quarta-feira, 28 de maio de 2014

Teatro Para Jovem: um palco para a nova geração

Na noite desta quarta-feira, 28 de maio de 2014, estive com a esposa na Escola Porto Iracema das Artes ali ao lado do Dragão do Mar, participando da palestra "Teatro Para Jovem: um palco para a nova geração" oferecida pelo Festival de Teatro Infantil do Ceará.

Fiquei sabendo do evento pela divulgação de matéria do Caderno 3 do Diário do Nordeste sobre a construção de plateia. Li a matéria como pai, pensando em teatro para meu filho e fiquei interessado em participar, em função de ser voluntário do Geração Futuro da Igreja Batista Central de Fortaleza e servir também no teatro.
Para ministrar sobre o tema, foi convidado Amauri Falsetti, fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro, ponto de Cultura paulista que há 35 anos desenvolve atividades teatrais junto a jovens no Brasil e no exterior, possui vários espetáculos, recebeu prêmios, etc.

Em sua fala, Falsetti afirmou que conhecer seu público é fundamental. Criticando o formato de teatro, que busca prioritariamente ensinar algo para o jovem, ele afirmou que "criança não é garrafa para ser enchida de conteúdo, mas um pavio para ser incendiado.". Criticando o modelo estabelecido pela sociedade capitalista, Falsetti disse que "teatro não é produto, mercadoria, mas arte, única forma que nos assemelha com o Deus Criador".

Para complementar a excelente fala de Falsetti, foi aberta uma mesa redonda com a participação da coordenadora de artes do Cuca Barra, um representante da Fábrica de Imagens, e o Dmitri Gadelha da Vila do RPG, que falaram de seus trabalhos e a relação com teatro para jovens. Gostei bastante do depoimento da jovem que integra o grupo de teatro do Cuca e do vídeo exibido pelo Dmitri sobre a jornada do herói, que complementou sua interessante participação.



Concordo que o Teatro para jovens cada vez mais é considerado um teatro político que adota abordagens poéticas para questões vitais que afetam a geração jovem e a sociedade como um todo. O teatro utiliza-se de uma linguagem que explora diferentes formas de olhar o mundo, sejam elas realistas, fantásticas, ficcionais ou documentárias, bem como explora diferentes formas de comportamento e hierarquias sociais, revelando a busca dos jovens pela sua própria identidade e emancipação. Fiquei interessado em participar das oficinas, mas devido o horário, não seria possível.

Semana que vem, 04/06, haverá a palestra "Teatro para Bebês: a poética no jardim da primeira infância". Inscrições aqui. Eu já garanti minha inscrição e já recebi confirmação da organização.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Filme - X Men: Dias de Um Futuro Esquecido



Na noite do dia 26 de maio de 2014, vi com o Márcio Oliveira do Calango Nerd, o melhor filme de 2014, "X Men: Dias de Um Futuro Esquecido", que me fez relembrar bons momentos vividos no cinema num "Passado NÃO Esquecido". Vi o primeiro longa dos mutantes, no Cine São Luiz, quando ainda era um jovem Ronald Luis, saindo de minha adolescência...

Conseguir unir as 2 fases da franquia X-Men, já seria um feito e tanto, mas resgatar todos os filmes já realizados, com referências a cada um deles e fazer um reboot da franquia, com inúmeras possibilidades futuras, é um feito pelo qual serei eternamente grato a Bryan Singer. Ele consegue ao mesmo tempo ser umacontinuação e um prequel dos outros filmes. Fiquei com vontade imediata de rever "X-Men – O filme" (2000), "X-Men 2" (2003), "X-Men – O Confronto Final" (2006), "X-Men Origens: Wolverine" (2009), e "X-Men: Primeira Classe" (2011), pois todos fazem parte do escopo de "X Men: Dias de Um Futuro Esquecido" (2014) e todas as dúvidas que existiam com os filmes anteriores, podem ser respondidas com este novo longa da franquia. Isso sem falar nos personagens que haviam morrido e agora estão devidamente ressuscitados. Gosto muito da trilogia original e do "X-Men: Primeira Classe" (2011). "Wolverine: Imortal" (2013) não faz parte do contexto deste novo filme.

Logo no início, já somos jogados na ação ao vermos que num futuro próximo (2023), os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage, o querido Tyrion de Game Of Thrones). Os poucos mutantes sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles, estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados.

O único meio encontrado para salvar a espécie, é Kitty Pryde enviar a consciência de Wolverine, em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970, após os acontecimentos de "X-Men: Primeira Classe" (2011) com objetivo impedir que usem o DNA da Mística, salvando o empresário industrial Trask da morte provocada pela Raven Darkholme, a Mística (Jennifer Lawrence oscarizada, que recebe destaque no filme, tal qual Halle Berry em "X-Men 2" (2003), com intuito mercadológico de angariar público). O objetivo é evitar a criação das Sentinelas e assim evitar a extinção total que os mutantes vem sofrendo desde os acontecimentos de "X-Men – O Confronto Final" (2006). Assim, Bryan Singer consegue de forma genial unir as 2 fases da franquia. Professor Xavier diz a Wolverine, “Você vai ter que fazer por mim o que eu já fiz por você”.
Quando a consciência de Wolverine retorna ao passado, ocupa o corpo do Wolverine da época (ainda sem adamantium), sendo que ele surge em tela sem roupas num apartamento, até porque ele estava dormindo ao lado de uma mulher e em sua fala aos homens que querem lhe pegar ele diz: -"Vocês acreditariam se eu dissesse que sou do futuro?" nos remetem a franquia "Exterminador do Futuro".  Wolverine parte então à procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.
Convencer Xavier é uma tarefa complicada, pois Wolverine é conhecido por sua impaciência. Quando ele chega ao Instituto Xavier para Estudos Avançados, se depara com um Xavier irreconhecível. Hank McCoy, o Fera (Nicholas Hoult) lhe devolveu as pernas, mas custou-lhe sua telepatia. Com isso, temos cenas cômicas, como quando Fera pergunta a Wolverine se estava vivo no futuro? E recebe um sincero não como resposta, e com Pietro Maximoff, o Mercúrio (Evan Peters), personagem que rouba a cena quando surge em tela, especialmente na cena de resgate ao Magneto que se passa numa cozinha em meio a um tiroteio, e é superior a melhor cena da franquia até então: a invasão à Casa Branca pelo Noturno em "X-Men 2" (2003)... De tirar o fôlego, e embalada por uma excelente trilha sonora. Pra terminar de explodir a cabeça, no final da cena, Mercúrio pergunta a Magneto: “Você manipula o metal, né? Minha mãe namorou um cara assim também! Já ouviu falar dele?” Sensacional. É o primeiro elo de união com os demais filmes da Marvel, pois nas cenas pós créditos de "Capitão América 2: O Soldado Invernal" vemos o Mercúrio em tela...

Noutro momento, vemos o jovem Xavier vai ao futuro (na mente do Wolverine) e tendo uma conversa com seu eu mais velho, me deixou sem palavras ao renovar as esperanças do jovem que ainda estava traumatizado pelo tira que havia levado. Assim, ele passou a saber lidar com a questão do sofrimento humano e aceita a condição de cadeirante. Que diálogo! "Eu não quero o seu sofrimento, eu não quero o seu futuro!

O plano inicial funciona, acontece que a alteração feita no passado, provoca uma série de novos acontecimentos, inclusive com a Mística insistindo em matar Trask. Então, Wolverine permanece no passado para ajudar Xavier e os mutantes de outra forte ameaça rotineira dos X-Men, o Magneto. Em "X-Men: Primeira Classe" (2011), Magneto ergue um submarino, aqui em "X Men: Dias de Um Futuro Esquecido" (2014) ele chega a levantar um estádio inteiro pra cercar a Casa Branca. Em tempos de #NãoVaiTerCopa, ver uma cena dessas nos cinemas é tenso.

Assim, o roteiro de Simon Kinberg merece todos os méritos da grandeza desse longa. O ritmo do filme é extremamente agradável, a montagem de John Ottman alternando entre passado e futuro é corretíssima. Ambos merecem ao menos indicações a prêmios. Os efeitos especiais da Ironhead Studios estão muito bem em tela, principalmente nas cenas dos Sentinelas e seus incríveis poderes e na já citada cena do Mercúrio, especialmente o trecho em câmera lenta. Não há necessidade de ser visto em 3D. Todos os atores estão bem em seus papéis, seria injusto em elogiar apenas o trabalho de um ou de outro, até porque a trama favorece alguns em detrimento dos demais. 

Outro ponto que merece destaque, é que os filmes dos X-Men sempre apresentam situações verídicas, neste caso, cito a bala que matou o ex-presidente americano John Kennedy, a preocupação com Oppenheimer como parte de alguns detalhes do mundo real, que dão maior veracidade para a história apresentada. Um Blockbuster que sabe combinar entretenimento com conteúdo é algo raro! Já está em minha lista de melhores de 2014, se não for definitivamente o melhor.

Após as cenas pós créditos, "X-Men: Apocalypse"será o filme mais agurdado dos próximos anos 2 anos. Que venha 2016 e não pelas Olimpíadas no Rio, e sim para estréia do novo longa dos X-Men. Altamente Recomendado. Nota: 10,0/10,0. Parabéns também a Fox pelo excelente trabalho de divulgação e marketing, colocando inclusive uma réplica da Mística no principal cinema de Fortaleza.
Segue trailer:

domingo, 25 de maio de 2014

Filme - Godzilla em IMAX 3D

Na noite do dia 25 de maio de 2014, fui com o Márcio Oliveira do Calango Nerd, ver o novo filme do rei dos monstros "Godzilla" no UCI Cinemas em Imax e em 3D. O filme celebra os 60 anos da 1ª aparição de Godzilla nas telas, que aconteceu no filme homônimo japonês de 1954.

Confesso que estava cansado dos afazeres do fim de semana (jogo de vôlei, corrida de rua), mas o filme me deixou ainda mais fatigado. Ele tenta ser dramático, não consegue, acaba sendo enfadonho e a parte que era pra ser divertida, se torna maçante, sendo pior do que o mediano Godzilla (19998) de Roland Emmerich.

O longa começa com imagens de arquivos, onde vemos relatos de uma aparição do monstro. Somos então apresentados a Joe Brody (Bryan Cranston) criou o filho sozinho após a morte da esposa (Juliette Binoche) em um acidente na usina nuclear em que ambos trabalhavam, no Japão. Daí o filme se perde... Ele nunca aceitou a catástrofe e 15 anos depois continua remoendo o acontecido, tentando encontrar alguma explicação.
Vemos os cientistas investigando a existência de monstros, mas tudo é mostrado ao acaso, e ficamos perplexos olhando pra cara dos excelentes atores espantados com o que seria a grandeza dos monstros. É inadmissível o filme pagar cachê para que excelentes atores como Bryan Cranston, Juliette Binoche, Ken Watanabe, Sally Hawkins e David Strathairn pouco participem da trama. É muito personagem mal aproveitado minha gente!

A trama gira em torno de Ford Brody (Aaron Taylor-Johnson, o Kick-Ass irreconhecível), que na fase adulta, é soldado do exército americano e precisa lutar desesperadamente para salvar a população mundial - e em especial sua família - do gigantesco, inabalável e incrivelmente assustador monstro Godzilla. A relação de Ford com o monstro é constrangedora, inclusive na troca de olhares!!!

Fico indignado quando um trailer consegue ser melhor que o filme. A montagem do longa é desastrosa, sem ritmo e morosa. O roteiro possui falhas de continuidade e algumas imagens da fotografia são desproporcionais, pois ora o monstro é enorme, ora é do tamanho de um prédio, isso sem falar dos outros monstros, que recebem mais destaque que o protagonista que deveria ser Godzilla. Méritos apenas para os trabalhos de som do filme.


Alguns personagens secundários, como as crianças (garotinho ajudado pelo protagonista no Havaí ou a garotinha que é salva pelo pai de um tsunami), que surgem com destaque no filme e desaparecem sem percebemos importância nenhuma nas suas participações. Chega um ponto, que a vontade é que o Godzilla destrua todo mundo e acabe o filme. Nunca escondi de ninguém que não gosto de 3D. Eles escurecem o filme, em Imax, a escuridão ficou maior ainda, e com cenas noturnas, foi um belo convite ao sono... Não recomendo. Nota: 5,0/10,0

Segue trailer:

O Sofrimento humano, punição ou disciplina?

Na tarde deste domingo, 25 de maio de 2014, estive em mais um culto na Igreja Batista Central de Fortaleza. Deixei o Sahel para ser ministrado pela tia Nanda no galpão vermelho do Geração Futuro e fui para a tenda.

Louvamos a Deus com "Eu te bendirei" de Ronaldo Bezerra, "Vou deixar na cruz" do Kléber Lucas e "Creio que tu és a cura" de Rodrigo Soeiro. Foi exibido o vídeo do acampamento do GF, com o tema "Aventura no Planeta da Família".

O Pr. José Edson cumprimentou os visitantes, foram dados os avisos, houve leitura do Salmo 24 e 127. Recolhimento das ofertas ao som de Grande e o Senhor. Em seguida, o Orlando Neri falou sobre a parceria com a STDS (apresentada no domingo passado), e convidou voluntários para atender a este chamado de servir nas casas de detenção de adolescentes. Minha irmã está atuando nesta obra, louvo a Deus por esta causa e estarei por enquanto orando por isso.

O Pr. Armando subiu ao palco e testemunhou sobre visita ao presídio de seguranca máxima da Pacatuba, citando que a prisão maior está em nosso coração. Alertou que devemos pedir Sabedoria a Deus e citou Isaias 55:8 "Deus não vâ como o homem vê".

Na sua fala citou que havia ouvido de alguém que apenas 3 capítulos não tem pecado na bíblia. Genesis 1 e Apocalipse 21 e 22. Armando perguntou a platéia se no Éden havia punição. A resposta é: sim, como possibilidade, pois disciplina = aprendizado.

Uma de suas falas mais marcante foi "O homem não merece outra coisa senão a morte!". Qualquer outro ensinamento além deste é relativismo de uma visão humana e não teológica. Tenho que concordar com estas palavras. Louvo a Deus por ter temperança ao enfrentar momentos difícieis e tenho aprendido a dar graças a Deus por tudo, inclusive o mal que me sobrevem.

O sofrimento humano é causado pela desobediência do homem a Deus. Merecemos ou não o sofrimento? Sim, pois eles são consequências de nossas escolhas. Armando perguntou ao público com que idade foram adotados por Deus? Felizmente eu fui adotado ainda jovem, mas a maioria da igreja aceitou a Cristo acima dos 30. O sofrimento é uma ferramenta que Deus mais utiliza.

O excelente culto terminou ao som de "Tu Somente és Deus", que expressa tudo que sentíamos após alimento tão precioso vindo da palavra de Deus.

Segue vídeo com mensagem completa:


Segue esboço:


Circuito das Estações 2014 - Etapa Inverno

Na manhã deste 25 de maio de 2014, participei da 2ª etapa do Circuito das Estações 2014 - Etapa Inverno. Com novo percurso, (etapa anterior, teve largada e chegada no aterro da praia de Iracema) o Marina Park recebeu a prova neste ano.

Foi um privilégio correr nos jardins do hotel que receberá a seleção brasileira e alemã durante o mundial de futebol 2014. Só Por Hoje tivemos esse privilégio.

Estava com o amigo e irmão Marden Gonçalves, e acompanhados de nossas esposas, que desfrutaram do stand da Indaiá (Mariana fez até massagem na coluna dela, que está meio debilitada), enquanto as meninas da Indaiá nos procuravam para tirar fotos e registrar nossa beleza.

O sol estava escaldante, talvez por isso fiz um tempo alto, de mais de 1h. No entanto, atribuo a falta de treinamento o meu fraco rendimento. Preciso urgentemente melhorar! De lá, saí correndo para servir no Geração Futuro da IBC ainda pela manhã.

sábado, 24 de maio de 2014

Festa do Cordeiro 2014



Na noite do dia 24 de junho de 2014, estive com a família na Festa do Cordeiro, confraternização com a equipe que participou das apresentações de "O Grande Sacrifício".
Após um lanche servido e a oportunidade de rever alguns dos irmãos que participaram do musical, pudemos ouvir alguns testemunhos de irmãos relacionados ao evento.

Houve também a entrega dos "Cordeiros de Ouro" para os destaques em cada área, algumas homenagens justas e merecidas que receberam uns pratinhos decorativos, mas o que roubou a cena, foi a entrega do "Ovelha Negra". Simplesmente hilário cada indicação e especialmente os vídeos exibidos.

Não ganhei nenhum prêmio, sequer precisava, pois sou extremamente grato a Deus pela oportunidade de ter participado deste evento que anuncia a palavra de Deus de uma forma única e impactante.

Bévele Rios Voleyball


Na tarde deste sábado 24 de maio de 2014, estive participando de um campeonato de vôlei organizado pelos adolescentes da rede radical da IBC no colégio Kerigma.

Fiz parte do time Bévele Rios Voleyball, que não era o melhor time em quadra, mas era um dos mais animados e descontraídos fora dela, a começar pelas fotos dos treinamentos postadas no Face.

Ganhamos 1 partida apenas. Nem cara e coroa ganhávamos. No par ou ímpar, nosso capitão Davissoto colocava os dedos que estavam presos com esparadrapo. Creio que não conseguimos classificação para a 2ª fase, mas valeu a experiência e o entrosamento adquirido para as próximas competições.

Ingressos para Copa do Mundo Fifa 2014



Na manhã do dia 24 de junho de 2014, enfim peguei os ingressos que consegui adquirir para jogos em Fortaleza, válidos pela Copa do Mundo Fifa 2014. Fui ao Centro de Eventos e me recusei a pagar o absurdo valor de R$ 15,00 pelo estacionamento. Deixei o veículo do lado de fora e entrei rapidinho para pegar meus ingressos. Estrutura enorme, para um serviço rápido e prático.


Irei torcer para a celeste olímpica no primeiro jogo, embora acredite que a torcida local irá torcer para a seleção mais fraca, como fizeram na Copa das Confederações 2013, no caso, a Costa Rica. Sou fã do futebol do Lugano e do Godin, excelentes zagueiros uruguaios, admiro o futebol de Diego Forlán, Eguren, Arévalo Rios, Álvaro Pereira, Lodeiro, Luiz Suarez, Cavani. É um time de raça, que foi 4º colocado na última copa. Está numa chave difícil e brigará para se classificar contra Itália e Inglaterra. Prefiro que a seleção uruguaia avance. Então para isso, tem que vencer a Costa Rica e de preferência de goleada.

No segundo jogo, irei torcer pelos elefantes da África. Creio que a torcida local também. Espero um jogo mais emocionante, pois será o último jogo da fase de grupos, e provavelmente o vencedor deste confronto se classifique para as oitavas de finais. A Costa do Marfim conta com o atacante Drogba, com o excelente volante Yaya Touré e a tradicional raça africana. Os jogadores da Grécia tem os nomes difíceis de se pronunciar... Prefiro que eles sejam eliminados...

Agora é esperar os dias de jogos, pois até os feriados locais em dia de jogos já foram decretados. A expectativa pelo mundial de futebol aqui no Brasil agora é definitiva.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Lançamento do livro Antes de Casar de Leonora Ciribelli


Na noite deste 20 de maio de 2014, estive com a família no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, para participar do lançamento do  livro "Antes de Casar - Nove Passos para Um Casamento Feliz" de Leonora Ciribelli.

Fui convidado para o evento pelo João Neto, filho da autora e "co-autor" do livro, uma vez que participou de todo o processo, assim como sua irmã Lia e seu pai Fábio. Percebi que o filme foi concebido como um filho, por toda a família. Foi um prazer imenso participar de um momento tão lindo. O evento proporcionou uma conversa informal entre a mestre de cerimônias da noite e amiga, Ana Batista, onde foi falado um pouco sobre o processo de criação do livro, como ele surgiu, etc.

Percebi que o livro tenta quebrar paradigmas e fugir dos estereótipos de casamentos ditos blindados. Assim, conforme a autora, Antes de Casar não é um livro de receitas, assim como o casamento não é um remédio que leva à felicidade. Seu livro, não combina com propaganda de margarina, nem com a idealização do casamento.

Constatei que o livro é fruto de um longo e continuado trabalho do casal Fábio e Leonora, na preparação de casais para a instituição do casamento. Assim, Leonora Ciribelli convida os namorados, noivos e mesmo aqueles que já são casados a conversarem sobre as motivações do casamento, sobre a escolha do cônjuge, sobre dinheiro, perdão, família de origem, diferenças, sexo e espiritualidade. 9 passos para um casamento feliz.


Quais são as perguntas que nem sempre são feitas antes do casamento, mas que aparecem logo depois da lua de mel? Como entender melhor a vontade de Deus e os passos para a construção de um casamento saudável? São perguntas que provavelmente serão respondidos com a leitura do livro, que fiz questão de adquirir e pedir autógrafo. Por fim, foi servido um coquetel delicioso. Quando terminar a leitura, deixarei aqui no Blog meus comentários.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Filme - Jovem e Bela

Na noite deste 19 de maio de 2014, fui com meu primo Saulo ao UCI Cinemas ver o filme "Jovem e Bela" no Cinema de Arte. Acompanhado de uma barra de ceral de morango e halls de limão, desfrutei de uma sessão cinematográfica pra gente grande.
O filme nos apresenta uma jovem de 17 anos chamada Isabelle (Marine Vacth) ao longo das 4 estações do ano. A conhecemos durante uma viagem de verão com a família, quando ela vive a sua primeira experiência sexual com um jovem alemão, numa típica férias de verão, uma vez que ela acha o garoto um idiota e ainda assim se entrega sexualmente a ele. Sou um defensor do sexo no casamento. Quando a atividade sexual é realizada fora do casamento, deixa traumas e pode trazer consequencias devastadoras, como o filme se propõe a apresentar.
Ao voltar para casa, ela relata o ocorrido ao seu irmão menor, a quem a jovem pede segredo. Termina o verão, o ocorrido fica para trás, mas as consequencias do ocorrido já aparecem no outono, quando vemos Isabelle dividindo seu tempo entre a escola e um "trabalho" de prostituta de luxo. Ela se cadastra facilmente num site que divulga fotos de seu corpo nu, e o número de um telefone celular adquirido sem o conhecimento de seus pais, para marcar os encontros às escondidas.
Assim, a adolescente explora a sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes. O que leva uma jovem bonita, da classe média a se prostituir? É a pergunta que ficamos ao longo do filme. Felizmente encontramos respostas na própria película. E a resposta é a mesma que leva jovens ao caminho das drogas, ou a disturbios alimentares, por exemplo.

Famílias desestruturadas, são fatores primordiais para o desvirtuamento de princípios e valores. A bíblia diz em Hebreus 13:4 que "o casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros". O divórcio dos pais de Isabelle, deixaram feridas profundas na jovem. A garota mantém uma relação fria com mãe e padastro, tendo a confiança apenas do irmãos mais novo. Considero a ausência paterna na criação de filhos, um dos fatores que desvirtuam a mente das crianças, especialmente das meninas, e a levam por um caminho tão tortuoso e perigoso quanto o da prostituição. Com a ausência do pai, apesar da figura do padastro, as meninas perdem a referência da figura masculina e vão buscar o afeto de outras maneiras.
No entanto, chega o inverno e um incidente com um de seus clientes, faz com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as suas atividades secretas, através da investigação policial que desmascara o segredo de Isabelle, fazendo com que sua mãe entre em desespero e tente "recuperar" a filha. Para tanto, ele a leva ao terapeuta, a quem ela relata que gostava de marcar os encontros, de te ro controle da situação, conversar na Internet, falar no telefone, ir ao encontro do desconhecido, enfim, viver uma aventura juvenil.

Não quero aqui culpar, ou muito menos julgar a personagem e seus atos. O maior culpado de toda a situação, além do pai que preferiu trocar de esposa e constituir outra família, é o homem que assediou sexualmente a garota na saída da escola e ofereceu dinheiro em troca de sexo. Embora ela não tenha aceitado, a ideia ficou em sua mente, e depois, no sofá de casa vendo que existem jovens que vendem o seu corpo, a bela menina viu uma oportunidade e mergulhou à fundo nela. A mãe e o padastro também tem sua parcela de culpa, pois não vemos no filme nenhum cuidado espiritual com a família, apenas a preocupação com as próximas férias... Coincidentemente, no último domingo, estive num culto onde o tema foi justamente a exploração sexual infantil, que será combatida em Fortaleza, durante o período da Copa do Mundo.
Gosto de filmes sobre adolescentes. O poeta Rimbaud, citado numa cena peculiar do filme, diz que nessa idade "ninguém é sério", mas a descoberta da sexualidade geralmente ocorre nesse período, então, todo cuidado é pouco. Chega a primavera e a personagem desabrocha para a vida que leva, assumindo-se puta e preterindo o trabalho de babá, onde ganha pouco, pelos encontros às escondidas. É quando ela conhece uma personagem que a fará amadurcer como pessoa. O destino de Isabelle não sabemos, mas refletir sobre os acontecimentos apresentados no filme, fazem o longa valer à pena. O roteiro é profundo, com várias camadas a serem desvendadas, sempre provocando indagações, e sem o julgamento, este cabe ao espectador.
Deixo um recado aos filhos. Efésios 6:1-3 diz que os filhos devem obedecer seus pais no Senhor, pois isso é justo. O texto bíblico ensina também que honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa e necessário para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Então, cabe aos pais ensinar a criança no caminho em que deve seguir (Provérbios 22:6).
Um detalhe curioso do filme, diz respeito as 4 estações do ano, onde Isabelle vive as diversas experiências, passando por altos e baixos e sempre acompanhadas por uma canção, onde a letra dialoga com as imagens mostradas, em cada estação, ouvimos uma canção diferente. Méritos para a trilha sonora de Philippe Rombi, que se utiliza das canções de Françoise Hardy, "L’amour d'un garçon" (1963), "À quoi ça sert" (1969), "Première rencontre" (1973), "Je suis moi" (1974), que por mais que quebre o clima da cena em alguns momentos, ajudam a contar um pouco desta curiosa história.através das letras relevantes das canções.


Méritos sejam dados a François Ozon pela relevância da temática do filme. A filmografia desse diretor francês é bem interessante, com filmes como "8 Mulheres", "Swimming Pool - À Beira da Piscina", "Angel", "Ricky" e "Dentro de Casa". Destaque também para atuação de Marine Vacth sem pudor nas cenas sexuais, iniciando sua careira em um grande papel. Filme vencedor do Festival de San Sebastián em 2013 e concorrente a Palma de Ouro em Cannes no mesmo ano. Recomendado. Nota: 8,0/10,0.

Segue trailer:

Compartilhar