segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Reinuuguração do Cine-teatro São Luiz

Na noite do dia 22 de dezembro um dos mais simbólicos e afetivos patrimônios do povo cearense. O São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, voltou à cena como cine-teatro, e ofereceu uma programação especial que incluiu a apresentação dos cantores líricos Franklin Dantas e Giovana Bezerra interpretando a “Ave Maria” de Gounoud e canções tradicionais natalinas enquanto entrávamos no espaço, e voltávamos no tempo. Eram oferecidos pipoca e água. Estive presente com minha esposa Mariana Gomes.
A programação, que estava prevista para ter início às 19h, teve uma 1h30 de atraso, iniciando apenas às 20h30, subiram ao palco do Cine-teatro para o descerramento da placa de reinauguração, o Secretário de Cultura do Estado, Paulo Mamede, o Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) responsável pela obra de recuperação e restauro iniciada no semestre de 2013, Quintino Vieira, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o governador eleito do Estado do Ceará, Camilo Santana.
As autoridades presentes fizeram questão de destacar a importância do equipamento no contexto de revitalização do Centro da Cidade. Paulo Mamede, o mais aplaudido teve uma fala sincera e honesta que emocionou o público. O prefeito Roberto Cláudio anunciou algumas ações previstas já para o primeiro semestre de 2015. O governador eleito Camilo Santana, que substituiu o governador Cid Gomes que foi convocado pela presidenta Dilma Roussef à comparecer em Brasília, relembrou que na juventude levava as namoradas ao cine São Luiz.
Então, após o descerramento da placa, ouvimos uma bela apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho executando peças de Alberto Nepomuceno. Já percebíamos que o som do ambiente estava adequado, e a expectativa só aumentava. Após o aplauso da plateia, a cortina fecha novamente, e é exibido o documentário de Joe Pimentel sobre o cine São Luiz. Segue trecho inicial do documentário, com imagens da época do lançamento do cine São Luiz:


Em seguida, para minha surpresa, foi exibido o trailer de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of the Five Armies, 2014) de Peter Jackson. Foi o suficiente para me levar às lágrimas ao perceber a qualidade de som e imagem que o ambiente proporciona. Foi exibido também o Trailer de O Destino de Júpter (Jupiter Ascending, 2015) de Andy e Lana Wachowski que será lançado em Fevereiro/2015 e Need For Speed: O Filme (Need for Speed, 2014) de Scott Waugh.

Então, tivemos a re-exibição do filme Anastácia, a Princesa Esquecida (Anastacia, 1956) de Anatole Litvak, mesmo filme exibido na noite de inauguração do São Luiz, em 26 de março de 1958,que conta com a atriz Ingrid Bergman como protagonista, e Helen Heyes, Akim Tamiroff e Martita Hunt, no elenco, contanto a história intensa de uma mulher cujo futuro estava perdido nas sombras do passado.
O filme se passa em Paris, no início dos anos 20, uma refugiada com amnésia (Ingrid Bergman) é salva da tentativa de suicídio pelo exilado russo general Bounine (Yul Brynner) e seu comparsas,. Entretanto, o motivo do salvamento está longe de ser altruísta, pois Bounine tem como objetivo fazer com que ela se passe como sendo a filha do último czar russo e assim receber pelo menos parte dos 10 milhões de libras que estavam reservado a qualquer membro da família real russa, pois oficialmente eles tinham sido mortos. Mas enquanto Bounine a treina para representar este papel ele gradativamente começa a acreditar, através de pequenas lembranças dela de sua origem real, que ela seja mesmo Anastacia, a última sobrevivente da dinastia dos Romanoff. Na saída, ainda vimos alguns carros antigos que estavam expostos em frente ao cinema.

Segue trailer de Anastácia, a Princesa Esquecida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar