domingo, 19 de abril de 2015

Chappie

Poster de CHAPPIE (Chappie, 2015) de Neil Blomkamp
Na noite deste 18 de abril de 2015, fui no UCI Cinemas do Shopping Parangaba ver Chappie (Chappie, 2015), de Neil Blomkamp, diretor de Distrito 9 (2009) e Elysium (2013), é inspirado no curta-metragem Tetra Vaal (2004), primeiro trabalho do diretor sul-africano, que é uma propaganda falsa para uma nova força policial robótica criada para o Terceiro Mundo.
O filme se passa num futuro próximo, quando a África do Sul decidiu substituir os seus policiais humanos por uma frota de robôs dotados de inteligência artificial para combater o crime. O criador destes modelos é o cientista Deon (Dev Patel), que sonha em embutir emoções nos robôs, mas a diretora da empresa de segurança (Sigourney Weaver) desaprova a ideia.
Cena de CHAPPIE (Chappie, 2015) de Neil Blomkamp
Após roubar um modelo defeituoso e fazer experiências nele, Deon consegue criar Chappie (Sharlto Copley), um robô capaz de pensar e aprender por conta própria. Acontece que o robô é roubado por um grupo de ladrões que precisa da ajuda do robô para assaltar um banco. É quando Vincent (Hugh Jackman), um engenheiro rival de Deon, decide sabotar as experiências do colega de trabalho e acaba colocando a segurança do país em risco.

Chappie é um robô talentoso, especial, um prodígio. Como qualquer criança, ele vive sob a influência de todos ao seu redor – algumas boas, outras ruins – e ele vai confiar em seu coração e alma para encontrar seu caminho no mundo, ainda que tenha sido roubado por dois bandidos locais (Ninja Visser e Yolandi Visser) que querem usá-lo para cometer crimes. Com forças destrutivas e poderosas manchando a imagem do robô e o apresentando como uma ameaça à ordem e à humanidade, a população tenta restabelecer o status quo e garantir que Chappie seja o último da sua espécie.

O filme fracassa ao tentar abordar uma diversidade de temas de modo orgânico e interligado, se tornando um tanto quanto longo, enfadonho e extremamente absurdo. Além disso, toda parte tecnológica e de segurança da informação exposto no filme é questionável. O robô é incoerente o tempo todo, parecendo criança em alguns momentos e com certa complexidade em seguida. Apesar da censura de 16 anos, o filme foi distribuído na maioria das salas numa versão dublada, após ver o filme numa das poucas sessões legendadas da cidade, entendi o motivo – o público ao qual se destina.


FICHA TÉCNICA
Chappie (Chappie)
Estreia: 16/04/2015
Gênero: Comédia, Ficção Científica
Duração: 120 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Neil Blomkamp
Roteiro: Neil Blomkamp, Terri Tatchell
Distribuidor: Sony Pictures do Brasil
Classificação: 16 anos
Ano: 2015

Segue o trailer de Chappie:


Confira também o curta Tetra Vaal de Neil Blomkamp, que inspirou Chappie:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar