segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Spotlight: Segredos Revelados



No noite desta segunda-feira, 11 de janeiro de 2016, fui com a esposa e o caçula ver o drama cotado ao Oscar, Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2015) de Tom McCarthy apresenta como se deu a reportagem sobre os casos de assédio sexual e pedofilia cometidos por padres contra crianças em Boston, que inclusive rendeu aos jornalistas o Prêmio Pulitzer de serviço público em 2003.
O filme reconstrói a verdadeira e fascinante história da investigação de grupo de jornalistas do editorial The Boston Globe, sobre pedofilia e abuso sexual cometidos por padres contra crianças em Boston, com certa conivência da Igreja Católica. A tragédia é mostrada de forma sóbria e guiada pelo jornalismo investigativo, que expõe questões sérias a sociedade.
A publicação da matéria abalou a cidade e causou uma crise em uma das instituições mais antigas e confiáveis do mundo, a Igreja Católica. Quando o time de repórteres da tenaz equipe Spotlight mergulha nas alegações de abuso cometidos por padres, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo.

O roteiro de Spotlight é muito coeso e prende a atenção do espectador, que acompanha todo o desenrolar da história, mesmo com uma montagem linear, acompanhamos os acontecimentos sem nunca se desinteressar por tudo aquilo que está sendo mostrado. Aos poucos, vamos ficando indignados com o que vemos em tela, à medida que os fatos vão vindo à tona. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

O elenco do filme está muito bem em cena. Michael Rezendes (Mark Ruffalo), tem uma cena de tirar o fôlego. A Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) está cativante e Matty Carroll (Brian d’Arcy James) funciona às vezes como alívio cômico. Não bastasse esse trio de excelentes atores, ainda temos o editor chefe, que também realiza trabalhos de campo e faz o papel de cidadão local Walter Robinson (Michael Keaton). Filme foi indicado ao Oscar 2016 de Melhor Filme, Diretor (Tom McCarthy), Atriz Coadjuvante (Rachel McAdams), Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Roteiro Original e Montagem. Merece ser visto, especialmente pela leva de repórteres que atuam de forma simplista em suas reportagens.

Título: Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight)

Estreia: 07/01/2015
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 128 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Tom McCarthy
Roteiro: Thomas McCarthy, Josh Singer
Distribuidor: Sony Pictures do Brasil
Classificação: 12 Anos
Ano: 2015

Segue o trailer de Spotlight: Segredos Revelados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar