segunda-feira, 4 de maio de 2015

Uma Longa Jornada

Poster de UMA LONGA JORNADA (The Longest Ride, 2015) de George Tillman Jr.
Na noite deste 4 de maio de 2015, fui com a esposa ver o romance adaptado da obra The Longest Ride, de Nicholas Sparks, surpreende ao transmitir a mensagem que a vida pode sim ser uma obra de arte. O diretor George Tillman Jr., de Homens de Honra (Men of Honor, 2000), peca em alguns momentos, mas entrega uma obra coesa.
Com o modesto orçamento de US$ 12 milhões, a produção começou antes mesmo do lançamento do livro, que foi adquirido pela Fox por US$ 5 milhões. Na história, acompanhamos a mocinha Sophia Danko (Britt Robertson) que se apaixona pelo cowboy Luke Collins (Scott Eastwood), ao mergulhar num estilo de vida do interior com a qual não estava acostumada.
Britt Robertson e Scott Eastwood em UMA LONGA JORNADA (The Longest Ride, 2015) de George Tillman Jr.
Após um jantar romântico, a história dos dois se cruza com a de um idoso de 91 anos, Ira Levinson (Alan Alda), que está com a saúde debilitada devido a um acidente de carro. Ira vive sozinho no mundo, não conseguiu ter filhos em virtude de um acidente ocorrido na guerra, mas ele relembra sua história de amor, através das cartas escritas. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há 9 anos. O filme mostra vários flashbacks, onde o jovem Ira Levinson (Jack Huston) relembra momentos de seu relacionamento com o grande amor da sua vida.

Quem já conhece as obras de Nicholas Sparks (este é seu 10º romance adaptado) já está familiarizado com sua fórmula mágica: um casal se conhece, se apaixona, acontece algum imprevisto, eles se separam depois alguém morre e, ou um deles lamenta não ter vivido junto ao amado, ou desfrutam da companhia um do outro. É incrível que mesmo sendo extremamente clichê, as histórias de Sparks são bem interessantes.

O elenco está bem, destaque para beleza estonteante de Britt Robertson, que guarda certa semelhança com Jennifer Lawrence, mostra carisma e já vinha se destacando na série Under The Dome. Já Scott Eastwood, filho do cineasta Clint Eastwood, com quem trabalhou em alguns de seus recentes filmes, se mostra seguro no papel de galã, além de trazer à memória o lado físico herdado de seu pai. Oona Chaplin, neta do Charles Chaplin, é outra que traz o talento em seu DNA, embora ela não tenha oportunidade de se destacar aqui. O ator brasileiro Tiago Riani também participa do filme, interpretando Luiz, um amigo de Luke. A dublagem embora não seja perfeita, não compromete, a fotografia da Carolina do Norte, nos EUA está exuberante, e a trilha sonora musical é perfeita. O filme é um pouco longo e se arrasta em determinados momentos. Alguns cortes fariam bem a trama, que é a maior dos filmes adaptados de obras do Sparks, com 2h e 18 min.

FICHA TÉCNICA
Uma Longa Jornada (The Longest Ride)
Estreia: 30/04/2015
Gênero: Drama, Romance
Duração: 128 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: George Tillman Jr.
Roteiro: Craig Bolotin
Distribuidor: Fox Film do Brasil
Classificação: 12 anos
Ano: 2015

Veja o trailer de Uma Longa Jornada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar