terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Abutre

Na noite deste 23 de dezembro de 2014, encontrei com o amigo Marcos Barbosa para enfim entregá-lo o perfume que comprei no Paraguai. Aproveitei a oportunidade para vermos O Abutre (Nightcrawler, 2014) de Dan Gilroy.
O título original deste thriller, quer dizer rastreador noturno, mas considero o termo abutre apropriado para o personagem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal). Abutre na zoologia é a designação comum a aves acipitrídeas e catartídeas, ou seja aquelas que se alimentam de carne em putrefação. E no sentido figurado, se refere a homem cruel, sanguinário, de maus instintos, sem escrúpulos, que é exatamente o que Louis Bloom é.
Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem ladrão e enganador Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. 
É incrível como esse tipo de jornalismo dá ibope. Impossível não citarmos os programas locais no estilo Barra Pesada, Rota 22, Cidade 190, que alimentam a população com imagens fortes e chocantes, em horários inconvenientes, como o café da manhã, ou o almoço. Tem hora que a TV só falta escorrer o sangue...
Gyllenhaal está muito bem em cena, justificando suas indicações à prêmios. Conta-se que ele empenhou-se tanto na cena em que fala com si mesmo no espelho, que ao dar um soco no espelho, o ator acabou cortando sua mão, tendo que ir levar pontos no hospital, e retornar ao set de filmagens somente depois de receber alta. A cena é convincente, e na hora percebi que ele fora indicado por aquela cena específica. Sem falar nos 10 quilos perdidos para o papel...
Gilroy que é um excelente roteirista, estreia muito bem na direção, mostrando segurança, inclusive ao dirigir sua esposa Rene Russo que interpreta a personagem Nina Romina, diretora de um jornal matutino. A trilha sonora de James Newton Howard ajuda a dar o suspense necessário à trama. Uma boa história, num roteiro interessantíssimo. Recomendo. Nota: 8,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar