sábado, 31 de janeiro de 2015

Aniversário da Leydianne


Na noite deste 31 de janeiro de 2015, estive na festa de aniversário da Leydianne, na casa de seus pais ali no Passaré. 
Fomos convidados pelo Falcão, seu esposo, no grupo do Pequeno Grupo no whatsapp, e como tínhamos compromisso na reunião de líderes da IBC, tratamos de não voltar pra casa, para podermos ir à confraternização, então fomos buscar a Kelly e nos encontramos com o Jefferson lá na festa. 
Que momento maravilhoso! Foi muito bom ver a família da Leydianne e do Emerson reunida pra celebrar o último aniversário dela antes da maternidade. E melhor ainda, fomos considerados também como parte da família. Isso não tem preço.
O Sahel chegou dormindo na festa, mas D. Lourdes tratou logo de acomodá-lo numa rede para ele desfrutar melhor seu cochilo. Além do acolhimento, crianças não faltaram na festa e elas foram chegando aos poucos e trazendo alegria ao ambiente. Até de piratas brincamos!
Os discursos foram emocionantes, a música ambiente estava perfeita, e eu que pensava que iria comer um bolinho de aniversário, fui servido de um lauto jantar preparado com carinho pelo major, pai da Leydianne.
Cantamos os parabéns, oramos e apesar de ter levado uma lembrancinha pra aniversariante, saímos de lá presenteados com uma festa tão simples, porém tão marcante para os que ali estiveram.

Treino de orientação e filiação a CODL


Na manhã deste 31 de janeiro de 2015, estive numa oficina/treino de orientação oferecido pelo Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL) no Campus do Pìci da UFC.
Teve de início a parte teórica do esporte, com explicações técnicas fornecidas pelo João Torres. Foi falado que orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Apesar da falta de energia, vimos um pouco do histórico do esporte e depois na lousa, foram dadas mais orientações básicas e as regras do esporte.
Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. Então passamos um tempo recebendo orientação sobre bússola e sobre mapa. O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.
O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.
Tivemos então a oportunidade de desfrutarmos de uma prova prática pelo Campus do Pici. No final, houve um lanche de confraternização e pude então me filiar ao Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL), até por ser o novato "mais experiente". Será um prazer fazer parte de um grupo que está focado em melhorar os resultados neste ano e poder me viciar neste esporte que combina bastante comigo.


 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Grande Hotel Budapeste


Na noite deste 28 de janeiro de 2014, fui ao cinema ver O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2013) de Wes Anderson, que foi indicado a 9 categorias do Oscar (Filme, Diretor, Edição/Montagem, Figurino, Maquiagem, Fotografia, Direção de Arte, Trilha Sonora e Roteiro Original).
Com um elenco estelar, acompanhamos a enfadonha saga de um concierge, M. Gustave (Ralph Fiennes) e Zero Moustafa, o mensageiro, que se torna seu mais fiel amigo. num hotel situado numa fictícia República de Zubrowka (nome inspirado numa vodka polonesa), num período entre as 2 guerras mundiais, quando ele conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. 

Na verdade, a história é contada por um velho escritor (Tom Wilkinson) que decide contar a história do tempo que passou no Grande Hotel Budapeste, quando ficou conhecendo o dono do local (F. Murray Abraham), que lhe contou a história de como virou dono do lugar. Parece confuso, e é, pelo fato de ser uma história dentro de outra história.
Entre as aventuras vividas pelos dois, acompanhamos o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família, uma fuga da cadeia, e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX. 
A trilha sonora de Alexandre Desplat se destaca e deve ganhar o prêmio ou dividir com a trilha de O Jogo da Imitação, também de Desplat. O filme também deve ganhar vários prêmios técnicos, como direção de arte, figurino e maquiagem. Pode ser um dos grandes vencedores na noite de premiação, mas vou torcer para não ganhar melhor filme e direção.
Filmado em três formatos diferentes (1,37, 1,85 e 2,35: 1) de acordo com a linha do tempo em questão, que alterna entre 1985, 1968 e 1930. O filme é projetado em 1,85: 1, então só tem sentido vê-lo no cinema, felizmente tive a oportunidade, pois não o vi na época de seu lançamento no Brasil (julho/2014) num circuito limitado e foi relançando estando sendo exibido novamente devido as indicações ao Oscar. Este é o filme independente de maior bilheteria em 2014.
Inspirado nas obras de Stefan Zweig "Beware of Pity" e "The Post Office Girl', poeta e dramaturgo austríaco que faleceu em Petrópolis/RJ na década de 40, conforme informação do final do longa. Não recomendo para quem não curte a filmografia excêntrica de Wes Anderson. Nota: 5,0/10,0 - ★★
Segue trailer:

O Jogo da Imitação

No fim da noite deste 27 de janeiro de 2014, fui ao UCI Cinemas do Shopping Iguatemi ver o indicado ao oscar O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014) de Morten Tyldum.
Achei o filme extremamente prepotente e espero que não seja premiado no Oscar 2015, apesar das 8 indicações. Talvez conquiste Trilha Sonora Original, mas foi indicado também a Melhor filme, Melhor direção, Melhor ator (Benedict Cumberbatch), Melhor atriz coadjuvante (Keira Knightley), Roteiro Adaptado, Design de Produção e Montagem.
Cinebiografia adaptada do livro "Alan Turing: The Enigma", escrito por Andrew Hodges. Logo no iníco do longa, não simpatizei com a persona de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um pioneiro na computação que cometeu suicídio. Ele era matemático e criptoanalista inglês, considerado o pai da computação moderna, aos 27 anos era estritamente lógico e focado no trabalho, que tinha problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Preferia não ter conhecido sua história, e achei foi pouco o fato dele ter passado vários anos anonimato, preferia não conhecer sua biografia.
O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico montou uma equipe com o objetivo de quebrar o Enigma, famoso código que os alemães usavam para enviar mensagens aos submarinos. Alan Turing com toda sua arrogância, conquista a vaga e posteriormente a liderança do grupo. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18h, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Decifrando os códigos de guerra nazistas e contribuindo para o fim do conflito. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe, inclusive com Joan Clarke (Keira Knightley,) sua grande incentivadora. Achei um exagero ela ser indicada a prêmios.
É a estreia do cineasta norueguês Morten Tyldum em Hollywood e já com indicações a prêmios. O roteiro adaptado pelo estreante Graham Moore, optou por ressaltar mais os feitos de Turing do que focar nos conflitos pessoais. A montagem do filme não utiliza-se de uma narrativa linear, mas apresenta diversos flashbacks, para explicar o presente, já que o longa começa com o protagonista contando ao policial sobre sua vida e vai alternando idas e vindas no tempo, torna o filme cansativo e extremamente didático, para facilitar a leitura do publico, sempre com uma legenda situando o espectador no tempo. Muito badalado, mas não curti. Nota: 5,0/10,0 - ★★

Segue trailer:

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Niver da tia Sandra Rodrigues

Na noite deste 26 de janeiro de 2015, estivemos reunidos em família para celebrar o aniversário da tia Sandra. Foi uma comemoração simples, mas que demonstrou o amor que sentimos por essa pessoa tão misericordiosa, bondosa e sempre disposta a ajudar.
Nosso desejo é que Deus conceda muita saúde e paz. E como lemos na Bíblia, que o Senhor lhe revista de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Comemos esfihas e bebemos refrigerante para celebrar.

Volta às aulas do Pedro Sahel

Neste 26 de janeiro de 2015, meu filho retornou as atividades escolares. Seu segundo ano letivo iniciou ao som de violino, que foi tocado na recepção das crianças da educação infantil, uma excelente ideia por sinal.
O Sahel não chorou, não estranhou a sala nova, que por sinal estava lindíssima, conheceu a nova professora auxiliar, Tia Luiza e tratou logo de brincar com seus amiguinhos, que ele tanto sentiu saudades. A Mãe, a vó e o pai estavam todos bobos...

Filho, desejo muito sucesso em mais essa empreitada, tendo a certeza de que continuará sendo um excelente aluno. Prometendo fazer o esforço para honrar os compromissos de pagamento da mensalidade escolar, lhe dar subsídio para realização das atividades extra curriculares, acompanhar seu desempenho nas atividades, lhe ajudar no dever de casa, enfim exercer o papel de pai.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Série MAPA: Abrir - Uma Prática Relacional

Na tarde deste domingo, 25 de janeiro de 2014, fui com a esposa e o filho para mais um culto na Igreja Batista Central. Deixamos o garoto com a tia Débora Fontenele no Galpão Amarelo e fomos para tenda. Encontramos o amigo Wescley no caminho e ficamos juntos no culto.
Cantamos os louvores Amar o Próximo de Daniel Costa, Comunhão de Kleber Lucas, Corpo e Família de Daniel Souza. Daniel de Almeida conduciu um precioso momento de oração, com a igreja de mãos dadas. Foi exibido o vídeo "Procura-se voluntário para o GF" em função do Pontapé Inicial 2015.1 que será realizado semana que vem.

O Pr. Jose Edson informou a igreja sobre a saída do Daniel de Matos, que emocionado sobe ao palco para explicar os motivos de sua saída. Conviver com tanta dor e tanta paz nessa decisão.
Cita texto de Eclesiastes. Recebe oração do Pr. Armando e da igreja, e igreja é informada acerca da ajuda de custo que receberá durante adaptação em Brasília.
Pr. Jose Edson citou o exemplo de Jó antes de convocar a igreja às ofertas ao som de Unidade e Diversidade de Guilherme Keer e Jorge Rehder.
Foi apresentado então uma espécie de continuação do teatro da semana passada, dessa vez sobre partilha em Pequeno Grupo. Mais uma vez o bom humor esteve presente, e a peça prometeu continuação.

Armando subiu novamente ao palco e citou os acessos ao site da igreja. Leu Colossences 3:12-17. Falou sobre o MAPA, cada letra um significado (Meditar, Abrir, Planejar e Avaliar) para situar quem estava visitando a igreja, por sinal neste domingo, vários visitantes... Recapitulou a prática pessoal de meditar, que não é uma forma de auto ajuda, como no ioga. Lembrou que a função do mestre é estimular pessoas a aprenderem por si mesma.
A despeito de termos o Espírito Santo, somos humanos e as vezes falhamos na interpretação. A bênção vem quando se reparte, reproduz... Tiago 5:16 diz que "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz."

Armando falou que o estresse, doença moderna que não é facilmente diagnosticado pelos exames médicos, é ocasionada pela falta dos dons espirituais. Armando citou o dom de discernimento e foi enfático ao afirmar que oração no monte não muda caráter.
Sobre parceiros de oração. (Prestação de contas) a bíblia orienta em Eclesiastes 4:9-10 que "É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!"

Em Hebreus 10:24 "E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras."
Provérbios 15:22 diz que "Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros."

Armando recomendou que é melhor não falar, do que dar conselhos vazios do tipo: "Quando casar sara..." Falou que Pequeno Grupo funciona como um divã divino. E que o Celebrando a Restauração - CR é pra todos nós. Não apenas para bandido...
Somos humanos e temos a tendência de manter segredo num sentido de manter a reputação. Quanto a isso Armando disse que é melhor ser um pecador assumido do que um santo presunçoso. Após leu o texto de Jeremias 14:7-9.

Em nossas vidas, o lugar mais importante deve ser do Senhor Jesus. Citou Jacó, o carrapato de Deus. O mestre é o que provoca no outro o desejo de aprender. Aprendizado é relacional, não de conteúdo. I João 1:7 diz que "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
Um - Alguns. Pessoal - Relacional. Acima de tudo é preciso saber ouvir. Tiago, 1:19 diz que "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se"

Armando lançou o desafio de fazermos um propósito de encontrar um parceiro de prestação de contas e manter o plano de leitura bíblica. Foi feito o apelo e várias vidas se converteram. Segue esboço:




Segue vídeo com a mensagem completa:

Abrir from IBC Fortaleza on Vimeo.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Chá de fraldas surpresa do João Lucas

Na tarde deste 24 de janeiro de 2015, estive envolvido com minha família no Chá de fraldas surpresa do João Lucas, filho da Ana Geyse e do José Fernando.
Foi organizado algo simples, mas extremamente simbólico do que representa uma nova vida que está sendo gerada. Minha mãe conduziu o momento, a tia Lourdinha levou uma breve reflexão e eu fiquei encarregado das brincadeiras, teve medição de barriga, lista de palavras relacionadas a bebê, danoninho na boquinha e até bingo!
A decoração foi uma cortesia da Fábrica dos Sonhos (8811-5938) que apoiou o evento. No final, foi servido um delicioso chá da tarde, com uma variedade enorme de lanches, incluindo pães, bolos, biscoitos, cuzcuz e até anguzô. Foi uma tarde/noite maravilhosa.



Histórias Fazem Voar


Na manhã deste 24 de janeiro de 2014, estive com a família na comemoração de 3º aniversário do Clube das Mamys.

Foi mais um momento de aprendizado e de emoção ouvindo Tâmara Bezerra, seus relatos e suas histórias.

Sahel mesmo com óculos novo que tínhamos acabado de adquirir permaneceu atento e curtiu a história da ovelhinha Selma e a história dos Porquês da Chapeuzinho Vermelho...

Foi o lançamento do belíssimo livro Histórias Fazem Voar de Tâmara Bezerra, com interessantes ilustrações de Daniel Brandão. Ouvir o livro sendo lido pela própria autora foi um privilégio único de quem esteve presente. Me emocionei.

Também participaram do momento, as costureiras de história Danny Ferreira, Carmélia Pereira de Menezes e Danieli Flores. Contando algumas lindas histórias, como Algum Dia de Alison Meghee e Peter H. Reynolds.
No final da sessão de aniversário de 3 anos do Clube das Mamys, cantamos parabéns, ganhamos cup cakes e ainda adquirimos o livro e pedimos autógrafo da autora.

Segue algumas fotos:




Compartilhar