quinta-feira, 31 de julho de 2014

Filme: Guardiões da Galáxia


Na noite de 31 de julho de 2014, estive com o Saulo no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi conferindo a estréia de "Guardiões da Galáxia", o filme mais aguardado da Marvel este ano.
O filme é sem dúvida o mais divertido do ano, provocando inúmeras gargalhadas em meio a muita ação pelo espaço e em outros planetas dessa galáxia. Os filmes da Marvel já costumam ser divertidos, este supera inclusive o "Homem de Ferro" (2008). Talvez este também seja o filme com a melhor seleção musical. O elenco está bem à vontade, com todos tendo o devido destaque. Méritos para James Gunn, que havia dirigido apenas 3 filmes pequenos e para a Marvel nos entrega o que prometeu e que engata de vez uma série de continuações, inclusive o Guardiões da Galáxia 2 que já está agendado para 2017! 
Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt, que ganhou o papel após vários atores terem sido testado e teve que perder peso e entrar em forma) rouba uma esfera, ou orbe, pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas, inclusive Yondu Udonta (Michael Rooker, o Merle Dixon "Tha Walking Dead") líder do grupo de ladrões que capturaram Peter o abduzindo da Terra ainda quando criança.
Certo dia, ele acaba preso com quatro criaturas excluídas do sistema: Groot (voz de Vin Diesel), uma árvore humanóide que só fala "I am Groot", a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana, que aparece dessa vez de maquiagem e não em CGI como em "Avatar") que é uma das filhas de Thanos (Josh Brolin), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (voz de Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista, fisiculturista e lutador de MMA que fez um curso de interpretação e chorou ao receber o papel). 
Para escapar da prisão, eles unem forças, e tentam vender a esfera, com o objetivo de arrecadarem unidades ($$) mas descobrem que a esfera possui um poder capaz de mudar os rumos do universo. Assim, a trupe decide proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia. A amizade formada pelo grupo é outro ponto do longa, assim como o humor sagaz e nem um pouco idiota. E o interessante é que o filme foca no grupo e não em um ou outro.
O filme consegue fazer piada com "Footloose - Ritmo Louco" (1984), Kevin Bacon e até com "Howard, o Super Herói" (1986), dois clássicos da sessão da tarde. O filme tem uma aura de nostalgia impressionante, talvez pelo fato de eu ter nascido na década de 80 e de ter uma idade próxima a do Senhor das Estrelas. Farei questão de colocar a trilha em meu set list.
Um dos pontos altos do filme é a sua fantástica trilha sonora. O diretor James Gunn escolheu à dedo um set list de músicas clássicas do anos 70, que acabaram se tornando o mix musical da fita cassete de Peter Quill, o Senhor das Estrelas. Acho espetacular quando a trilha é bem inserida num filme. Muito recomendado. Nota: 10,0/10,0. 
P.S.: Como de costume nos filmes da Marvel, fiquem na sala de projeção até a cena pós-créditos.

Segue trailer:

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Filme: Amar, Beber, Cantar

Na noite desse 28 de julho de 2014, fui com a esposa ao UCI cinemas do Shopping Iguatemi ver "Amar, Beber, Cantar" no Cinema de Arte. Na fila, encontramos o casal amigo Juliano e Vivianny que iriam ver "Planeta dos Macacos: O Confronto"
O filme se passa em meio a ensaios de nova peça, quando surge o boato de que George estaria gravemente doente e com apenas alguns meses de sobrevida. Assim, o grupo de teatro amador fica abalado, e tentam dar continuidade aos ensaios da nova peça.
A trama gira em torno de Kathryn e suas amigas Tamara e Mônica, que se unem na dor e discutem qual delas acompanhará George numa última jornada. No entanto, seus respeitáveis maridos de classe média pensam que elas estão preparando-se para traí-los. 
O filme proporciona alguns momentos cômicos, mas é um humor diferente, refinado e que dificilmente agrada o grande público. Aparentemente parece ser mais um daqueles filmes para a terceira idade, que estão em moda ultimamente...
Dois casais sairam da sala durante a projeção. Minha esposa não estava gostando, mas no final até curtiu. Sabe aquele tipo de filme que você quer gostar e não consegue? Esse é um deles.  

O visual é inovador, especialmente no seu cenário, onde vemos a simplicidade na tela e parece que estamos vendo um espetáculo teatral. Outro ponto positivo é a ausência de alguns personagens, inclusive o tal George, que só existe nas falas dos atores e na imaginação do público, jamais sendo visto em tela. 
A montagem também merece elogios, especialmente com as transições animadas ilustradas por Blutch. No entanto, o filme não rende o que deveria e acaba sendo frustrante assistí-lo.
Última criação de Alain Resnais (1922–2014), diretor francês falecido recentemente com 92 anos e que mistura, teatro e cinema e tem ilustrações do cartunista Blutch, um de seus artistas preferidos. Ganhou o prêmio de Inovação Artística no Festival de Berlim 2014 e Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema. Não recomendo. Nota: 5,0/10,0.

Segue trailer:

domingo, 27 de julho de 2014

É bem melhor serem dois

Na tarde/noite deste dia 27 de julho de 2014, fui para mais um culto na Igreja Batista Central de Fortaleza. Chegamos por volta das 17h10, e ficamos uns 40 minutos na fila do Geração Futuro, devido a escassez de voluntários. E o Sahel levou presente pra tia Nanda, pois ele estará se despedindo em breve do galpão vermelho.

Quando chegamos à tenda, já havia sido entoados os louvores, os recados, o recolhimento das ofertas e até a leitura do texto bíblico... O Pr. Armando já fazia uma oração enquanto procurávamos um local para sentar. O texto lido fora o de Eclesiastes 4:7-12. Armando falou que no Brasil em breve será proibido grandes ajuntamentos. Felizmente a IBC se reúne em grupos pequenos. Esta sim é a verdadeira igreja, que não pode acabar jamais.
Armando lembrou o recente dia do amigo, que é comemorado apenas no Brasil e em alguns países da América do Sul. No entanto frisou que o ser humano ainda convive com a solidão. Apesar das redes sociais, nunca se viu Tanta gente solitária. Até mesmo pessoas casadas, às vezes vivem solitariamente. Infelizmente tudo que foi falado é uma realidade.

Armando citou que quando temos uma doença, precisamos nos consultar. Na vida espiritual é da mesma forma, por isso precisamos prestar contas a alguém, conforme Tiago 5:16, devemos confessar os seus pecados uns aos outros e orar uns pelos outros para sermos curados, pois a oração de um justo é poderosa e eficaz.

Hebreus 10:24 nos incentiva a considerarmos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Já Provérbios 15:22 diz que os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.

Para encerrar o culto, ouvimos "Confronta-me" de Daniel Almeida e "Honra e Louvor" também de Daniel Almeida.

Segue esboço:

65 anos de Osterno Jales

Neste 27 de julho de 2014, fui com a família para a comemoração dos 65 anos do Osterno Jales.

A família toda esteve reunida para celebrar esse momento tão especial, a chamada idade da aposentadoria. Foi servido um lauto almoço com cardápio variado.

Brinquei bastante com o Sahel e com as crianças que estavam na festa. Tiramos fotos e desfrutamos de cada momento de comunhão com estas pessoas tão queridas.

Desejo ao Sr. Osterno muita saúde, paz e felicidade em cada dia dessse novo ano que ora se inicia.

sábado, 26 de julho de 2014

Fortaleza 0 x 0 Botafogo-PB - Campeonato Brasileiro Série C 2014

Na noite deste dia 26 de julho de 2014, fui para a Arena Castelão com a família, para ver o jogo entre Fortaleza e Botafogo/PB válido pelo Campeonato Brasileiro Série C 2014.
Faziam mais de 60 dias que não víamos o Fortaleza em campo devido o recesso da Copa do Mundo, e devido a mudança de local de jogo do PV para a Arena Castelão, havia a expectativa de um grande público. Considero os cerca de 20.000 pagantes um bom número, haja vista que muitos jogos do Brasileirão não chegam a esse quantitativo.
O jogo foi um massacre do Fortaleza, muito mais time, criou inúmeras chances de gols e desperdiçou todas elas, inclusive um pênalti que Robert atrasou para o goleiro. Walfrido se machucou ainda no primeiro tempo e deu lugar a Corrêa, que mesmo voltando de contusão, encorpou mais o meio campo. O juiz apitou muito mal, invertendo lances, sendo precipitado, não dando vantagem, etc... 
O Sahel adorou o mascote do Leão que ficava animando a torcida. Ele comeu pipoca e Gutinho, mas depois colocou tudo pra fora... Durante o jogo, ainda fez xixi num copo, ali mesmo nas arquibancadas da Arena Castelão... Fortaleza segue isolado na liderança do grupo A.

Veja alguns lances:


FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 X 0 BOTAFOGO-PB
FORTALEZARicardo; Tiago Cametá, Genílson, Adalberto e Fernandinho; Guto, Edinho, Walfrido (Corrêa) e Marcelinho Paraíba (Uilliam); Robert (Zulu) e Waldison.
Técnico: Marcelo Chamusca.
BOTAFOGO-PB
Carlos; Ferreira, Magno Alves, Walter e Alex Cazumba; Zaquel, Hércules, Lenílson (Chapinha) e Doda; Rafael Aidar (Lúcio Curió) e Frontini (Soares).
Técnico: Marcelo Vilar.
Cartões Amarelos: Fernandinho (Fortaleza); Alex Cazumba, Doda e Hércules (Botafogo-PB).
Cartões vermelhos: Hércules (Botafogo-PB).
ÁRBITRO: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).
ASSISTENTES: Flávio Gomes Barroca (RN) e Luis Carlos Câmara Bezerra (RN).

Na viração do dia...


No fim da tarde desse 26 de julho de 2014, tive um encontro com Deus na viração do dia, ali na praça do Riacho Maceió, na Av. Beira-Mar.

O evento foi organizado pelos jovens da Igreja Cristã o Senhor é a Nossa Bandeira, como parte dos preparativos espirituais para o Labirinto que a Igreja estará organizando. Assim, os jovens puderam estar em comunhão com Deus e com os demais, antes do início dos ensaios e do árduo trabalho que terão pela frente.
O Gleriston ministrou uma breve palavra acerca do texto de Gênesis 3:8, que diz que Adão e Eva ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia.
Comunhão e simplicidade foram temas abordados. Minha esposa pode dar também um breve depoimento de como o ego de uma pessoa pode ser atingido ao participar de um evento como o labirinto.

Para encerrar, houve um tempo de lanche e confraternização. Infelizmente tive que deixar o local pois tinha outro compromisso, mas saí dali com a certeza de ter tido um encontro com Deus, enquanto soprava a brisa.

Churrasco com a Velane!

Na manhã deste sábado, 26 de julho de 2014, estive com a família na casa da Velane, realizando um churrasco proposto pelo Geovane, que não pode estar presente em função do trabalho.

Foi um momento muito bacana de interação e fortalecimento de nossa amizade. As mulheres prepararam um delicioso baião de dois e farofa. Eu e o Sahel ficamos assando carne, linguiça de frango e pão de alho... Tudo estava uma delícia.

Colocamos conversas em dia, ouvimos louvores, limpei o chuveiro do quintal e tomei uma ducha fria, o Sahel brincou com seus dragões, a Mariana descançou na rede, enfim, foram momentos maravilhosos concedidos por Deus.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Reunião de PG em comemoração ao dia do Amigo

Na noite deste dia 25 de julho de 2014, estivemos reunidos em minha residência, celebrando o dia do amigo na reunião do Pequeno Grupo.
Começamos com o momento de partilha, presando conta uns aos outros e realizando pedidos de oração. Foi um momento precioso na presença do Senhor. Posteriormente louvamos os cânticos "Comunhão" do Kléber Lucas, "Tributo a Yehowa" na voz de Paulo César Baruk, "Tu és Tremendo" de Mariana Valadão, "Ele Não Desiste de Você" de Marquinhos Gomes e "Amigo de Deus" com Comunhão e Adoração.
Por fim, realizamos um sorteio do amigo doce, onde cada um teve a oportunidade de presentear um amigo com uma lembrancinha e com uma mensagem de Deus para a vida da pessoa. Foi servido no jantar um fricassê de frango com salada e arroz, acompanhado de sucos da Manuela.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Saulo - 15 anos




Na noite deste 24 de julho de 2014, estive com a família celebrando os 15 anos do Saulo, meu primo querido, que já é um rapaz e a quem eu muito quero bem.
15 anos não se passam da noite para o dia. No entanto, parece que foi ontem que estive com o Saulo no colo, vindo do Hospital da Pajuçara em Maracanaú. 

Considero o Saulo o meu primeiro estágio para a paternidade. Se hoje sou um bom pai, devo a experiência que tive com o Saulo e que foi aprimorada anos depois com a minha sobrinha Sara.
Ontem reunimos a família na Costelaria Cacau para celebrarmos essa data festiva. Apenas a família e seu amigo Ruan. Que Deus conceda saúde e paz para meu primo querido, assim como para os seus pais.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Filme - Inch'Allah


Na noite deste 23 de julho de 2014, fui com a esposa Mariana Gomes ver o filme em cartaz do cinema de arte, Inch Allah, produção Canadense-Francesa sobre o conflito constante no Oriente Médio.
O filme apresenta Chloe (Evelyne Brochu), uma médica canadense que vive na Cisjordânia, mas divide seu tempo entre seu trabalho em Ramallah, na Palestina, e Cisjordânia, em Israel, onde mora ao lado de sua amiga, Ava (Sivan Levy), uma soldada islaelense. 
Na sua rotina, ela passa pelo ponto de fronteira entre as duas cidades para visitar o campo de refugiados palestinos, onde monitora mulheres grávidas. Com Rand (Sabrina Ouazani), uma de suas pacientes, ela aprende sobre a vida nos territórios ocupados, e fica cada vez mais dividida entre os dois lados do conflito, colocando sua simpatia e lealdade à prova. Enquanto isso, Palestinos e Israelenses fazem Chloe reavaliar seus próprios valores. 
Algumas cenas chamam a atenção, especialmente a cena do parto de Rand. O desespero contruído no olhar de Chloe ao longo da película é latente, e apesar de não justificar suas atitudes, a tornam compreensíveis. A participação das crianças colocam ainda mais intensidade ao filme. Meu senão fica para uma médica que fuma... Pra mim, um médico fumante não merece crédito.
Segundo trabalho de Anais Barbeau-Lavalette, que mostra um olhar estrangeiro, de certa forma imparcial e um tanto quanto neutra em relação às origens do conflito. Filme foi selecionado pelo Festival Internacional de Toronto em 2012 e ganhou o prêmio FIPRESCI – Seleção Panorama e o prêmio do Júri ecumênico: Menção especial no Festival de Berlim em 2013. Nota: 7,0/10,0.

Segue trailer:

terça-feira, 22 de julho de 2014

Plantou palavras, colheu poesia

Li e reli, emprestei e li novamente este espetacular "Plantou palavras, colheu poesia" da Socorro Acioli com ilustrações de Meg Banhos. Tive a oportunidade de prestigiar o lançamento do livro no início do mês de junho/2014 e ganhar o autógrafo das autoras.
O livro é uma sensível e poética narrativa sobre a vida de Francisco, um garoto nordestino que, em meio às dificuldades da vida no sertão, conhece a poesia. Esse encontro o deixa intrigado: como as palavras podem criar coisas tão bonitas? Como o vocabulário de todos os dias pode ser transformado em algo tão mágico? 
Assim, o leitor tem a oportunidade de acompanhar a trajetória de um poeta popular, desde sua infância decorrida nos confins do sertão cearense, entre a labuta na terra, o despertar para a poesia e a criação de uma arte genuinamente popular, ou seja, aquela que não é feita para o povo, mas que nasce diretamente dele como a planta do solo. Assim como iniciar uma relação amorosa inocente, mas extremamente cativante com uma garota que tem o mesmo interesse pelas palavras que Francisco.
Além do conteúdo escrito, a história é narrada com lindas imagens, feita literalmente com recortes, que nos mostram o mundo da imaginação de Francisco. Algo extremamente criativo e inovador, que permite uma leitura diferenciada, apreciando as gravuras. Altamente recomendado para todo tipo de público, especialmente o infanto juvenil. Ideal para uma leitura numa rede, num domingo à tarde, na casa da sogra, embalando o filho para um cochilo...

Compartilhar