terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Terra e a Sombra



Destaque no Festival de Cannes 2015, A Terra e a Sombra (La Tierra y la Sombra, 2015) de César Acevedo venceu o prêmio Câmera de Ouro, dedicado ao Melhor Filme de um Diretor Estreante e o Grande Prêmio da mostra Semana da Crítica apresentando imagens chocantes de pessoas que convivem com as queimadas na Colômbia e tantos outros lugares do mundo.
O longa-metragem acompanha uma família humilde, que vive em uma casa remota, próxima à plantação de cana de açúcar. É lá que Gerardo (Edison Raigosa), um homem com sérios problemas de saúde, mal consegue sair do quarto, tamanha sua fraqueza. Alfonso (Haimer Leal) um velho fazendeiro, volta para casa após 17 anos de ausência, devido à doença que seu filho sofre. A situação tem mobilizado toda a família, com a esposa dele e sua mãe trabalhando na plantação de cana de açúcar para conseguir o sustento financeiro necessário.
Mesmo com Gerardo (Edison Raigosa) praticamente trancafiado em casa, para que os problemas respiratórios não piorem ainda mais, permanece acamado, com todas as janelas da casa sempre fechadas para que não entre poeira, o que dá ao ambiente a sensação de claustrofobia e muita sombra. Ainda assim, ele não apresenta melhora no estado de saúde. Diante da situação, a família busca algum meio de interná-lo.


Chama atenção o fato do longa ter levado oito anos para ficar pronto. O filme apresenta uma cena de queimada, que é impactada pelo gigantismo alcançado, que inclusive foi bastante ensaiada, pois o orçamento só permitia um take.
O filme mostra o infortúnio e a precariedade da vida de parte da população colombiana, que trabalha nos canaviais, vivendo em condições precárias. O filme serve de denúncia contra os abusos sofridos pelos trabalhadores, no entanto este jamais é o foco da projeção, que tem maior interesse na ambientação do lugar, fazendo bom uso do posicionamento de câmeras, para mostrar autenticidade. O grande problema está no ritmo, um tanto quanto lento e enfadonho, tornando a projeção cansativa.


Segue trailer de A Terra e a Sombra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar