terça-feira, 3 de março de 2015

Para Sempre Alice

A retomada do Cinema de Arte, com 52 anos de história, na noite desta terça-feira histórica de 03 de março de 2015, se deu em alto estilo, com uma coletiva de imprensa e a exibição do drama inédito em Fortaleza Para Sempre Alice (Still Alice, 2014) de Richard Glatzer e Wash Westmoreland, que dirigem e assinam o roteiro adaptado do romance de Lisa Genova, lançado no Brasil pela Ediouro
Podemos afirmar que o filme é baseado em fatos reais, pois os diretores, que são gays e casados, queriam expor na tela um problema que estão enfrentando, pois Glatzer foi diagnosticado com a doença, que está com uma evolução rápida. Para Sempre Alice, vale mencionar, estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2014, onde Julianne Moore se tornou de cara uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz.
O longa então expõe de maneira visceral a destruição mental provocada pelo mal de Alzheimer na vida da Dra. Alice Howland (Moore), curiosamente uma renomada professora de linguística que é atingida por uma doença que aos poucos desfaz sua capacidade de “alcançar” as palavras em sua mente. O filme mostra de maneira singela, os primeiros sinais da doença, quando ela começa a esquecer de certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan.
Ela então procura ajuda médica de um neurologista e é diagnosticada com Alzheimer. A partir de então, Alice precisa receber o apoio da família, mas por se tratar de uma doença transmitida geneticamente, ela precisa repassar essa informação aos três filhos, para que eles façam exames e descubram se terão ou não a doença. A cena em que Alice se reúne com a família para tratar da situação é comovente. Um detalhe, é que a câmera sempre perto do rosto da personagem principal, aos poucos vai se afastando dela com a evolução do quadro da doença.

A relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwin), se torna frágil, mas ela é sólida o bastante para permanecer firme. Anna Howland-Jones (Kate Bosworth), parecidíssima com Moore, está tentando engravidar através de inseminação artificial, descobre que possui o gene da doença e consegue impedir que ele fosse repassado aos gêmeos que ela vêm a conceber. Sua outra filha, Lydia (Kristen Stewart), que no início do longa está distante da mãe em função do seu trabalho de atriz, vai se aproximando e termina o longa como a principal companhia da mãe, que devido a doença, só consegue viver o momento. Aliás a beleza e atuação de Stewart nesse drama estão surpreendentes.

Este filme merecidamente coroou Julianne Moore como Melhor Atriz recentemente no Oscar 2015, além de ter ganhado o Globo de Ouro, o SAG Awards e o BAFTA, as principais premiações da temporada. Ela entrega uma atuação primorosa, muito verdadeira e corajosa. Os coadjuvantes também estão muito bem, fazendo com o público possa se identificar com suas personalidades tão diversificadas, que comprovam que cada ser humano é único. Deve ser visto por médicos, pacientes e especialmente familiares que tem que conviver com um paciente diagnosticado com Alzheimer.

FICHA TÉCNICA
Para Sempre Alice (Still Alice)
Lançamento: 12/03/2015
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Origem: Estados Unidos
Direção: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Roteiro: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Elenco: Julianne Moore, Alec Baldwin, Kristen Stewart, Hunter Parrish, Kate Bosworth
Distribuidor: Diamond Films Brasil
Classificação: 14 anos

Confira o trailer de Para Sempre Alice:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar