sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Debate no Pequeno Grupo

 
Na noite deste 31 de outubro de 2014, encerrando o mês que foi marcado pelas eleições no Brasil, fizemos uma reunião de pequeno grupo inusitada, onde a partilha foi realizada no formato de um debate eleitoral, com tempo para pergunta, para resposta, réplica, tréplica e até direito de resposta quando um dos conjuges era citado.

Antes disso, acolhemos o casal Jefferson e Kelly que estavam à procura de um PG e atenderam a nosso convite, louvamos "Jesus, filho de Deus" do Fernandinho, "Me Ajude a Melhorar" do Eli Soares, "Não Morrerei" do Marquinhos Gomes e "Colisão" do Anderson Freire.
Tivemos um momento de meditação nas escrituras, lendo o texto de Efésios 4:17-25, texto que fala de vivermos como os filhos da luz, não como os gentios e especialmente focando no verso 25 que trata de falarmos a verdade.
Então, fomos para a partilha, no formato de um debate político, que a priori seria separado homens de mulheres, mas com a ausência do Carlos Henrique e da Flávia, e do Júnior e Raynara, optamos por fazermos no grupão. Alguns temas foram pré definidos: alimentação, atividade física, atos de compaixão, leitura bíblica, restauração, respeito, perdão, trabalho, vida de oração, finanças e sexualidade, foram alguns dos temas abordados.

Conforme sorteio na presença dos assessores, ficou definido as regras do debate, onde homens perguntariam a homens e mulheres a mulheres, de forma alternada. Definiu-se também que o primeiro a perguntar seria o líder Josias. Então ele sorteou um tema e perguntou para mim como estava a minha alimentação. Tive que confessar meu pecado da gula aos irmãos... Posteriormente foi a vez da Mariana sortear o tema e perguntou acerca de compaixão a Conceição... E assim por diante, alternando homens e mulheres, que respondiam e posteriormente perguntavam...
Esse formato diferente, se mostrou muito interessante, pois alguns irmãos resgataram assuntos antigos já abordados em nossas reuniões e houve uma cobrança por atitudes de cada "canditado" indagado. Algumas perguntas, foram extremamente bem elaboradas, e os temas das perguntas eram direcionados, fazendo com que além de confissão de pecados, houvesse testemunhos preciosos, situações delicadas abordadas, cobrança mútua e acima de tudo, o debate ficou marcado pelo bom humor dos candidatos, que provocavam reações da plateia. Demos muita risada, de modo que ficou algo sério, mas ao mesmo tempo descontraído... Alguns canditados respiraram aliviados ao se livrarem de alguns temas... Nesse debate teremos 2º turno, e o melhor, com todos os candidatos participando!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Festa surpresa 30 anos da Manuela

Na noite deste 28 de outubro de 2014, fizemos uma festa surpresa para a Manuela, em comemoração aos seus 30 anos de vida. A ideia, era levarmos ela para jantar fora, pois ela completa aniversário na mesma data em que eu e a Mariana comemoramos aniversário de relacionamento/casamento. Então tínhamos um álibi perfeito. 
Combinamos de fazer a festa na casa do Everardo e da Lucivanda, por ser mais central. Anda assim, saimos tarde de casa, voltamos do caminho para pegar o pen drive que o Márcio esquecera, fizemos hora, passei no posto, abasteci, coloquei óleo no motor, passamos no trabalho do Márcio, e enrolamos o quanto pudemos para dar tempo de todos chegarem na casa do Everardo, onde eu inventei que teria que pegar um documento. Ao chegarmos lá,, tudo estava escuro e silencioso. A Manu no telefone falava com seu irmão que estava indo jantar fora, de repente, surpresa!!!
Até jogo de luz tinha na decoração da festa, bem como balões, salgadinhos, bolo...
O Márcio preparou um vídeo em homenagem a Manu, com depoimentos dos casais do Pequeno Grupo, que exaltaram as qualidades, loucuras e maluquices que só a Manu tem. Nesse momento, ela já borrava a maquiagem...
Posteriormente, foi a vez do Douglas e da Karina falarem algo para a Manu. Eles disseram que ela era normal, e que não ficasse magoada com o que os demais falaram. Criativamente, a Karina parabenizou a Manu em chinês e nos fez repetir em coro!
O Josias anunciou outra surpresa, a tábua de sushi que ela tando gosta, e que estava na expectativa de desfrutar no restaurante que iríamos... Entregamos também o presente do grupo, um painel de fotos com a Manu em destaque.
Eu e a Mariana preparamos uma cesta com goiaba verde, manga verde, pacotes de sal, sapoti e Halls, tudo que a Manu adora! Ela ainda ganhou outros presentes, mais o mais importante foi a demonstração de carinho que cada um demonstrou nesta comemoração tão significativa. Cantamos parabéns, fizemos orações e ainda houve uma revelação que não convém a mim comentar no momento.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Filme - O Apocalipse


Na noite desta segunda-feira, 27 de outubro de 2014, após ver Annabelle, fui para uma sessão lotada de "O Apocalipse" no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi.
Não criei expectativa por este filme, e ainda assim fiquei decepcionado com o resultado final. Tive o privilégio de ler o livro Deixados Para Trás de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, apesar deste último ter fornecido ideias para o script e passou um tempo no set durante as filmagens. Achei o filme televisivo "Deixados Para Trás" (2000) de Vic Sarin, melhor do que esta bomba.
Após um longo tempo, Chloe (Cassi Thomson) decidiu visitar os pais. Ela andava irritava com a mãe, Irene (Lea Thompson), que há cerca de um ano insistia na pregação religiosa a todos à sua volta, por ter se convertido a Jesus Cristo. Ainda no aeroporto ela encontra por acaso com seu pai, Rayford (Nicolas Cage), um piloto de avião que iria trabalhar bem no dia do aniversário. Não demora muito para que Chloe perceba que ele arquitetou a viagem para ter um encontro com uma aeromoça, o que a deixa bastante decepcionada. 
Também no aeroporto, ela conhece Buck (Chad Michael Murray), que se interessa por ela mas embarca no vôo que será pilotado por Rayford. Durante a viagem, algo repentino acontece em todo o planeta: milhões de pessoas simplesmente desaparecem, sem deixar vestígios. A situação causa um pânico geral. É o arrebatamento narrado no livro bíblico do Apocalipse.
"Presságio" (2009) de Alex Proyas, também estrelado pelo Nicolas Cage já nessa fase de bombas, consegue ser mais interessante que esse filme, apenas na cena da queda do avião... Tive a infelicidade de ver o filme numa sessão horrível, com gente fazendo barulho atrás da minha poltrona, inclusive jogando pipoca... O filme tem uma cena bisonha, onde os passageiros não arrebatados discutem a possibilidade dos desaparecidos estarem invisíveis, de terem sido escondidos por algum ataque terrorista, de terem sido abduzidos...Então, eles ficam procurando as crianças embaixo do banco, nos banheiros da aeronave, e tentam invadir a cabine do piloto!
As atuações estão ridículas, a atmosfera é toda de filme B, e momentos que eram para ser dramático, parecem cômicos. Os efeitos especiais são medíocres, a montagem não é agil, o desenrolar da trama é lendo, enfim... Ainda tive que me contetar em ver uma sessão dublada, a qual prefiro nem comentar... Sou cristão, e fiquei incomodado como a fé que eu professo é mostrada no filme. Evangélico não é um alienado, embora exista muitos que agem dessa forma. Não recomendo. Nota: 2,0/10,0.

Segue trailer:

Filme - Annabelle


Na noite deste 27 de outubro de 2014, fui com o Saulo e a Erissandra para um Shopping Iguatemi lotado em função do feriado do dia do funcionário público e no UCI Cinemas ver o terror "Annabelle".
O filme explora a boneca que foi utilizada no excelente "Invocação do Mal" (2013) de James Wan. que com um roteiro bem elaborado, e um clima de suspense aterrorizante conseguiu conquistar platéias pelo mundo afora. Foi um dos que eu fiz questão de ver mais de uma vez no cinema.
Ente spin-off apresenta um casal (interpretado pelos atores Annabelle Wallis e Ward Horton) se preparam para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Ela é uma dona de casa, enquanto que ele começa sua residência após a faculdade de medicina. 
Juntos, eles frequentam a igreja do bairro e vivem normalmente suas vidas, até que sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.  
Eles decidem se mudar para um apartamento, mas percebem com o tempo que coisas sobrenaturais continuam a acontecer. Aos poucos eles vão que a boneca tem algo a ver com isso. Mia, a esposa, faz amizade com a dona de uma livraria e que viveu um grande trauma no passado (Alfre Woodard). O casal também conta com a ajuda do padre (Tony Amendola) que aconselha e ajuda a "enfrentar" a boneca.
O roteiro de Gary Dauberman não é tão interessante, mas consegue dar bons sustos no público. A direção de arte, o figurino e o design de produção estão muito bons, especialmente na caracterização do ambiente de uma Los Angeles dos anos 60, inclusive com inserções jornalísticas das seitas como as de Charles Manson.
A verdadeira boneca "Anabelle" é uma grande boneca "Raggedy Ann". Os Warrens, de Invocação do Mal, tiveram uma caixa especial construída para Anabelle dentro de seu Museu Oculto, onde reside até hoje. Eu creio em possessão demoníaca, e todo cuidado é pouco. Preciso estar atento, pois meu filho adora bonecos... Merecia um final mais em elaborado, mas ainda assim recomendo. Nota: 7,0/10,0

Segue trailer:
 


Leonardo Gonçalves - Getsêmani

Nesses dias, vi o vídeo da linda canção Getsêmani de Leonardo Gonçalves e soube que o mesmo está finalizando e prestes a lançar um DVD, que certamete será um espetáculo para os olhos e para os ouvidos. 

Já tenho aqui uma opção para os tradicionais amigo secreto de final do ano. #ficadica

Confiram:



domingo, 26 de outubro de 2014

Filme - Drácula: A História Nunca Contada


Na noite deste domingo, 26 de outubro de 2014, enquanto a Dilma e o Camilo faziam o anúncio da vitória de suas campanhas para reeleição presidencial e para o governo do Estado respectivamente, fui ao cinema ver o filme "Drácula: A História Nunca Contada".
O filme resgata os verdadeiros vampiros às telas, após alguns vampiros cintilantes dominarem a tela grande. O roteiro deixa claro que os habitantes da Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas épicas. 
Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local aceitou entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu próprio filho, Vlad Tepes (Luke Evans, o Bard da trilogia O Hobbit), que aprendeu com os turcos a arte de guerrear. Logo Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os derrotados. 
Quando retorna à Transilvânia, é nomeado príncipe, e governa em paz por 10 anos. Acontece que o rei Mehmed (Dominic Cooper) mais uma vez exige que 100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma nova guerra. Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas (Charles Dance, o eterno Twin Lannister de Guerra dos Tronos) que vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna-se um vampiro e ganha poderes sobre-humanos.
Sam Worthington esteve cotado para o papel do Drácula, e o filme se chamaria Drácula Ano Zero. Felizmente ele deu lugar a Luke Evans que entrega uma boa atuação e possui uma identificação com o personagem vampiresco, primeiro filme solo de Drácula de grande orçamento, produzido por Hollywood e lançado cinematograficamente em quase 14 anos desde Drácula 2000.
O ponto negativo do filme é exatamente na questão temporal, visto que se inicia em 1442 e termina nos dias atuais. Achei bacana a questão da relação pai e filho abordada na tela, e o lado humano de Vlad preponderando em alguns momentos sobre o lado vampiresco. Gary Shore estreia com competência na direção de longas.
Os efeitos sonoros oferecidos pela sala Imax são perfeitos para o longa, especialmente nas cenas em que Vlad começa a ganhar os poderes. Os efeitos visuais estão excelentes, especialmente quando Vlad está na incidência de raios solares e quando ele se transforma . As diversas cenas de batalha, fazem o ingresso valer à pena. A primeira então é sensacional! Recomendo. Nota: 8,0/10,0.

Segue trailer:

O preço de pertencer a Jesus

Na tarde/noite deste 26 de outubro de 2014, estive em mais um culto da IBC, após cumprir o compromisso eleitoral e ter votado na Dilma para presidente e no Camilo para governador.

Louvamos com "Eu Quero Ser Santo" do Kléber Lucas, "Preciosa Graçahttp://www.youtube.com/watch?v=qK8P0AYsOXM" versão do tradicional hino "Amazing Grace" de John Newton, "Eu Vou deixar na cruz" do Kléber Lucas, "Entrega" do Vineyard. Tivemos um momento de oração com Daniel de Mattos, que nos informou sobre o Atitude 434, informa sobre a coleta de óleo no ecovidas. Informa sobre as obras no Anel Viário que estão atrapalhando o acesso pela Rua Estolcomo. Foi apresentado o víideo do Colégio Kerigma sobre a alegria com a hasttag #oquemetoca

 
Jose Edson no momento de ofertas, incentivou a leitura do Novo Testamento até o final do ano. Leu o texto de  Mateus 5:23 que diz: Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você. oferta e santidade precisam andar juntos. Dinheiro determina o que é prioridade. Em Mateus 6:19-21 está escrito: Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Ouvimos a bela canção "Alguém Como Eu" de Stenio Marcius durante o recolhimento das ofertas. O Pr Roberto Naves Amorim da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia foi apresentado pelo Pr Jose Edson que fez também uma oração pela ministração da palavra.

Foi lido o texto de Marcos 8:34-38 que diz: "Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida , a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos."

Tudo nesta vida tem um preço. Há um preço em se casar, ter filhos, seguir uma carreira, dedicar-se a um instrumento, aprender um idioma, fazer regime, (pregando Jesus e virando Buda), praticar atividade física, seguir Jesus... Há um preço pra tudo.

No contexto de Marcos 8:31-34, Jesus está falando aos discípulos sobre o preço da morte que ele pagaria. Pr. Roberto explica 5 tipos de preços: 

1. preço cultural: João 1:14, Deus ae fez homem. 
2. preço do padrão de vida celestial: ele deixou os céus para viver entre os pecadores.
3. preço da segurança: viveu inseguro e perseguido em seus evangelhos. 
4. preço da familia
5. preço do estilo de vida.

Vimos então preços que temos de pagar para pertencer a Jesus.
1. Renúncia: negar a si mesmo, largar o que esta prendendo: dinheiro, fama, trabalho, intelectualismo, sexo, auto-imagem, sucesso. Nossos desejos e compulsões são insociáveis... Somos eternos insatisfeitos. Negar a si mesmo, significa largar a ganância, o egoismo, o orgulho... Que gera ansiedade e depressão. Lucas 14:25-26. Renunciar a Satanás... Se submeter a Cristo, viver para gloria do pai, como Jesus viveu.

2. Compromisso: tomar a cruz. Judeus conheciam a cruz, que significava vergonha, angústia, dor, sofrimento, tortura e morte. Morrer pra nos mesmos, para o mundo. Se dispor a obedecer. Exemplos: Estêvão que morreu apedrejado. Paulo que sofreu por amor a Cristo... Epafrodito... Gálatas 2:19-20 diz que: "Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo , vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."
 
Em Gálatas 6:14 diz que: "Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual  o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo." Devemos pregar o Cristo crucificado. Nos gloriarmos na cruz. Vir a Jesus é romper com o mundo. Não ameis ao mundo...

3. Seguir: discipulado verdadeiro. Precisamos entender o que é ser discípulo. Segue-me é o convite mais repetido por Jesus no evangelho. João, 1:43 diz que "No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: "Siga-me"." Já em João 21:19-22 fala que "Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: "Siga-me!" Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. (Este era o que estivera ao lado de Jesus durante a ceia e perguntara: "Senhor, quem te irá trair?" ) Quando Pedro o viu, perguntou: "Senhor, e quanto a ele?" Respondeu Jesus: "Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me!"." 

Exemplos: Mateus na coletoria Mateus 9:9 "Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu.". O Jovem rico Mateus, 19:21-22 relata que: "Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me". Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas."
4. Perda: Jim Elliot perdeu a sua vida. Ninguém é tolo ao dar que não pode ter, para ganhar o que não pode perder." Jim Elliot. Marcos 8:35-36 registra "Pois quem quiser salvar a sua vida , a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Um Paradoxo. 

Citou o exemplo de si próprio, o Roberto rebelde que um dia ele foi. Em todo funeral que ele foi, a pessoa estava morta. Estamos lutando nesta vida por coisas que não valem nada... O que interessa é o reino de Deus, não quem ganhou as eleições. Devemos orar por quem for eleito. Cita o hino "Uma Flor Gloriosa" que diz: "...precioso pra mim e Jesus, eu confesso que na vida e na morte que tudo pra mim é Jesus..." 

Quanto mais a sua vida tiver você, menos tem de Jesus. A Teologia da prosperidade é do diabo. Foi ele que ofereceu tudo ao Senhor, sem sacrifício, sem preço... Em Filipenses 3:8-9 está escrito: "Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé."

5. Posicionamento: Marcos 8:38 O que você é? Um cara legal? Romanos, 1:16 nos orienta a "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego."

2 Timóteo, 1:8, 12 e 16 relata "Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus. Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia. O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso".
A recompensa está escrita em Hebreus 11:16: "Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade."
Mateus 10:32 reforça que "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.". João, 12:26 corrobora que "Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará."

Hebreus 6:10 afirma: "Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los."

Lucas, 14:14 diz "Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos."
Para encerrar, foi lido o texto de Apocalipse, 21:1-8 "Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos ; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança". Disse-me ainda: Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos, o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte."
Houve o apelo e várias conversões. Em seguida o Pr. José Edson reforçou com o cristão a questão de se conscientizar do preço que foi pago por Jesus. Encerramos com "Eu Quero Ser Santo" do Kléber Lucas e ainda tive a oportunidade de convidar um casal para visitar o Pequeno Grupo.

Segue esboço e vídeo da mensagem:



26º Caprius Cross

Na manhã deste 26 de outubro de 2014, participei de mais uma corrida Caprius Cross na Sabiaguaba.
Gosto muito dessa corrida, pelo seu diferencial de correr os 7,2Km dessa prova em meio as dunas, a mata fechada e fiversos tipos de solo. O cenário é um ingrediente à parte.
A largada ocorreu as 7:30h, o que acho tarde demais, haja vista o sol escaldante, que dificulta ainda mais o percurso, que e feito sem hidratação. Ao menos usei protetor solar.
Completei a prova em 1:03:41, o que é tempo muito ruim, pois já fiz este percurso em 58min, apesar de saber que ele exige bastante do atleta. Atribuo o resultado negativo as pausas para fotos realizadas no percurso.

No final, valeu à pena o investimento e tentarei em 2015 cumprir todas as corridas desta prova.


sábado, 25 de outubro de 2014

Campeonato Brasileiro Série C: Fortaleza 1 x 1 Macaé

Na noite deste sábado, 25 de outubro de 2014, estive com amigos na maior festa que o futebol nordestino já viu num estádio de futebol, pena que o time em campo não correspondeu e com o empate terá que amargar o 6º ano na série C.
Um time com uma torcida como a do Fortaleza, não merece estar nesta situação. A torcida fez sua parte, lotou treino, lotou aeroporto, encheu o estádio comprando os ingressos antecipadamente, e batendo o recorde de público na Arena Castelão, num ano em que teve até Copa do Mundo por aqui...!

62.525 mil torcedores pagaram para ver a partida. 729 entraram na faixa, totalizando 63.254 presentes e uma renda de R$ 1.981,117,00. Além de maior mosaico do país, com os dizeres: Leão Vamos Vencer!
Isso tudo não foi suficiente, pois os jogadores que entraram em campo, foram extremamente incompetentes e não honraram a camisa que vestiam. Não lutaram o suficiente, não correram o suficiente, não comeram a grama... 
Fui ao estádio com o José Fernando, o Adriel Dantas, o Miqueias Dantas, o Matheus Dantas, o Junior Dantas e a Renata. Chegamos por volta das 16h e sofremos os intermináveis 120 minutos que antecederam o jogo. O relógio insistia em não andar... A torcida já emitia alguns gritos de incentivo e faziam o devido aquecimento. Me chamou a atenção o fato dos jogadores dos Macaé entrarem no gramado para fazerem uma espécie de reconhecimento e já sentirem a pressão que a torcida faria. Isso pode ter feito a diferença...
Antes da bola rolar, além do locutor, algumas pessoas falavam ao microfone mensagens otimistas. O últimos deles, Rinaldo, ídolo tricolor emocionou o público crente na vitória e no acesso. Quando chegou o grande momento do time entrar em campo, a torcida exibiu o lindo mosaico, capaz de emocionar a todos os que estavam no estádio.
A bola rolou, e o que vimos era um time apreensivo, nervoso e sem objetividade. Algumas situações foram criadas, especialmente com chutes de Ricardo Oliveira, que foi perseguido injustamente pela torcida. Acho que o time foi mal escalado. A melhor opção seria entra com Guto de titular e liberar mais o Corrêa e o Walfrido, além dos laterais. O Fortaleza foi castigado no final do 1º tempo, quando Ricardo espalmou um chute fraco e defensável, deixando a bola sobrar livre pra um tal de Juba marcar o gol que daria a classificação ao Macaé.

Na etapa complementar, Ricardo Oliveira acabou sendo trocado por Erick Flores, que entrou e nada fez, a não ser ter sido expulso de campo e prejudicar ainda mais o time. Romarinho entrou e não contribuição. O time pressionou e conseguiu diminuir com Waldisson. Era a esperança que a torcida precisava. O Castelão tremeu, a torcida gritou, incentivou, Hudson que entrou no lugar de Cametá até tentou de fora da área num chute que bateu no travessão. O time pressionou numa sequência de 4 escanteios, mas não conseguiu virar o placar.
No final, mais uma decepção provocou a ira de alguns torcedores, que acabaram quebrando cadeiras e arremessando no campo. Vi um torcedor ser agredido depois de tentar rasgar a bandeira de uma torcida organizada. O clima ficou tenso, mas aguardamos os ânimos esfriarem para sairmos do estádio. E infelizmente, passarei mais um ano incentivando meu time na Série C do Campeonato Brasileiro.

Compartilhar