domingo, 30 de novembro de 2014

Série Família Saudável: Campo de Batalha Espiritual

Na tarde deste 30 de novembro de 2014, fui com a família para mais um culto na IBC Fortaleza. Deixei o Sahel com a tia Débora Fontenele no galpão amarelo e fui para a tenda.


Ouvimos os louvores Eu e minha casa serviremos ao Senhor do Daniel Costa e Eu e minha casa do André Valadão. Foi falado sobre a campanha #bemporalguem que iniciará em 01/12.
Pr. José Edson leu o texto de Atos 17:24-25, que diz: O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

Durante as ofertas, ouvimos a linda canção Seja Perene do Daniel Almeida.

Nelson Massambani convidou a Dra. Graça da Vara de Penas Alternativas para assinatura de convênio. Daniel Almeida foi convocado ao palco para entoar Não posso me calar, música desua autoria. Segue clipe:


Pr Amando, de volta ao palco da IBC após um período de férias, onde realizou algumas viagens, passando inclusive por Éfeso, pediu para abrirmos em Efésios 6:10-18 e leu o texto: Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos , mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Foi falado acerca da dimensão do amor, e feita uma relação com o amor de mãe para com um filho com deficiência. Dimensão espiritual do amor. Foi citado que Porto Alegre pratica religião afro, mais do que na Bahia.

Foi citado inclusive que o doleiro Alberto Youssef tem uma relação com o pai de santo. Durante o mensalão da Petrobras. O que nos diferencia da religiosidade comum, é o manual chamado Bíblia. Foi comentado também a atuação dos anjos, a derrocada humana na sociedade atual e o fato de alguns cientistas citarem a existência de um Designer Inteligente, apesar de toda coerência darwinista.

O principio da família está posto desde o Gênesis. A igreja deve ser o oasis de carinho e atenção. Conflitos espirituais devem ser enfrentados com armas espirituais: oração. Autoridade, capacidade de Deus para suprir necessidades. Não devemos negligenciar a oração.

Tiago 5:16 diz Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Tiago 4:7 afirma: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
Josué 24:5 ...Mas, eu e a minha família servi­remos ao Senhor.

Segue esboço:


Segue vídeo da mensagem:

sábado, 29 de novembro de 2014

Filme - De Volta ao Jogo - Dublado

Na tarde do dia 29 de novembro de 2014, vi com o Inácio Alaiola a ação De Volta ao Jogo (John Wick, 2014) de David Leitch e Chad Stahelski.
John Wick (Keanu Reeves, que segundo ele próprio fez 90% de suas cenas de ação no filme) já foi um dos assassinos mais temidos da cidade de Nova York, trabalhando em parceria com a máfia russa. Somos apresentados à ele, quando da perda de sua esposa por alguma doença não especificada, ele já aposentado, parecia se dedicar exclusivamente a mulher. Assim ele tem que lidar com a perda. O início do longa é repleto de clichês do gênero, ex-matador, que decide retomar o serviço, visto com tanta qualidade no recente O Protetor (The Equalizer, 2014) de Antoine Fuqua.
A esposa, no melhor estilo P.S Eu Te Amo (P.S. I Love You, 2007) de Richard LaGravenese deixou de presente ao marido um cachorro para que ele tenha algo para amar. No entanto, após um assalto a sua residência, os bandidos levam seu veículo e matam o cachorro. John Wick fica então inconformado e parte em busca de vingança contra estes homens, cujo um deles é filhos do chefe da máfia para a qual John já havia trabalhado.
Assim, as motivações de John não são bem expostas no filme, de modo que tanto faz como tanto fez ele conseguir lograr êxito em sua empreitada, o público não cria empatia com o personagem principal, de modo que acompanhamos suas peripécias, algumas delas ao volante, sem compromisso e ainda assim temos grandes chances de ficar satisfeito.
O filme tem uma montagem sem ritmo, e os diretores, que são dublês tentando dirigir, se preocuparam apenas com as cenas de ação, sem a história ter um conteúdo digno. Chad Stahelski foi o dublê de Keanu Reeves em Matrix (Matrix, 1999) de Andy e Lana Wachowski. O elenco de apoio conta com nomes fortes como Willem Dafoe e John Leguizamo, além de Alfie Allen, o Theon Greyjoy de Guerra dos Tronos (Game of Trones, 2011) de D.B. Weiss e David Benioff.
John Wick é um personagem jogável no vídeo-game Payday 2 (2013), mas acho que nem os gamers vão gostar deste filme, no qual Reeves incorpora uma versão genérica de Steven Seagal e faz um filme que em breve deverá ser exibido no Domingo Maior, como purgante para aqueles que sofrem de insônia... Pra piorar, ainda tive que ver o filme dublado, quase sem escutar as falas dos personagens, apenas a chuva, os tiros e os pneus fritando... Não recomendo. Nota: 3,0/10,0.
Segue trailer legendado:

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Flores em Vida no PG

Na noite do dia 28 de novembro de 2014, estivemos reunido em Pequeno Grupo na casa do Márcio e da Manuela, em celebração ao aniversário de casamento do casal. Nossa reunião começou com um ato de compaixão do Henrique, ao som de Flores em vida do Paulo César Baruk.


Em seguida, cantamos os louvores Vem Andar Comigo da Heloísa Rosa, Sou Livre do Daniel Costa, Vou Deixar na Cruz do Kléber Lucas, Família do Daniel Costa e Guidom do Crombie.

 
O amigo do Márcio, Gleisco falou algumas palavras e pediu oração por ele e sua esposa Quézia. Foi a segunda vez que ele visitou nossa reunião sozinho, prometeu da próxima vez conseguir levar a esposa.

Marden citou ao grupo elogios recebidos no trabalho, pelo testemunho de mudança de vida vivido.

Josias leu o texto de Provérbios 19:14 que diz que casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.

Eu citei a passagem de Efésios 5:24-25 que diz que Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela

Jefferson falou ao casal acerca do texto de Salmos 37:4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
 
Henrique citou o exemplo de relacionamento conjugal descrito no livro do Cântico dos cânticos.

Flávia citou a Yasmim, como fruto desse relacionamento. Cristiane disse que o melhor estava por vir. Salete, mãe do Márcio desejou tudo de melhor para o casal e o Márcio falou do exemplo que sempre recebeu da mãe.

Ouvimos novamente Família do Daniel Costa, o Everardo pediu oreção pela sobrinha do Beline que iria se e fizemos uma oração por nossas crianças, para que Deus possa estar protegendo elas, devido o exemplo recente da garota desaparecida em nossa cidade.

Por fim foi servido um delicioso jantar preparado pelo casal, com direito a Strogonoff de chocolate na sobremesa.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Filme - Boa Sorte

Na noite de 27 de novembro de 2014, fui com a esposa conferir o drama nacional Boa Sorte de Carolina Jabor, adaptação do conto "Frontal com Fanta", de Jorge Furtado.
O filme apresenta o adolescente João (João Pedro Zappa), que como qualquer outro que esteja passando por essa fase, apresenta uma série de problemas comportamentais, muitos deles ocasionados pelos vícios e compulsões dos próprios pais, que muito atarefados com seus afazeres delegam a atenção e o cuidados dos filhos à terceiros (babás, escolas, terapeutas, clínicas de recuperação, etc). A relação pais e filhos na atual sociedade precisa ser revista urgentemente. Não bastasse a maior parte dos filhos não serem planejados, os pais involuntários não assumem a responsabilidade sobre seus filhos. A Bíblia orienta muito claramente: "Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." (Efésios 6:4).
Logo na cena inicial, João é diagnosticado com o quadro de depressão, e seus pais decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica, onde ele conhece a interna Judite (Deborah Secco), que possui o vírus HIV positivo e é dependente química, está em fase terminal. Nas Escrituras sagradas está escrito que "...o que o homem semear isso também colherá. Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6:7b-8) 
João é um adolescente tímido e introvertido, como muitos de sua idade, de modo que se sente muitas vezes como se não fosse percebido pelos que o rodeiam. Pra ele, sua invisibilidade é ativada quando toma o ansiolítico Frontal com Fanta laranja, e apenas um contato físico é capaz de torná-lo novamente visível. A bíblia revela que "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." (II Timóteo 1:7) Muitas vezes, o jovem é aprisionado pelo inimigo de Deus.
Na casa de recuperação, os dois passam a se conhecer, e apesar de serem tão diferentes, começam a perceber similaridades entre si, entre elas, a capacidade de se tornar invisível... João encontra então aquilo que sempre desejou, a afetividade. E ele recebe exatamente de quem aparentemente não tem nada a lhe oferecer, Judite, única que enxergou João plenamente. Assim, ela passa a receber de João o que também sempre buscou e nunca teve de verdade, o amor. E nada melhor do que uma relação sexual para unir a afetividade com o amor. Esses sentimentos se potencializam quando o sexo produz o prazer que droga nenhuma consegue replicar... Para João o orgasmo era algo nuca experimentado, já para Judite algo banal, que passou a ter um novo sentido.
A Bíblia descreve o prazer que o homem encontra no casamento da seguinte forma: “Alegra-te com a esposa da tua mocidade... Inebriem-te os seus próprios seios todo o tempo. Que te extasies constantemente com o seu amor.” (Provérbios 5:18,19) Deus também quer que a mulher tenha prazer no sexo. A Bíblia diz ainda que: “O marido e a esposa devem satisfazer as necessidades sexuais um do outro.” (I Coríntios 7:3). Então, apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam, no entanto, Judite tem medo que a sua morte abale a saúde de João, então toma uma decisão complicada, mas que é muito bem justificada de forma didática até demais...
A direção de Carolina Jabor se apresenta segura, e nos mostra uma variação de tomadas bem interessantes. A trilha sonora agrada, e a direção de arte contêm um excelente trabalho de animação que é mostrado no clímax do longa, quando é retratado o diário de Judite. Merece elogios, apesar de ser extremamente didático.
O roteiro Jorge Furtado e Pedro Furtado é outro ponto positivo do longa, pois é sensível ao ponto de vista juvenil, conseguindo emocionar, utilizando inclusive do bom humor. Furtado dirigiu e roteirizou filmes nacionais excelentes como Saneamento Básico - O Filme (2007), Meu Tio Matou um Cara (2004) e O Homem que Copiava (2003), além de roteirizar pérolas como Romance (2008), de Guel Arraes.
O elenco também está digno de elogios. Deborah Secco emagreceu 11 quilos para fazer o papel da dependente química soropositiva e João Pedro é uma grata surpresa. Fernanda Montenegro, vale o ingresso apesar da pequena participação, pois como de costume, ela arrasa. 

Recomendado. Nota: 9,0/10,0. Vejam o trailer aqui.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Os 33 anos dela...

Neste 26 de novembro de 2014, minha amada esposa completou 33 anos. Queria oferecer à ela de presente, um jantar, ou levar nossos amigos e familiares para um restaurante, um buffet ou algo congênere, no entanto, isso não foi possível...
Então, comprei alguns salgadinhos, uma torta de limão, um suco Jandaia de laranja e uma vela daquelas potentes e fizemos uma festa em família. Algo simples, mas cheio de amor e carinho.
O Sahel ganhou de lembrancinha um kinder ovo e adorou! Teve picolé e muito amor envolvido. Mariana, você sabe o quanto eu te amo e como é um privilégio ser seu marido e pai de seus filhos.

domingo, 23 de novembro de 2014

Série Família Saudável: Honra e Obediência

Na noite deste 23 de novembro de 2014, estive na IBC com a família, para o último culto da Série Família Saudável, onde foram abordados o tema Honra e Obediência.

Cantamos os louvores Minha Casa e Eu do Comunhão e Adoração, Eu e minha casa serviremos ao Senhor e Amar o Próximo de Daniel Costa e durante as ofertas uma versão espetacular de Família também do Daniel Costa.

Luiz Fernando ministrou com sabedoria uma palavra bem edificante para pais e filhos. Eu fiz anotações preciosas, mas involuntariamente acabei apagando o rascunho...

Segue esboço da mensagem:

Segue vídeo da mensagem ou baixe o áudio aqui:



Filme - Questão de Escolha






Na tarde deste domingo, 23 de novembro de 2014, vi mais um filme cristão no cinema, Questão de Escolha (Redeemed, 2014)
Apesar de algumas situações inacreditáveis, e de uma dublagem que compromete o filme, eu fiquei satisfeito em ver mais um filme cristão no cinema, abordando o importante tema do adultério e pouco tempo depois de Deus Não Está Morto (God Not is Dead, 2014) também ser exibido na tela grande e produzido pela Pure Flix. Dirigido pelo estreante David A.R. Whrite, que também participa do filme, e que interpretou o pastor em Deus Não Está Morto.
O filme se concentra na história do empresário do ramo de segurança da informção Paul Tyson (Ted McGinley), um marido amoroso, pai dedicado e homem de grande prestígio na sua comunidade. Ele está prestes a comemorar aniversário de 20 anos de casamento, e está com dificuldade em fazer a renovação dos votos, pois está prestes a fechar o maior negócio de sua carreira quando conhece Julia (Ana Ayora, belíssima atriz colombiana), uma sedutora representante de uma empresa brasileira que recebe a incumbência de verificar as demonstrações financeiras e informações referente a empresa americana. Ela procura inclusive informações sobre o Projeto Jericó, que no teste final foi hackeado por um tal de JOS620, que na verdade é uma referência a Josué 6:20 que diz Quando soaram as trombetas, o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade. Uma interessante referência a proteção que os muros de Jericó davam a cidade...
Paul se sente atraído por essa bela mulher e comete adultério, embora não chegue às vias de fato. A bíblia deixa isso claro em Mateus 5:27-28 "Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. À medida que as pressões da empresa aumentam e os sentimentos por Julia tornam-se mais intensos, seus princípios cristãos são colocados à prova. A história é contada, para a pessoa que está sentada ao lado de Paul, enquanto ele está em viagem para o Brasil. Essa pessoa, na verdade é um pastor, que ao invés de falar de Deus, apenas recomenda que Paul visite a Igreja Internacional da Graça de Deus, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. A dublagem da cena com o taxista é cômica, pois ambos estão falando em português devido a bendita dublagem e não se entendem... Custava exibir uma cópia legendada? A dublagem dos personagens principais não incomoda, a de Júlio Chaves está excelente, mas a dos coadjuvantes chega a ser irritante...

R. R. Soares merece meu respeito. É o único pastor brasileiro a ter uma participação especial no cinema! Isso não significa nada, haja visto que uma participação desse porte pode ser comprada num contrato da Graça Filmes do citado pastor, que produz o filme... Ainda assim merece no mínimo respeito. A cena, mostra a revelação divina na vida do Paul. O pastor fala à plateia, e encontra terra fértil no coração do angustiado Paul. Ou seja, o cara sai dos EUA, abandona a família, a empresa e vem ter um encontro com Deus no Brasil, através do midiático pastor... É sério que eu vi isso no cinema? Alguém me belisca... A trilha sonora é boa, especialmente a participação da banda banda All Things New. Segue clipe musical com cenas do longa:


Enfim, voltando ao tema principal do longa... A bíblia relata em Hebreus 13:4 que O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Infelizmente a instituição do casamento tem sido atacada de todas formas. A cena com o terapeuta, mostra a realidade do mundo em que vivemos, onde nada é errado... Se sentir atraído por outra mulher é natural, errar é humano, etc e tal... Assim, muitos valores são distorcidos e o inimigo de Deus vai ganhando território... A traição é mostrada no filme na vida de outro casal...

O filme poderia ter um roteiro bem mais elaborado. Não precisaria ser tão didático, pois acaba limitando muito o seu público. Sonho em ver filmes feitos por cristãos, com alta qualidade, com roteiro elaborado e sem ser tão maniqueísta. Aplausos para a moral que apresenta valores como honestidade e lealdade... Eu fico satisfeito, por ser cristão e fazer parte do público desse filme, mas um não cristão, não vai curtir esse filme devido suas limitações e pragmatismo religioso, de literalmente viver a palavra de Deus. Não condeno que isso seja mostrado, só espero que surjam filmes que expandam essa ideia. Sem falar que o filme corrobora com o estereótipo cristão que a sociedade tem daqueles que seguem a Jesus... Então, recomendo este filme apenas para os cristãos. Nota: 7,0/10,0.

Encerro este comentário citando a carta aos Gálatas 5:16-17 onde Paulo afirma: Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. 

Segue trailer:

sábado, 22 de novembro de 2014

No Aniversário da Lucivanda

Nesta sábado, 22 de novembro de 2014, estive com a família e os irmãos de grupo pequeno no aniversário da Lucivanda, esposa do Everardo, que completou mais uma primavera em sua vida.
Pudemos desfrutar de um dia de lazer, de uma deliciosa feijoada, da comunhão preciosa com os irmãos em Cristo e da presença do Espírito Santo de Deus naquele lugar. 
Desde quando visitei a casa da família Sampaio, imaginei como seria o dia em que o PG se reuniria para tomar banho naquela piscina e se divertir... 
O convite foi algo providencial, pois serviu pra refrescar a mim e a minha família, após uma manhã daquelas, onde tudo que você vai fazer dar errado...
Foi um dia maravilhoso, e ainda serviu como Encontro Facilitador pois conhecemos outras famílias, e tivemos uma conversa calorosa sobre trabalho com o casal Cri-Cri (Cristiano e Cristiana).

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Reunião de PG

Na noite deste 21 de novembro de 2014, tivemos mais uma reunião de grupo pequeno lá na minha casa. Foi lido o texto de Ezequiel 17:24 que diz: Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. "Eu, o Senhor, falei, e o farei".
Cantamos os louvores Eu Vou Seguir com Fé do Kléber Lucas, Há uma Unção também do Kléber Lucas, Alto Preço do Asas da Adoração, Ele Não Desiste de Você do Marquinhos Gomes e Raridade do Anderson Freire. Fizemos um momento de partilha, ouvimos o relato do Ato de Compaixão que o Henrique e o Josias participaram, e nos servimos de um delicioso vatapá de frango com arroz e batata palha.

domingo, 16 de novembro de 2014

Boyhood: da Infância a Juventude

Na noite deste 16 de novembro de 2014, fui com o amigo Paulinho Degaspari, que estava à trabalho em Fortaleza no fim de semana, ver Interestelar, mas como a sessão estava lotada, optamos por Boyhood: da Infância a Juventude e acompanhamos com prazer, durante 245 minutos a história de vida de Mason (Ellar Coltrane, que tinha tinha 7 anos quando o filme começou a ser filmado e 18 quando terminou, e merece indicação e o prêmio de ator no Oscar 2015). Ele é filho de pais divorciados (interpretados por Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tentam criar seus dois filhos estando separados.
A narrativa percorre a vida do menino durante 12 anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo. Efésios 6:4 alerta aos pais, a não irritarem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Educar filhos nunca foi tarefa fácil. As escrituras são claras ao dizer que os pais devem instruir a criança segundo os objetivos que tem para ela, e mesmo com o passar dos anos, não se desviará deles.(Provérbios 22:6) Apesar da complexidade, é fabuloso lidar com o universo infantil, e o cineasta Richard Linklarter teve muita perspicácia ao escalar um menino de 6 anos para um filme que duraria 13 anos sendo filmado.
A ideia do filme é sensacional, e ele acaba funcionado em tela, devido a veracidade das situações familiares apresentadas. As filmagens começaram em 2002, e o elenco se encontrou uma vez ao ano, durante 12 anos, para gravar o filme. Ele foi rodado durante apenas 45 dias, de maio de 2002 a agosto de 2013, o que, a grosso modo, abrange mais de 4.000 dias. Parece um paradoxo. E imagino as dificuldades enfrentadas pela produção, pois nos EUA é ilegal assinar contratos com duração superior a 7 anos, assim, é louvável o compromisso de todos os envolvidos. Tudo isto já faz com que o filme valha o valor de seu ingresso e o respeito dos cinéfilos, pois estamos diante de algo inédito no cinema.
O metodologia utilizada por Linklater era essencialmente o de fazer diversos filmes curtos de 10 a 15 minutos ao longo de 12 anos, cada um representando um ano na vida do rapaz, e depois editá-los juntos como um longa-metragem. Assim, podemos ver que a transformação da criança num jovem, acontece tanto na narrativa, quanto no aspecto físico dos personagens. Algo extremamente fabuloso. O salmista certo dia indagou: Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Salmos 119:9) O livro de Eclesiastes diz: "Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento." (Eclesiastes 11:9)

O filme tem uma aura familiar e isso fica claro ao vermos que o diretor escalou sua filha Lorelei Linklater para viver Samantha, irmã de Mason. Ele declarou que ela estava sempre cantando e dançando ao redor da casa e queria estar em um de seus filmes. E como é chata sua personagem na infância, talvez ela quisesse chamar atenção do pai, que certamente passava bons tempos distante da família enquanto rodava seus filmes... Durante as filmagens, certamente na fase da "aborrescência", ela quis abandonar o projeto, mas posteriormente recuperou o entusiasmo e continuou nas filmagens...
O filme apesar de tudo que já foi escrito aqui, é extremamente simples, mostrando coisas comuns, no cotidiano do garoto. Ele vai a escola, se relaciona com seus amigos da vizinhança, tem seus atritos com a irmã, nada de extraordinário, e a grandeza do filme reside exatamente aí. As passagens de tempo e os cortes de cena estão todos bem inseridos na montagem do longa. O roteiro merece os méritos pela originalidade. A trilha sonora merece um comentário à parte, um post exclusivo, pois está esplendorosa, engloba canções como "Yellow" do Coldplay, "Band on the Run", de Paul McCartney, e participações de grandes nomes como Blink 182, Sheryl Crow, Daft Punk, Pharrell Williams, Foo Fighters, Wilco, Lady Gaga, entre outros. Estou providenciando a inclusão da trilha do filme em meus dispositivos musicais...
Famílias desestruturadas tendem a formar crianças problemáticas. A separação dos pais é um trauma muito grande para ser vivido por seres tão inexperientes, quanto uma criança. Infelizmente a banalização da família, e o incentivo ao divórcio, tem feito com que uma geração de jovens carreguem consigo uma amargura, o que infelizmente tem levado muitos a caminhos tortuosos e algumas vezes irreparáveis. "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor em Malaquias 2:16.
Felizmente Mason sobreviveu aos infortúnios vivenciados e até que se saiu bem. E vemos o esforço dos pais em dar conselhos e orientação, especialmente o pai, que teoricamente está mais ausente, é dele que ouvimos os principais conselhos, como na cena em que ele fala abertamente com a filha sobre o uso de métodos anti conceptivos. No entanto, vemos que a mãe de Mason, cometeu o mesmo erro mais de uma vez, algo bem natural para um ser humano comum. Paulo escrevendo aos Coríntios no capítulo 7 relata que a esposa não deve se separar do seu marido, mas se o fizer, deve permanecer sem se casar ou, então, reconciliar-se com o seu marido. Da mesma forma, o marido não deve se divorciar da sua mulher... Percebi no filme que o pai (Ethan Hawke) até pretendia se reconciliar com a mãe (Patricia Arquette), especialmente em função da vontade dos filhos. Vemos o amadurecimento do pai ao longo do filme, especialmente na formação de sua nova família. O amadurecimento tardio de seu pai também é possível de identificar na vida de tantos homens que demoram a crescer... No entanto, a mãe decide priorizar os estudos em detrimento da família e acaba se casando com um de seus professores, numa decisão infeliz que traz fortes consequências.


Sou filho de mãe solteira, então me identifiquei com as crianças, na necessidade de ter um pai como referencial. Hoje sou pai, e sei o quanto um filho pequeno anseia por momentos de carinho, atenção e cuidado dos pais. Felizmente, minha mãe nunca colocou outro homem dentro de nossa casa, em respeito a mim e a minha irmã. Ela teve que pagar o preço pelas decisões tomadas na juventude, e a respeito muito por isso.

O alcoolismo desempenha papel importante no decorrer da história, afetando figuras próximas de Mason de maneira devastadora, primeiro de maneira discreta, quando ele é obrigado pelo companheiro de sua mãe a comprar bebida, depois de modo direto, quando eclode uma briga, ele vê a mãe sendo violentada e o seu marido saindo do controle em função do vício. Quanto a isso, sigo as orientações de Paulo aos Efésios, no capítulo 5:18, que diz: "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito" Outra passagem bíblica que me chama atenção é Provérbios 23:29-30 "De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada." 
Outra cena que me chamou a atenção, foi quando Mason, num de seu aniversário, ganha uma Bíblia de sua avó. Que presente valioso! Pena que muitos jovens desprezem tanto a palavra de Deus, especialmente durante sua mocidade. Sou grato a Deus e a minha mãe por todas às vezes que ela me levou à igreja contra a minha vontade. Outro presente foi um paletó... Eu já completei 30 anos e ainda detesto ter que usar terno e gravata. Sou feliz na igreja que frequento, onde posso ir aos cultos de bermuda e camiseta. Fico à imaginar os jovens que são obrigados por seus pais a irem todo arrumado à igreja... Além desses presentes, Mason ganha também um rifle! E o avó conquista o garoto, ao praticar com ele tiro esportivo... Uma bíblia, um terno ou rifle, qual presente mais lhe agradaria?

Além de todo viés dramático, o filme também chama atenção ao apresentar várias referências à cultura pop. É perceptível a evolução dos dispositivos da Apple, passando por várias gerações de equipamentos eletrônicos... Vemos o tema das eleições em destaque, com o pai envolvendo os filhos na campanha de Obama para presidente, vemos jogos de videogames de cada época e inclusive uma cena do lançamento de Enigma do Príncipe, um dos livros do Harry Potter... Que já fora citado anteriormente, numa cena onde a mãe lê a história do bruxinho mais querido do cinema para os filhos... Temos também uma premonição, numa cena ao redor da fogueira, quando vemos o pai e filho falando sobre a possibilidade de um novo filme de "Guerra nas Estrelas", posteriormente as gravações da cena foram anunciados os planos reais para um Star Wars: Epiródio VII (2015) com a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012. Ou seja, o roteiro em 2008, previu os planos de 2012... O longa tem então um clima de nostalgia sobre o início do século XXI e os últimos anos que é algo encantador.
Amigos de longa data, Richard Linklater e Ethan Hawke cresceram com pais divorciados do Texas que trabalhavam no ramo de seguros, exatamente a mesma carreira que o personagem de Hawke, tem no filme. Havia um acordo, de que caso Linklater viesse a falecer, Wawke assumiria a direção por estar envolvido e acompanhando tudo desde o início. Felizmente nenhuma fatalidade atrapalhou este projeto. Linklater inclusive ganhou o prêmio de Melhor direção no Festival de Berlim 2014.
Fiquei fascinado com a experiência de ver esta obra-prima chamada Boyhood no cinema. O filme poderia ter o dobro do tamanho que não seria cansativo. O filme nos faz olhar para nossa própria vida e refletir sobre nossa história. Somos no hoje, aquilo que vivemos ao longo de nossa existência. Não recomendo este filme para o público em geral, mas se você é daqueles que gosta de aproveitar o caminho em vez do destino final, talvez você goste bastante desse filme. Nota: 10,0/10,0.

Segue trailer:


Compartilhar