quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Bom Dinossauro

Na noite deste 7 de janeiro de 2016, fui com a família ver a nova animação da Disney/Pixar O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, 2015) de Peter Sohn, que em sua estreia na direção de longa-metragem, consegue nos emocionar com uma história simples sobre a importância da família.
Uma informação relevante: Junto com as cópias de O Bom Dinossauro, está sendo exibido o curta-metragem Os Heróis de Sanjay (Sanjay’s Super Team, 2015) de Sanjay Patel, que mostra o próprio diretor de ascendência indiana, ainda garoto, vivendo no mundo ocidental, se encantando com os heróis, mas ao mesmo tempo tendo que manter os rituais tradicionais com seu pai. Entediado com as meditações, o garoto acaba criando um mundo de fantasia no qual imagina os deuses hindus como super-heróis. Bem interessante.
Voltando para O Bom Dinossauro, o filme parte da premissa que o asteroide que colidiu com a Terra, extinguindo os dinossauros, passou de raspão e os animais gigantes não teriam sido extintos, convivendo normalmente como seres humanos, tendo inclusive que trabalhar com a agricultura para subsistência. É quando conhecemos o casal de apatossauros, que estão prestes a ter três filhotes, de personalidades completamente diferentes.
Após viver uma tragédia pessoal, Arlo, um dinossauro adolescente com seus medos e anseios se perde da família e precisa retornar ao lar. Para isso, conta com a ajuda de um jovem menino humano, Spot, que também tem seus traumas. Juntos eles enfrentam desafios para voltar para casa, num roteiro que remete a clássicos Disneys como Bambi (1942) e O Rei Leão (The Lion King, 1994), no entanto, o foco da vez está na questão de aprender a vencer os medos, afinal, além do medo, sempre existem coisas belas.

Peter Sohn comandou o curta Parcialmente Nublado (2009) e foi animador de Os Incríveis (The Incredibles, 2004) e Ratatouille (Ratatouille, 2007) e também esteve na equipe de animação e dublagem de vários outros projetos da Pixar. O roteirista Bob Peterson, seria o diretor, mas foi substituído por Peter Sohn. Ele foi um dos responsáveis por Up: Altas Aventuras (Up, 2009) e Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003).
Uma curiosidade do personagem Arlo, é que ele apareceu como um brinquedo num quarto de criança na animação Universidade Monstros (Monsters University, 2013). A produção foi indicada ao Globo de Ouro 2016 de Melhor Animação. No entanto, há quem defenda que Arlo estaria no slogan dos postos de gasolina da Dinoco, nos filmes da franquia Toy Story (1995).
A dublagem está interessante, inclusive com a participação do trio de humoristas paulistanos, Os Barbixas, Por fim, O Bom Dinossauro apresenta o que existe de melhor qualidade técnica em termos de animação. Os efeitos de água, chuva, plantas, são tão reais que fica difícil acreditar que todas as imagens são digitais, especialmente as dos créditos finais.

Título: O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur)

Estreia: 07/01/2015
Gênero: Animação, Família, Aventura
Duração: 100 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Peter Sohn
Roteiro: Bob Peterson, Enrico Casarosa
Distribuidor: Walt Disney Pictures
Classificação: Livre
Ano: 2015

Veja o trailer de O Bom Dinossauro:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar