. Isso produz maturidade cristã para ouvir a voz de Deus. Foi citado inclusive a ausência proposital do Pr. Armando na igreja, com o objetivo de formar cristãos independentes da figura do pastor, de um líder de pequeno grupo, ou de quem quer que seja.

Com base nisto, a igreja está preocupada em alguns fundamentos: o principal deles, a família, que tanto tem sido atacada, inclusive com leis que querem considerar qualquer tipo de união, inclusive entre pessoas do mesmo sexo, em família, ferindo princípios elementares, como o da união conjugal entre homem e mulher. Mas isso é assunto polêmico, melhor não esticar a baladeira... Há quem considere crime ter essa opinião, sendo que a concepção de filhos só é possível mediante a união entre homem e mulher... 
Então alguns questionamentos foram abordados: Quem faz parte da sua família? Qual o conceito da família? Cada irmão presente pode falar do que considera família. Foi esclarecido o conceito de família pré revolução industrial, do termo "Oikos" palavra grega que significa casa, o universo habitado. Na conotação de tribo, geração, povo, nação. 

Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, a palavra família entrou na nossa língua, no século XVI por via culta, através do latim 'familia', que significava «o conjunto dos escravos da casa; todas as pessoas ligadas a qualquer grande personalidade; casa de família

Achei interessante o conceito de família encontrado na Wikipedia, que diz que a família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. Estão ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Nos dias atuais, o capitalismo diminuiu a abrangência do conceito de família. Mas afinal, qual o conceito de familia criado por Deus? Igreja. Corpo. E na bíblia como era? As reuniões eram feitas ao redor da mesa, durante as refeições. A liderança era exercida pelo patriarca. Ex: Abraão.
Nós iremos prestar contas a Deus por nossa familia. Foi citado o termo Eklesia, que significa igreja. Cada pessoa é um ministro. Antigamente, agregar pessoas a família era uma questão de sobrevivência. Amigo a gente escolhe, irmãos não. Nós precisamos Uns dos outros. Devemos ter cuidado para ajudar e influenciar os outros. Ex: Igreja primitiva. Atos dos Apóstolos. Familia que se suporta e se ama. Com Deus no centro. Terminamos a reunião falando sobre como demonstrar que Deus está no centro de sua vida. Tivemos um precioso momento de oração onde algumas coisas importantes foram partilhadas. O jantar foi servido e na sobremesa, cantamos parabéns para as aniversariantes da semana: Cristiane e Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar