quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Picasso no Centro Cultural Banco do Brasil RJ

Na noite deste 26 de agosto de 2015, estive novamente no Centro Cultural Banco do Brasil do RJ, dessa vez para ver a exposição Picasso formada por 90 peças que demonstram como o mestre, nascido em Málaga, transita entre a arte clássica, o surrealismo e outras correntes, numa mistura de cores e referências visuais. A mostra já passou por Florença, na Itália, e foi exibida em São Paulo, com grande visitação.

As obras, entre pinturas, gravuras e esculturas, vieram da Espanha, do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e são todas do período do Modernismo. Foram divididas em oito módulos temáticos pelos quais é possível conhecer a trajetória do artista: os desenhos, a obsessão pela figura feminina, a habilidade na criação de imagens por meio de figuras de geometria (círculos, linhas retas e triângulos), a associação à figura do minotauro, e esboços e pinturas que serviram de preparação para “Guernica”.

Trata-se da obra mais popular do artista, um registro do bombardeio nazista que destruiu a pequena cidade espanhola em 1937, matando 100 civis. O quadro, uma das mais impactantes obras de arte de todos os tempos, por razões de segurança, não pode mais deixar o território espanhol.
A exposição também evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola, fazendo referência a seu percurso como artista e como mito, até chegar à realização de “Guernica”. O visitante poderá ver a relação de Picasso com mestres da arte moderna espanhola como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra, e suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.
Entre as obras presentes estão "Cabeça de mulher" (1910), "Busto e paleta" (1932), "Retrato de Dora Maar" (1939) e "O pintor e a ,odelo" (1963), além de estudos e esboços para “Guernica".

Quem for à exposição poderá notar que as telas de Miró parecem conversar com a tela de Picasso, e que os traços de Salvador Dalí, em 1926, já eram influenciados pelas criações de Picasso.

Duas importantes séries do artista na mostra são a do “Minotauro” e os esboços de "Guernica", além de um segundo esboço da obra feito em grafite num papel azul.

“Guernica” é representada na exposição por uma projeção onde o público vai poder conhecer cada etapa do processo criativo do artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar