segunda-feira, 16 de março de 2015

O Duelo

Filme O Duelo (2015) de Marcos Jorge, adaptação do romance Os Velhos Marinheiros, de Jorge Amado, que marcou a despedida do cearense José Wilker no cinema, apresenta uma surpreendente narrativa que nos convida a ouvirmos histórias de marinheiro na sala escura. Tive oportunidade de ver o longa numa pré estreia para imprensa e convidados no Cinépolis Rio Mar.

O comandante Vasco Moscoso de Aragão (Joaquim de Almeida) está cansado de suas supostas aventuras em alto mar e quer um lugar tranquilo para viver e ter repouso depois de uma longa vida de aventuras pelos mares do globo. É quando conhece a vila de Periperi, uma cidadezinha costeira, situada nas proximidades de uma grande cidade portuária. O charmoso Aragão conquista a simpatia e a admiração dos moradores com suas histórias entusiasmantes, cheias de aventuras e exotismo.

Não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial de Chico Pacheco (José Wilker), fiscal aposentado, que até então era o homem mais admirado da cidade. Ele começa a desconfiar de Aragão e do passado do forasteiro. Decidido a desmascarar o comandante, Pacheco empreende uma exaustiva e minuciosa investigação e volta com uma versão de que Vasco não passa de um comerciante arruinado, boêmio inveterado, que conseguiu de modo fraudulento o titulo de capitão. O comandante, naturalmente, nega veementemente esta versão, e afirma ser Pacheco o mentiroso. O duelo se instaura e a pacata cidadezinha fica dividida ao se instaurar a discórdia onde antes imperava a tranquilidade.

Cabe ao público decidir quem está falando a verdade, se o comandante ou com seu detrator, mas isso pouco importa, pois o que vale é sentar e ouvir as histórias. Marcos Jorge faz um bom trabalho de câmera, especialmente nas transições da realidade para a suposta fantasia. Adaptado de um dos romances mais belos e divertidos de Jorge Amado, o filme discute o tema da construção da verdade e do mito.

O elenco se destaca, com participações de nomes como Claudia Raia, Patrícia Pillar, Marcio Garcia, Milton Gonçalves, Mauricio Gonçalves, Tainá Müller e Sandro Rocha. O longa foi produzido pela Total Filmes com coprodução da Warner Bros. Pictures. É uma boa pedida!

FICHA TÉCNICA
O Duelo
Estreia: 19/03/2015
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 109 min.
Origem: Brasil
Direção: Marcos Jorge
Roteiro: Marcos Jorge
Distribuidor: Warner Bros. Pictures
Classificação: 12 anos
Ano: 2015

Confira o trailer do longa nacional O Duelo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar