domingo, 31 de maio de 2015

Retiro do 4º Passo


 
Entre os dias 29 e 31 de maio de 2015, estive no retiro de 4º passo do Celebrando a Restauração. O retiro nada mais é do que uma forma de ajudar a elaboração do inventário moral. Desde o início do ano, estou participando de um grupo de passos e tive a oportunidade de viver uma experiência inexplicável.
Iniciamos o retiro recebendo as instruções, a principal delas: manter o silêncio. Lanchamos uma deliciosa canja e um cachorro crente com suco de uva. Louvamos com as canções Ele Não Desiste de Você e Preciosa Graça. Em seguida já fomos instigados a relembrar os altos e baixos de nossa vida, olhando para o exemplo de Davi, que teve bons e maus momentos da infância à sua vida adulta. Deus sempre esteve com Davi, e ele era um homem segundo o coração de Deus.
No sábado, louvamos com Tu és Soberano, Meu Universo e Deus me Ama. Destaco as preciosas escolhas do Márcio para cada momento de louvor. Foi a vez da Síria ministrar uma palavra sobre a restauração dos muros de nossa vida, fazendo um paralelo interessante com o livro de Neemias. Cheguei a conclusão de que o pecado original e suas consequências ainda persistem. Nosso livre arbítrio é afetado por nosso orgulho e autossuficiência que nos leva a fazer escolhas erradas.
Tudo que acontece no retiro é muito bem pensado para que de fato tenhamos um encontro com Deus. Uma regra simples norteava os participantes, a solitude. Descobri como o silêncio é transformador. Junto com os irmãos, fomos imersos numa viagem no tempo, voltando, recordando, revivendo cada etapa de minha existência. Os louvores relacionados ao que estava sendo vivido ajudavam a acalmar e relaxar. Na tarde do sábado, fizemos uma caminhada pela propriedade e encerramos com a oração da serenidade e uma palavra para representar o que estávamos vivendo. Decidi correr ao redor do campo para desopilar um pouco, praticar atividade física e diferir melhor o delicioso feijão que fora servido no almoço. À noite, ainda ouvimos uma palestra sobre o tema perdão.
Lágrimas fazem parte desse processo. Algumas de tristezas, outras de alegria. O agir do Espírito Santo de Deus era notório em cada ação, em cada pensamento, em cada atitude, em cada palavra. No domingo, fomos ministrados com uma palavra preciosa da Roswitha sobre o amor divino. Me senti como uma casa antiga, com paredes quebradas, sendo reformada por um Deus construtor.

Não tenho dificuldades para escrever, senão não seria blogueiro... Costumei durante muitos anos escrever minha vida em diário, como senti falta deles no processo, minha vontade era de ler todos eles. Em tudo que escrevi, consegui perceber o amor de Deus por mim, e como Ele sempre esteve ao meu lado. Consegui registrar minha história, com pontos altos e baixos. Em determinado momento, fui pego de surpresa pela minha irmã Sulamita enquanto escrevia meu inventário moral. Ela sabe que eu precisaria de uma foto deste momento... Obrigado pelo registro irmã!
A oportunidade que tive de olhar pra trás, me fez me lembrar do que foi bom e nutriu a esperança que habita em mim. A canção Se Por Acaso, do Crombie, me acalmou no momento de maior tensão e me ajudou a continuar o inventário. Hoje, como dito na canção, meu fardo está extremamente leve.

Existem páginas da minha vida que ainda estão em branco. São os dias que ainda não vivi. Mas tenho convicção de que terei um final feliz, embora o enredo da minha existência não seja tão triste. Que roteiro maravilhoso! Como é bom ser personagem da minha história... Quero permitir que Deus continue sendo o autor, e não quero mais me intrometer no roteiro... Hoje estou mais preparado para viver o resto da minha existência fazendo a vontade do Deus pai, vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, reconhecendo as dificuldades como um caminho para a paz, assim como fez Jesus.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Últimas Conversas

Na noite desse 19 de maio de 2015, fui com a esposa ver o documentário Últimas Conversas (2014) de Eduardo Coutinho, que entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro.

O filme começa com o próprio Coutinho na cadeira de entrevistado, desabafando sobre o conteúdo que tinha em mãos depois das filmagens e lamenta o fato de não ter filmado crianças, que são sinceras e verdadeiras. Só então começam as entrevistas com o público alvo, com o objetivo de desvendar através de algumas perguntas envolvendo família, religião e outros temas, quem são estes jovens prestes a adentrar na dura vida adulta.

Incrível como os jovens de 16 a 18 ainda possuem uma visão limitada de mundo. São vazios de si mesmo. Não os culpo por isso, mas é notório como muitos ainda são imaturos. E o pior, eles acham que são donos da razão e que sabem de tudo. Muitos não acreditam em Deus, são criados por vó, não tem a figura paterna, enfim, um perfil bem característico dos brasileiros de maneira geral.

O diretor já havia captado todas as imagens que desejava quando foi assassinado, em fevereiro de 2014. Então, a montadora Jordana Berg e o documentarista João Moreira Salles contribuíram para finalização da obra. 


Segue trailer de Últimas Conversas:

domingo, 24 de maio de 2015

Um iniciante numa prova de orientação

Segue vídeo de Raimundo Reis, um iniciante na prática de orientação, assim como eu, que só tenho 4 provas no curriculum...

O vídeo é bem interessante, eu apareço cantando o hino nacional à capela (0:45 a 0:51) e mostra como é desafiador participar de uma prova de orientação. 

O intuito dele gravar o vídeo, foi dividir este momento com amigos e estimulá-los a participarem deste esporte pelo qual eu também tenho me apaixonado. Divido com vocês essa experiência, pois a experimento à cada prova. Confiram:




3ª Etapa do XI Campeonato Cearense de Orientação - Garrote Village - Caucaia/CE

Na manhã deste 24 de maio de 2015, após um sábado agitado, ainda reuni forças para disputar a 3ª Etapa do XI Campeonato Cearense de Orientação em Caucaia/CE, no Garrote Village.
Adquiri uma bússola nova e recebi um uniforme do Clube de Orientação Desporto e Lazer (CODL). Foi a primeira prova do Davi, de 5 anos, filho do Weslley, que aparece sendo erguido como um troféu por mim e pelo Jefferson na foto abaixo:

Estava cansado da Night Run e principalmente do show do Oficina G3 na madrugada anterior, então como esperado, não fiz uma boa prova, mas consegui não zerar, apesar do quase erro cometido, indo do ponto 5 para o ponto 7. Percebi a tempo de consertar e não zerar a prova... Terminei na 6ª colocação.

 
Apesar da colocação, sigo bem no campeonato, estando em 2º lugar e disputando com o Aquila Alencar o título da categoria H21N. Segue mapa do local da prova, que tinha muita área de livre corrida, regiões alagadas, carrapichos e espinhos. Poderia ter ficado ao menos em 3º lugar, mas não adianta lamentar...
Conforme o site helga-o, alguns pontos eu consegui fazer num menor tempo, foram eles: ponto 1, 4, 5 e 7, que eu já havia localizado depois do ponto 5. Meu pior tempo foi o 6, pelo erro cometido, mas também perdi muito tempo procurando o 9. No sprint final também fui bem, mas preciso melhorar do meio pro fim da prova...

Após a prova, tive que ir para minha família, pois passei a semana longe deles e o fim de semana estava bem puxado... Segue meu resultado final, com o tempo de 58:45.

Vídeos do show do Oficina G3 no Musique em Fortaleza

Encontrei dois vídeos do último show do G3 em Fortaleza, e como de costume, posto aqui no Blog para ficar o registro para posteridade.

O show começou com Diz, como de costume, que agitou a galera:


Segue Meus Próprios Meios, que foi cantada depois Não Ser. Simplesmente sensacional! Confira:



Vídeos do show de Daniela Araujo em Fortaleza

Após uma breve pesquisa no youtube, segue alguns vídeos do primeiro show de Daniela Araujo em Fortaleza. Para os que não a conheciam, ela além de cantora, produtora e compositora de música cristã contemporânea é também casada com o cantor e compositor Leonardo Gonçalves.

Paulistana, embora filha de nordestinos, ela canta desde criança, quando participava da Turma do Barulho, grupo infantil que cantava louvores na década de 80 e 90.

Daniela investiu na carreira solo e lançou seu primeiro disco em 2011, que recebe seu nome no título e agora recentemente lançou o álbum Criador do Mundo, que é simplesmente perfeito. Pop rock cristão de altíssima qualidade.

O show começou com Criador do Mundo.  Confiram:



Vejam Criador do Mundo num outro angulo, porém com o áudio comprometido:



Confira a canção Verdade, que agitou a galera, gravada pertinho do palco:



Um dos momentos mais marcantes do show, foi quando Daniela cantou Canção do Apocalipse, segue trecho:


Segue vídeo de Canção do Apocalipse pertinho do palco:



Assim que encontrar mais vídeos desse show, posto aqui. Se você gravou e postou no youtube, comente aqui para que possamos divulgar.

Daniela Araujo e Oficina G3 no Musique em Fortaleza

Na noite deste 23 de maio e madrugada de 24 de maio, estive com a Tatiana Souza e o Adriel Dantas no show da Daniela Araujo e do Oficina G3 no Musique em Fortaleza.
Foi meu primeiro evento nessa casa de shows e particularmente gostei bastante, tanto de sua localização, quanto do ambiente proporcionado para o show, com ar condicionado, etc. Paguei R$ 35,00 pela pista, achei caro, mas nem quis saber os valores de frontstage e camarotes...
Chegamos depois das 10, pois já sabemos que os eventos costumam começar tarde... Perdemos as participações da RCT, SL16 e Devarim, mas pegamos o melhor da noite: O primeiro show em Fortaleza da simpática Daniela Araujo.

Com várias músicas do excelente CD Criador do Mundo Daniela roubou a cena, com presença de palco da cantora e especialmente o fato dela ser bem autêntica, sincera, verdadeira e bem humorada. O show dela valeu o ingresso...
O G3 dispensa maiores comentários. Mas vale ressaltar que este é o terceiro show da turnê Histórias e Bicicletas que acompanho. Os outros foram logo no início da turnê, e agora com o entrosamento do repertório, a banda está mais sensacional do que nunca. Destaque para os parceiros de shows Adriano, Júlio, Esdras e Oséias que vi durante o show.
Segue mais fotos desse showzaço!








Como de costume, não podia ficar sem o set list do show. Atente para as marcações de Lágrimas e Save Me, que não foram cantadas pela banda.

sábado, 23 de maio de 2015

Night Run Fortaleza - Etapa Fogo

Na noite deste 23 de maio de 2015, participei com o amigo Adriel Dantas da Etapa Fogo do Circuito Night Run de corridas.
A noite literalmente ferveu. A prova é uma das mais animadas do circuito, com muita coisa inovadora, como um quadro negro, onde os atletas deixaram seus nomes registrados, para iluminarem com luz negra...
Após a largada, no retorno por trás do Centro de Eventos, uma trupe fazia malabarismo com fogo, remetendo ao nome da etapa. Um espetáculo! Pena que não consegui fotografar...

Larguei no pelotão branco, mas considero que fiz um tempo razoável de 32:33, pois consegui realizar um bom treino preparatório na semana.


O Vendedor de Passados



Livremente inspirado no livro O Vendedor de Passados do escritor angolano José Eduardo Agualusa, filme de Lula Buarque de Hollanda (da série Mandrake) mostra que acreditamos em tudo que as pessoas nos contam, independente de ser verdade ou mentira.
Vicente (Lázaro Ramos), tem um trabalho inusitado como vendedor de passados, recriando a história de seus clientes por meio de vídeos e fotos antigas. Certo dia Vicente recebe a visita de uma bela e misteriosa mulher (Alinne Moraes), que aparece para contratar seus serviços e mudar de vida. Ela dá liberdade total para ele inventar seu passado, lhe passado quase nenhuma informação. Sua única exigência é que ela tenha cometido um crime. Vicente aceita o desafio e, sem perceber, se apaixona pela personagem que ele mesmo inventou.
Muitas pessoas gostariam de alterar seu passado, até para se livrarem deles. Para isso, recorrem ao Vicente, que cria documentos, alguns fotográficos, vídeos e outros indícios necessários para reescrever a história. Vicente desempenha a profissão, por buscar conhecer o seu verdadeiro passado. Por ter sido adotado ainda criança, inventa alguns passados capazes de seduzir as mulheres que vão à sua casa. O filme acaba expondo como as pessoas são infelizes no mundo em que vivemos.
O filme transita em seus curtos 80 minutos no drama, no suspense, flerta com a comédia e aparenta ser um romance. Clara (Alinne Moraes, muito bem no papel), assume o passado criado por Vicente e escreve um livro abordando um tenebroso passado em meio à ditadura militar. Com orçamento de R$ 5,5 milhões, as filmagens foram realizadas nos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, São Paulo, e também no Rio de Janeiro. Tem seus defeitos, mas é uma obra ousada e agradável.

Veja o trailer de O Vendedor de Passados:
 

Divã a 2

Na tarde deste sábado, 23 de maio de 2015, fui ao UCI Cinemas do Shoppin Iguatemi ver a comédia romântica nacional Divã a 2 (2014) de Paulo Fontenelle, mantendo a premissa original em torno da terapia, do filme Divã (2009) de José Alvarenga Jr. que faturou mais de 1,5 milhão nas bilheterias.
O filme apresenta o produtor de eventos Marcos (Rafael Infante) e a ortopedista Eduarda (Vanessa Giácomo), que já estão casados há 10 anos e possuem um filho pequeno. No entanto, o relacionamento acaba se desgastando e eles passam a buscar no divã de um psicólogo. Acontece que o que a princípio seria para ajudá-los, acaba na verdade atrapalhando e fazendo com haja ainda mais desentendimentos entre o casal, culminando com uma separação.

Não demora para que eles partam para outros relacionamentos. Carlinhos (Fiuk) dá em cima de Eduarda, que se apaixona por Leo (Marcelo Serrado) amigo de Isabel (Fernanda Paes Leme). Marcos aproveita o que o status de solteiro oferece e também parte para outros relacionamentos sem compromissos.

O elenco está bem simpático em cena. Isis Valverde faria o papel principal, mas foi substituída pela Vanessa Giácomo, após grave acidente de carro no início de 2014, tendo que abandonar a produção. O filme conta ainda com participações coadjuvantes de Antonio Tabet, Fiuk, Fernanda Paes Leme, Totia Meireles, e outros.  

Confira o trailer de Divã a 2:

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conhecendo Maceió

Nesta semana, tive a oportunidade de conhecer a capital alagoana, Maceió. Fiquei hospedado no Hotel Brisa Tower, que me proporcionou uma bela visão do litoral e me deu em certo conforto ao longo da semana, apesar do elevador ficar travando no meu andar...
Almoçei nos restaurantes Bodega do Sertão, Sueca, num posto de combustíveis e no Spoleto do Aeroporto. Ou seja, fui nos caros e tradicionais e num bem simples e popular. Num dos dias, no intervalo do almoço, pude desfrutar do belo litoral de águas claras de Maceió.

No entanto, a viagem era a trabalho, e como trabalhei, várias longas horas por dia, mas foi prazeroso por ser uma atividade diferente da que estou acostumado a exercer.
Numa das noites, fui correr no calçadão à beira mar. Fiz 10Km. Do Brisa Tower até o Mercure, que estão cerca de 5Km distantes...

Fui no shopping Iguatemi Maceió e vi o filme Entre Abelhas no Kinplex Maceió que tem uma imagem bem nítida e fiquei encantado com o Parque Shopping Maceió e especialmente com o belíssimo complexo do Cinesystem cinemas, onde vi o filme O Franco-Atirador.

Maceió, foi muito bom lhe conhecer um pouco mais, pois quando passei em 2009 por você, não havia gostado da visita rápida, quando estava indo rumo a Aracaju.

Compartilhar